Viver

Nove mandamentos para construir um negócio segundo três empresários portugueses

“Faz o que gostas e nunca terás de trabalhar um único dia da tua vida”, reza o ditado. Mas a máxima é defendida, também, por quem aplica esta escolha de liberdade profissional, digamos assim, nas suas vidas.

Série "O Escritório" (2005–2013)
Série "O Escritório" (2005–2013) Foto: IMDb
28 de abril de 2022 | Pureza Fleming

Esta manhã, enquanto me preparava para começar a escrever este texto, abro o Facebook e vejo o "status" de uma pessoa conhecida que escrevia o seguinte: "Muito trabalho, muitas tentativas e erro, hoje posso dizer que já tenho o meu negócio". E mantinha: "Se tens um sonho não desistas, demora tempo a maioria das vezes, mas quem persiste chega lá!!". Os pontos de exclamação eram exatamente estes, o que, em linguagem pontual, traduzem a alegria e a exultação de quem está realmente satisfeito com aquilo que defende — e, certamente, com aquilo que faz numa óptica profissional. Em conversa com três empresários que gerem os seus próprios negócios, e balanço feito, a conclusão é que sim, vale a pena cada um dos riscos, as dores de cabeça e mesmo os cabelos brancos — até porque, convenhamos, quem garantiu que trabalhar sob a alçada de outrem nos dispensaria destas mesmas consequências? No final, o que se entende é que, como em tudo nesta vida, não há bela sem senão. Nem tudo é um mar de rosas quando se trabalha por conta própria, mas, nas palavras de quem o faz, o esforço merece toda a pena do mundo.

 

Acreditar a 110% naquilo que se vai construir (ou morrer na praia a tentar fazê-lo)

 

"Aquilo que considero o mais importante de tudo é o acreditar. Porque o acreditar põe o corpo e a mente alinhados no sentido de fazer acontecer. Não havendo dúvidas, coloca-se muito mais, e melhor, energia. Quando se põe alguma dúvida as coisas começam logo a descarrilar, pois é a pessoa a primeira a não acreditar — ou a duvidar — daquilo que está a tentar construir ou a querer vender. É fundamental a ideia ser boa — uma pessoa tem de saber validar as ideias que tem para saber se fazem sentido, se há mercado, se há público… Que tipo de estratégia é necessária para se conseguir alcançar esse mercado e esse público. Esta base de marketing é essencial. Há muitos projectos que, pelo facto das pessoas envolvidas não acreditarem a 100% ou mesmo a 110% as coisas não são feitas com esse amor logo acabam por morrer".

 

Tiago Lucena, co-fundador da Shoe Clinic  e co-autor dos livros A Senhora do Monte

 

24 horas por dia, sempre ligado

 

"Só se consegue ter a tal dedicação (mais do que necessária) quando se gosta mesmo da ideia. Gostando e acreditando. Essa é a energia que vai fazer a pessoa estar 24 horas por dia disponível, anos a fio se necessário, porque a pessoa nunca se vai cansar. Não é em vão que ouvimos a expressão: ‘Faz o que gostas e nunca terás de trabalhar um único dia da tua vida’".

 

Tiago Lucena, co-fundador da Shoe Clinic  e co-autor dos livros A Senhora do Monte

 

As férias são quando um homem quiser

 

"Não contabilizar os dias de férias e poder gerir o nosso horário, mesmo que isso signifique responder a e-mails na casa de banho ou a zooms enquanto se leva um filho à escola".

 

Mariana Duarte Silva, fundadora do Village Underground Lisboa

 

"Ser-se o próprio patrão, mandar em si mesmo. Sou eu que decido quando tiro as minhas férias. O mesmo para os descontos que me dou, para as horas extraordinárias…".

 

Tiago Lucena, co-fundador da Shoe Clinic  e co-autor dos livros A Senhora do Monte

 

Porém…

 

"Acabaram-se, para sempre, as férias em que conseguimos desligar completamente do trabalho".

 

Alexandre Vinent, owner e gerente da Slou Lisbon

 

"Ter de trabalhar mesmo durante as supostas férias".

 

Mariana Duarte Silva, fundadora do Village Underground Lisboa

 

Reuniões inúteis nunca mais

 

"Não ter de ir a reuniões que são uma perda de tempo. Aprendi que as reuniões que supostamente demorariam uma hora têm de demorar 30 minutos e que as de 30 minutos têm de demorar no máximo 15 minutos — li isto num livro e fez-me todo o sentido. Aplico esta máxima em todas [as reuniões]".

