Estilo / Beleza & Bem-Estar

O segredo das caminhadas está, afinal, no ritmo

Andar faz bem à saúde. Quanto a isto, não há dúvidas. E é também por isso que as caminhadas são, frequentemente, alvo de estudos. Desta vez, o "British Journal of Sports Medicine" concluiu que na rapidez é que está o ganho.

Foto: IMDB
09 de janeiro de 2024 | Madalena Haderer

Nem 10 mil passos por dia, nem vinte minutos de caminhada diária. O segredo de andar, no que toca em recolher benefícios para a saúde, está no ritmo ou, melhor dizendo, na velocidade. É isso que indica um estudo recente publicado no British Journal of Sports Medicine. Os investigadores descobriram que o risco de diabetes tipo 2 é "significativamente reduzido com velocidades de caminhada de quatro quilómetros ou mais por hora".

Na prática, o estudo concluiu que velocidades de caminhada inferiores a 3,2 quilómetros por hora contribuem para menos 0,85 casos de diabetes tipo 2 por cada 100 pacientes. Para velocidades entre 3,2 e 4,8 quilómetros por hora, a redução passa para menos 1,38 casos. E para velocidades entre os 4,8 e os 6,4 quilómetros por hora, há menos 2,24 doentes com diabetes tipo 2 em cada 100. Posto de forma simples, quanto mais depressa andar, mesmo que em pequenos trajectos, maiores os benefícios.

Se tem pouco tempo e acha que precisa de, no mínimo 20 minutos para que a caminhada faça alguma diferença, aqui está a prova em contrário. Não obstante, um artigo recente do Harvard Health Publishing, a publicação da Harvard Medical School, diz que caminhadas de 15 minutos reduzem, substancialmente, os desejos de comer chocolates e outras coisas doces, mesmo em momentos de stress. O artigo indica ainda que, de acordo com um estudo da American Cancer Society, mulheres que andam a pé sete ou mais horas por semana têm 14% menos risco de terem cancro da mama, comparado com mulheres que andam apenas três ou menos horas por semana.

Particularmente útil para esta altura do ano, o Harvard Health Publishing diz ainda que fazer caminhadas melhora a capacidade imunológica, ajudando a proteger de gripes e constipações: um estudo que acompanhou mais de mil homens e mulheres concluiu que aqueles que andavam pelo menos 20 minutos por dia, cinco dias por semana, estiveram doentes durante 43% menos dias do que os que caminhavam menos e, nos casos em que ficavam doentes, recuperava mais depressa e tinham sintomas mais suaves. Concluindo: sempre que precisar de ir a algum sítio, vá a pé e vá depressa.

Saiba mais Bem-estar, Saúde, Exercício, Estudo, Caminhada, Diabetes tipo 2, British Journal of Sports Medicine
Relacionadas

Como andar 22 minutos pode ser determinante para a saúde

Um estudo do "British Journal of Sports Medicine" demonstrou que estes minutos diários de atividade física anulam os efeitos nocivos de passar até 12 horas sentado. Ou seja, se todos dias fizer uma caminhada de 2,4 quilómetros em 22 minutos, pode ir para a cama em paz.

Mais diagnósticos de cancro em pessoas abaixo dos 50

De acordo com um estudo recente, apesar de a população estar a ficar mais velha, há cada vez mais pessoas jovens a receberem diagnósticos de cancro, em especial, cancro colorretal e cervical. A alimentação, o estilo de vida, mas também o uso de antibióticos são algumas das causas apontadas.

Mais Lidas
Beleza & Bem-Estar O que os homens não entendem nas mulheres

Para os homens, é roxo. Para as mulheres, também. Mas pode ainda ser lilás, magenta, lavanda, beringela… Este é apenas um exemplo subtil de como algo aparentemente simples pode ser entendido de formas diferentes – e dar azo a discussão. Voámos de Vénus a Marte para saber o que é que eles não conseguem perceber sobre elas. E, pelo caminho, ficámos com vontade de sussurrar: “You know nothing, Jon Snow.”