Prazeres / Sabores

Receita. Bife regional dos Açores do chef Duarte Rodrigues

Talvez um dos pratos mais degustados em todo o mundo, em várias versões, com acompanhamentos distintos e de matérias-primas diferentes origens. Este, é novilho dos Açores.

Foto: DR
02 de abril de 2024 | Augusto Freitas de Sousa

Bifes ou escalopes atribuem-se geralmente a carnes fritas ou grelhadas e a diversidade surge habitualmente dos cortes, entre outros, lombo, alcatara, acém, pojadouro ou vazia. Os apreciadores preferem a carne tostada por fora, com o interior rosado e suculento.

Bife regional

Chef Duarte Rodrigues, restaurante Magma

Ingredientes:

180g de lombo de novilho

10g pimenta da terra salgada

5g mostarda em grão

200g batata para fritar

50g espinafres

5g alho

10g manteiga

15g vinho branco

Chef Duarte Rodrigues
Chef Duarte Rodrigues Foto: DR

Preparação:

Marcar a carne de novilho, deixar corar bem, depois colocar num tabuleiro de rede para escorrer bem o sangue da carne. Na frigideira que foi marcada a carne colocar o vinho branco, alho, pimenta salgada e grão de mostarda, ferver até apurar bem.

De seguida cortar as batatas aos cubos e depois fritar. Saltear os espinafres. O molho depois para terminar é colocado a manteiga e mexer bem até ligar tudo. É possível acrescentar um ovo de codorniz estrelado que, segundo o chef, combina bem.

Saiba mais Prazeres, Sabores, Gastronomia, Receita, Açores, Chef Duarte Rodrigues, Bife
Relacionadas

O grande vinho do Douro que escapou aos críticos

Antónia Adelaide Ferreira é um vinho de edição limitada, lançado pela maior empresa de vinhos do país, a Sogrape. Como passou ao lado da maioria dos críticos não se percebe, mas ainda bem que assim foi…

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.