Viver

Os presidentes mais ricos da história dos EUA

Ter uma campanha presidencial não é fácil (nem barato), o que tende a limitar o número de candidatos a quem usufrua de uma digna fortuna pessoal.

17 de agosto de 2020 | Vitória Amaral

Eis os três multimilionários que irão competir nas eleições presidenciais de 2020: o Presidente Trump, Tom Steyer e o antigo presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, um dos homens mais ricos do mundo.

Trump (no poder desde 2017), com uma fortuna de quase 2,9 mil milhões de euros, de acordo com a revista Forbes, está no topo da lista, sendo a pessoa mais rica da história dos EUA a ocupar a Sala Oval. Grande parte desta foi construída graças aos seus investimentos imobiliários, num valor estimado em 1,3 mil milhões de euros só em Nova Iorque, e à volta de 608 milhões de euros em imóveis fora da Big Apple.

 Em segundo lugar está o Presidente John F. Kennedy (1961-1963), que nasceu numa família já abastada e que através do matrimónio com Jackie Kennedy (também de uma das famílias mais ricas dos Estados Unidos) juntou uma fortuna de mais de 922 milhões de dólares. A campanha de Kennedy foi financiada pelo pai, Joe, um dos homens mais ricos do país que fez fortuna no setor bancário.

Em terceiro lugar está George Washington (1789- 1797), o primeiro presidente dos EUA, cuja fortuna hoje valeria 484 milhões de euros. Washington tinha 300 escravos e uma enorme propriedade no estado de Virgínia, que se estendia por mais de 3 mil hectares.

 O terceiro presidente eleito, Thomas Jefferson (1801-1809), tinha uma fortuna avaliada em cerca de 195 milhões de euros, oriundos de uma herança de dezenas de escravos e uma propriedade de mais de 1200 hectares.

Por último está Teddy Roosevelt (1901-1909), nascido numa família abastada e influente em Nova Iorque, detentor de uma fortuna de quase 115 milhões de euros. À semelhança de outros presidentes, enriqueceu graças à aquisição de terrenos, incluindo uma propriedade que ainda hoje se encontra em Long Island.

Saiba mais presidentes, EUA, fortuna, ricos, campanha, candidatos, história, viver, bilionários
Relacionadas

Quais são, afinal, os perigos da luz dos telemóveis e computadores?

Passamos largas horas do dia defronte de dispositivos digitais, mas será que questionamos o mal que isso nos faz? Nem por isso, ou não passaríamos esse tempo todo por lá — convenhamos, nem sempre estamos no computador a trabalhar. E não é por falta de aviso, muitas vezes do nosso próprio telemóvel.

Estará Kanye West a conspirar com Trump?

As declarações confusas do rapper e candidato presidencial norte-americano sobre o atual chefe de Estado levam a querer que ambos estejam a tentar derrubar o adversário Joe Biden.

Políticos que já testaram positivo à Covid-19

A pandemia não escolhe caras, muito menos cargos. O universo político não é por isso menos permeável ao vírus. Veja a lista dos chefes de estado e governantes que – até ao momento – já estiveram infetados.

Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.