Viver

De inteligência artificial a energia nuclear. Os planos de Bill Gates para resolver desafios globais

Estas são apenas algumas áreas em que a Fundação Bill & Melinda Gates está disposta a investir a fim de abordar questões tão díspares como o aquecimento global ou complicações durante a gravidez.

Bill Gates antes de se encontrar com o presidente da francês em abril de 2018.
Bill Gates antes de se encontrar com o presidente da francês em abril de 2018. Foto: Getty Images
21 de dezembro de 2022 | Ana Filipa Damião

Bill Gates é uma das mentes mais brilhantes das últimas décadas, não fosse ele o fundador da Microsoft, constantemente à procura de soluções para problemas atuais. Em conjunto com a sua ex-mulher, Melinda French, criou a Fundação Bill & Melinda Gates, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano. Recentemente, o antigo casal reuniu-se para discutir o orçamento da fundação para 2023 e as suas áreas de atuação, como este contou à Forbes americana. 

O futuro avô (a sua filha Jennifer está grávida) encontra-se preocupado com a educação das crianças, mais precisamente com o facto da disciplina de matemática não ser divertida. Segundo um relatório recente, apenas 26% dos alunos do 8º ano eram proficientes com números, o valor mais baixo em quase 20 anos. Por isso, a fundação apoia parceiros sem fins lucrativos como a Khan Academy, a Zearn e a Mastory, ferramentas online interativas de aprendizagem. Gates acredita que a inteligência artificial pode ser uma mais valia para as plataformas e para a educação dos mais jovens.

Outra área na qual a fundação investe regularmente é a saúde. Neste caso, criaram uma máquina de ultra-sons de pequena escala com recurso a inteligência artificial, em conjunto com a Google e a Philips. A idea é que o dispositivo possa ser ligado ao telemóvel ou ao tablet e utilizado nos países com menos recursos. "O software pode detetar todos os problemas normais de uma gravidez", explicou à Forbes. Se é de alto risco ou se a mãe precisa de uma cesariana, por exemplo. A tecnologia está a ser testada no Quénia e na África do Sul.

Em terceiro lugar na lista temos a utilização da terapia genética para curar a SIDA, uma doença que não tem cura, apenas tratamento. A instituição tem financiado projetos de diversos centros académicos e start ups na área e estabelecendo parcerias com os institutos nacionais de saúde e com o grupo farmacêutico Novartis. 

Por fim, destacamos o interesse do magnata nas tecnologias de energia nuclear e de baixo-carbono. A sua empresa TerraPower, designer de reatores nucleares, transforma urânio empobrecido em combustível. O co-fundador da Microsoft afirma que investiu mais de mil milhões de dólares na compania na última década, mas que teremos de esperar até 2030 para descobrir se o novo reator que criaram é um sucesso.

Saiba mais Bill Gates, Fundação Bill & Melinda Gates, Inteligência Artificial, Gravidez, Educação, energia Nuclear, Energia de Baixo-Carbono, SIDA
Relacionadas

Diabolik, o último padrinho da máfia siciliana

Um dos homens mais procurados do mundo e o mais procurado pela justiça italiana, Messina Denaro, foi apanhado numa clínica de Palermo em meados de janeiro. Aproveitemos para espreitar para dentro da história recente da máfia da Sicília.

Entrevista Bill Gates. “Sim, eu trabalho no mundo das vacinas. Mas alegar que eu controlo o corpo das pessoas é bizarro”

Como está Bill Gates a aguentar-se um ano depois de se ter separado de Melinda, a mulher que partilhou a sua vida e a sua paixão pela filantropia? Gates conta como é ter voltado a estar ‘solteiro’ – e como se tem mantido ocupado, a esquivar-se aos anti-vacinas e usando a sua fortuna para combater a próxima pandemia. Primeira parte de uma grande entrevista com o multimilionário.

Mais Lidas