O truque de Bill Gates para gerir o dinheiro numa crise financeira
Investir primeiro na educação e seguir a teoria do 'pessimista-otimista" são algumas das chaves para o sucesso, afirma o multimilionário.

Saber gerir as finanças pessoais é uma competência essencial, especialmente em tempos de crise. E é aqui que os conselhos financeiros de Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo, podem revelar-se uma mais-valia para a carteira, principalmente agora que o mundo inteiro experiencia o aumento da inflação.
Em primeiro lugar, há que ter a certeza de que as poupanças estão garantidas, antes de se investir seja no que for. É preferível "errar pelo lado da prudência", de acordo com Gates. Depois, o primeiro investimento deve ser gasto em formações e educação, ou seja, no futuro.
Embora tenha abandonado Harvard em 1975 para criar a Microsoft, o multimilionário insiste que estes passos são importantes para o caminho do sucesso. Dado que indivíduos com uma educação superior têm mais oportunidades de trabalho, e de conseguirem cargos mais altos e melhores ordenados, além de possuírem mais conhecimento e contactos.
Contudo, a maior estratégica de Gates no que toca à gestão de dinheiro está relacionada com a teoria do "pessimista-otimista", a qual referiu numa entrevista à CCN. "Só se pode ser otimista a longo prazo se se for suficientemente pessimista para sobreviver a curto prazo". Por outras palavras, poupar como um pessimista, estando, assim, preparado para qualquer imprevisto ou recessão, e investir como um otimista, tendo sempre em conta o background e os objetivos de qualquer empresa ou negócio, algo que aprendeu com o amigo e também multimilionário Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway.
Estudo. Quanto dinheiro precisamos para levar uma vida confortável?
Um grupo de investigadores britânicos inquiriu oito mil pessoas a fim de descobrir qual seria o montante ideal para viverem uma vida feliz. As respostas poderão surpreendê-lo.
Entrevista Bill Gates. “Sim, eu trabalho no mundo das vacinas. Mas alegar que eu controlo o corpo das pessoas é bizarro”
Como está Bill Gates a aguentar-se um ano depois de se ter separado de Melinda, a mulher que partilhou a sua vida e a sua paixão pela filantropia? Gates conta como é ter voltado a estar ‘solteiro’ – e como se tem mantido ocupado, a esquivar-se aos anti-vacinas e usando a sua fortuna para combater a próxima pandemia. Primeira parte de uma grande entrevista com o multimilionário.
Entrevista Bill Gates. “Foi um casamento fantástico. Não o teria alterado em nada. Não teria escolhido casar-me com mais ninguém.”
Quase três décadas de casamento e três filhos mais tarde, Bill e Melinda Gates protagonizaram um dos divórcios do século. Agora, o magnata e filantropo conta como vivei a separação, da divisão dos bens ao trabalho do antigo casal na sua fundação.
Conheça os empregos que são “à prova de recessão”
Há algumas indústrias em que os negócios continuam o seu curso normal – e os salários até aumentam, também.
De inteligência artificial a energia nuclear. Os planos de Bill Gates para resolver desafios globais
Estas são apenas algumas áreas em que a Fundação Bill & Melinda Gates está disposta a investir a fim de abordar questões tão díspares como o aquecimento global ou complicações durante a gravidez.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.