Viver

Criador do ChatGPT lança uma nova criptomoeda

A moeda da Worldcoin é a nova aposta de Sam Altman. Lançada há poucos dias, já conta com dois milhões de utilizadores.

Foto: Reuters
27 de julho de 2023 | Vanda Carreto / Com Rita Silva Avelar

Foi no passado dia 24 de julho que Sam Altman, criador do ChatGPT, lançou a sua mais recente aposta no mercado das criptomoedas, uma moeda digital da Worldcoin, a WLD. Segundo o site oficial, esta empresa "consiste numa identidade digital que preserva a privacidade e, onde as leis permitem, uma moeda digital recebida simplesmente por seres humanos". Isto porque segundo o criador, o grande objetivo é distinguir seres humanos reais de robots criados pela inteligência artificial.

De acordo com o jornal britânico The Independent, a Worldcoin foi fundada há quatro anos embora só agora a moeda tenha chegado oficialmente ao mercado. Altman decidiu usar uma técnica infalível, oferecer parte da moeda em troca da digitalização da íris. Com isto, conseguiu em pouco tempo registar 2 milhões de utilizadores, dos quais, segundo a revista Visão, 170 mil são portugueses. 

"Foi no passado dia 24 de julho que Sam Altman, criador do ChatGPT, lançou a sua mais recente aposta no mercado das criptomoedas". Foto: Reuters

Mas como é que isto tudo é possível?

Para conseguir fazer parte desta nova moeda tem de se inscrever na aplicação "Worl", criar uma conta para aceder à sua carteira digital e depois fazer uma leitura presencial da sua própria íris utilizando a "orb" da Worldcoin, uma espécie de uma bola prateada que faz a captura da íris e assim consegue verificar se a pessoa é mesmo um ser humano real.

Tal como as outras moedas, esta usa a tecnologia blockchain - um banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa – para permitir as transações. 

Citado pela Reuters, Altaman afirmou ainda que a Worldcoin também pode ajudar a lidar com a forma como a economia será remodelada pela inteligência artificial, ajudando a atenuar as desigualdades de rendimentos, visto que apenas as pessoas reais podem ter esta moeda.

Saiba mais Mundo, Tecnologia, Criptomoedas, Inteligência Artificial, ChatGPT
Relacionadas

Onde comprar um apartamento com criptomoeda? Em Marvila

Chama-se Atelier e é o novo projeto de habitação que vai estar concluído no próximo mês de maio. Resulta da remodelação do antigo estúdio criativo do artista português Tomaz Hipólito, e os seus oito apartamentos podem ser comprados com moedas virtuais.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.