 

Mariana Duarte Silva, fundadora do Village Underground Lisboa

 

O Lobo de Wall Street (2013)
O Lobo de Wall Street (2013) Foto: IMDb




Quem manda aqui sou eu

 

"Não ter de aturar comportamentos abusivos ou com os quais não me identifico — deixei mesmo de trabalhar com pessoas tóxicas, mal educadas ou simplesmente, pouco inteligentes".

 

Mariana Duarte Silva, fundadora do Village Underground Lisboa

"Ser-se o próprio patrão, mandar em mim mesmo. Ao ser-se o próprio patrão também não se pode pagar, por vezes, o salário que se desejaria. O negócio tem de se gerir e, muitas vezes, passa-se anos sem se tirar dinheiro. Tudo para que o negócio se desenvolva e cresça. Há uma aposta financeira que nem sempre é fácil".

 

Tiago Lucena, co-fundador da Shoe Clinic  e co-autor dos livros A Senhora do Monte

 

O trabalho como extensão da personalidade

 

"As pessoas não percebem o quão fácil é ir-se atrás dos sonhos. Não é tão difícil como se pensa. A maioria prende-se às ilusões de segurança de um trabalho em escritório, de uma carreira, e isso pode sempre acabar de um momento para o outro. Enquanto quando se tem a sua própria ideia, nunca se está a trabalhar (mesmo estando-se sempre a trabalhar)".

 

Tiago Lucena, co-fundador da Shoe Clinic  e co-autor dos livros A Senhora do Monte

 

"Gosto da ideia de que a minha empresa é parte da minha personalidade e, por isso, é gerida com base nos meus valores e a mesma é melhorada a cada dia que eu própria evoluo e aprendo. Posso moldá-la de acordo com aquilo em que acredito. Tenho essa liberdade. E, por isso, tenho também a enorme responsabilidade de criar um ambiente de trabalho digno, que contribua positivamente para as pessoas e que seja, acima de tudo, divertido".

 

Mariana Duarte Silva, fundadora do Village Underground Lisboa

 

"A possibilidade de se criar um produto e/ou um serviço à nossa imagem é único… Com o seu sucesso vem a devida gratificação, o tal ’accomplishment’".

 

Alexandre Vinent, owner e gerente da Slou Lisbon

 

Disciplina e responsabilidade

 

"O trabalho em casa e/ou por conta própria exigem muita disciplina. É mais fácil, muitas vezes, ter a figura do patrão do escritório que ordena que se pratique determinados horários. Ter um patrão obriga a que se seja mais responsável do que quando se é patrão de si próprio. Porém, quando se encontra essa disciplina também se fica muito mais forte psicologicamente".

 

Tiago Lucena, co-fundador da Shoe Clinic  e co-autor dos livros A Senhora do Monte

 

"Responsabilidade, responsabilidade, responsabilidade. Nunca se poder dizer ‘a culpa não é minha’ (pois é sempre). E ainda o peso da sustentabilidade financeira da empresa (mais complicado no caso do VU por ser um negócio na área cultural, underground e independente)".

 

Mariana Duarte Silva, fundadora do Village Underground Lisboa

 

O país agradece

"Poder dar/prestar uma mais valia para a comunidade em que estamos (cidade/país)".

Alexandre Vinent, owner e gerente da Slou Lisbon

Saiba mais Facebook, Shoe Clinic, negócios (geral), gerentes, trabalhar, Shoe Clinic, Underground
Relacionadas

Morcegos são a chave para produzir um bom vinho Bordeaux

Ao longo do último ano, os morcegos passaram de animais odiados a uma ameaça devastadora graças ao seu suposto papel como os portadores originais da Covid-19, antes que o novo coronavírus atingisse os humanos. Ainda assim, em Bordéus, uma das principais regiões vinícolas do mundo, os morcegos são recebidos como heróis.

Entrevista Bill Gates. “Sim, eu trabalho no mundo das vacinas. Mas alegar que eu controlo o corpo das pessoas é bizarro”

Como está Bill Gates a aguentar-se um ano depois de se ter separado de Melinda, a mulher que partilhou a sua vida e a sua paixão pela filantropia? Gates conta como é ter voltado a estar ‘solteiro’ – e como se tem mantido ocupado, a esquivar-se aos anti-vacinas e usando a sua fortuna para combater a próxima pandemia. Primeira parte de uma grande entrevista com o multimilionário.

5 novos livros para curiosos e empreendedores

Bem-estar psicológico, criatividade, empatia. Felizmente estes são conceitos que já entram num léxico de um bom empreendedor, atento tanto às dinâmicas mundiais como aos sentimentos. Elegemos os livros que podem ajudar a aperfeiçoar uma visão mais clara dos negócios, partindo dessa perspetiva.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.