Prazeres / Sabores

Peg Leg Porker: O melhor bourbon do mundo?

O Campeonato Mundial da Aliança de Prova de 2023 elegeu a criação de Carey Bringle com o primeiro lugar, superando nomes como 15 Stars Sherry Cask e o Buckner's 13 Year.

Foto: Pexels
12 de fevereiro de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
O universo dos destilados é vasto e diversificado, e dentro dele, o bourbon conquista um lugar de destaque. No entanto, mesmo entre os conhecedores mais ávidos, alguns tesouros permanecem ocultos, a espera de serem descobertos. Um desses emergiu triunfante no Campeonato Mundial da Aliança de Prova de 2023, que aconteceu no final de 2023: o Peg Leg Porker Tennessee Straight Bourbon White Label. Posteriormente à prova, a organização fez uma segunda ronda, e, nas últimas semanas, tem vindo a revelar os vencedores - os melhores dos melhores.

O nome por si só é memorável, mas o que está dentro da garrafa é ainda mais impressionante. Criado pelo mestre de barbecue premiado Carey Bringle, o Peg Leg Porker não é um bourbon comum. O processo de produção deste bourbon é uma verdadeira obra de arte, relata a Forbes. Cada gota deste líquido dourado, envelhecido entre 4 a 6 anos, passa por um filtro especial de carvão de azinho, que foi cuidadosamente queimado nos poços do lendário restaurante de Bringle. Este método, embora inspirado no Lincoln County Process - um processo técnico utilizado para fabricar o Tennessee whisky representado por marcas como Jack Daniels e George Dickel, é uma abordagem inovadora, infundindo o bourbon com notas subtis de fumo e especiarias.
Bourbon vencedor.
Bourbon vencedor. Foto: Peg Leg Porker


Notam-se os aromas sedutores de caramelo e mel até às notas fumadas e picantes. Apesar da discrição sobre a destilaria exata por trás da produção do Peg Leg Porker, a sua distinta receita de mash revela pistas intrigantes sobre a sua origem. A Forbes relata a existência de 84% de milho, 8% de centeio e 8% de cevada maltada, especulando-se fortemente que a influência da George Dickel - uma das destilarias mais antigas do Tennessee, possa estar presente.

Ao conquistar o primeiro lugar no pódio do Campeonato Mundial da Aliança de Prova, o Peg Leg Porker superou marcas estabelecidas e amplamente reconhecidas, como o 15 Stars Sherry Cask e o Buckner's 13 Year.
Saiba mais Prazeres, Bourbon, Bebida, Peg Leg Porker, Competição, Americano, Peg Leg Porker Tennessee Straight Bourbon White Label
Relacionadas

JNcQUOI: cinco "Big Bottles" para uma celebração especial

No próximo dia 2 de fevereiro faz cinco anos que o JNcQUOI Avenida lançou a iniciativa "It's Friday, It's Big Bottle Day", com vinhos especiais a serem servidos a copo. Para comemorar a efeméride, vão ser aberta cinco grandes garrafas às quais Robert Parker, o grande crítico de vinhos, deu a pontuação máxima.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.