Prazeres / Sabores

Três dias com os melhores vinhos de Lisboa e de Setúbal (sem esquecer os petiscos)

De 9 a 11 de dezembro, a capital lisboeta acolhe a 6ª edição de Vinhos no Pátio, com mais de 200 referências vínicas nacionais, masterclasses e workshops gratuitos.

Foto: Freepik
07 de dezembro de 2022 | Ana Filipa Damião

Está de regresso um dos eventos mais aguardados do ano, e não nos referimos a mercados de Natal. Trata-se da 6ª edição de Vinhos do Pátio em Lisboa, no Pátio da Galé, um verdadeiro parque de diversões para os amantes de enoturismo no qual estarão em destaque os melhores vinhos, novos e icónicos, das regiões de Lisboa e da península de Setúbal.

A 6ª edição do Vinhos do Pátio em Lisboa será no Pátio da Galé, de 9 a 11 de dezdembro.
A 6ª edição do Vinhos do Pátio em Lisboa será no Pátio da Galé, de 9 a 11 de dezdembro. Foto: Vinhos no Pátio

O programa é diversificado. Durante três dias, olhares curiosos e paladares experientes terão à disposição mais de 200 referências nacionais, além participações gratuitas em workshops e masterclasses, entre outras atividades de interesse. Célia Lourenço e Manuel Moreira, provadores da Revista de Vinhos, serão os professores das aulas diárias, enquanto o chef Miguel Castro e Silva será o responsável por uma das duas zonas permanentes de restauração do certame.

O chef Miguel Castro e Silva será o responsável por uma das duas zonas permanentes de restauração do certame.
O chef Miguel Castro e Silva será o responsável por uma das duas zonas permanentes de restauração do certame. Foto: Vinhos no Pátio

As masterclasses arrancam na sexta-feira (dia 9) às 17h30, meia hora depois do início do evento. A primeira é exclusiva aos profissionais da hotelaria e turismo, mas a segunda, às 20h, já será aberta ao público. Em "Lisboa, o nervo atlântico", descobrimos os diferentes fatores que contribuem para a frescura, boa acidez natural, mineralidade e potencial longevidade dos vinhos da região, tal como os solos e as brisas salgadas. No mesmo dia, há ainda o workshop "Lisboa e Setúbal, vinhos das areias e vinhos de calcário", às 19h.  

O programa conta com diversas masterclasses e workshops gratuitos.
O programa conta com diversas masterclasses e workshops gratuitos. Foto: Vinhos no Pátio

Sábado (dia 10), a diversão arranca depois do almoço, das 15h às 22h. A primeira masterclass, às 16h, é dedicada aos apreciadores de moscatel, fãs do equilíbrio delicado entre a doçura e a frescura desta variedade de uva. Já a segunda aula, de nome "Quando duas regiões casaram com o mundo", às 19h, irá abordar os vinhos obtidos a partir de castas ditas internacionais. No que toca a workshops neste dia, existem duas opções, mas recomendamos o "Vinhos para o Natal: Lisboa e Setúbal no sapatinho!" às 19h30, mesmo a tempo da quadra natalícia. Após longas horas a conhecer todos os detalhes surpreendentes do mundo dos vinhos, damos o sábado por encerrado com as melodias reconfortantes de jazz vintage e a atuação do coletivo 24 Robbers Swing Trio.

Durante três dias, olhares curiosos e paladares experientes terão à disposição mais de 200 referências nacionais.
Durante três dias, olhares curiosos e paladares experientes terão à disposição mais de 200 referências nacionais. Foto: Vinhos no Pátio

O horário do Vinhos no Pátio muda ligeiramente no domingo (das 14h às 19h), mas prometemos que haverá tempo para tudo. A primeira masterclass, "Setúbal: o Castelão que é Periquita", às 15h, desafia-nos a comprovar a plasticidade de uma das grandes castas portuguesas, protagonista em Setúbal. De seguida, e para terminar, a "Caça ao Tesouro: as pérolas de Lisboa", às 17h30, demonstra como o mundo do enoturismo é mais vasto e original do que imaginamos, com a degustação de vinhos como os Malvasia de Colares, os Carcavelos, os Medieval de Ourém e até a Aguardente da Lourinhã.

Onde? Pátio da Galé, Lisboa. Quando? De 9 a 11 de dezembro. Horário variável. Bilhete: a entrada tem o custo de €5 por pessoa e inclui copo de provas. A inscrição nas masterclasses e workshops é gratuita, mas está sujeita ao número de lugares disponíveis.

Saiba mais Vinhos no Pátio, Pátio da Galé, Evento, Lisboa, Regiões de Lisboa, Península de Setúbal, Enoturismo
Relacionadas

Vinhos que antecipam o inverno… sem pressas

A poda já está em marcha em várias regiões do país. Também é a partir deste mês que já se podem plantar novas cepas que daqui a três ou quatro anos darão frutos. Um branco de Mértola, que não sai sempre, e cinco tintos que se espalham pelo Oeste, Tejo, Douro e Alentejo.

Vinhos que aproximam familiares e amigos

Num mês em que se iniciam os preparativos para as festas que se aproximam, um brinde à fraternidade e solidariedade. Um branco a Oeste e dois tintos: um alentejano sem preconceitos e um clássico do Douro. Ainda dois brancos do Alentejo que utilizam uma casta do Norte e, a fechar, uma celebração com 50 anos de história.

Vinhos para antecipar os dias frios

A cerca de um mês para o início do Inverno, com as vinhas a descansar, começa-se a preparar o tempo que pede brindes caseiros. Um tinto de parcela do Douro e, da mesma região, um monocasta. Um branco topo de gama do Oeste e dois tintos de Alenquer e de Pias. Um espumante de Bucelas fecha o ciclo.

Mais Lidas
Sabores Vinhos para beber no mês mais curto do ano

Foi uma imposição do imperador romano César Augusto que um dos dias de fevereiro passasse para agosto porque antes o mês tinha 29 dias (30 nos anos bissextos). Enfim, é empo suficiente para provar três tintos do Douro, Dão e Alentejo, um champanhe clássico, um Porto de Favaios e um branco de Monção e Melgaço.