Esta garrafa de whisky vai ser de papel
A Johnny Walker reinventou-se e vai apostar em novos materiais mais leves e tecnológicos: é a primeira edição limitada de uma garrafa feita em papel, a partir de resíduos de madeira.

A Johnnie Walker anunciou, através da empresa que a detém, a Diageo, que vai lançar uma edição limitada do whisky Johnnie Walker utilizando garrafas feitas de papel em vez de vidro. De acordo com a Diageo, esta será a primeira garrafa de bebidas espirituosas do mundo sem plástico, à base de papel. O papel será obtido através de pasta de madeira de origem sustentável e o whisky será lançado em 2021.
Para criar a garrafa, a Diageo associou-se à empresa de gestão de risco Pilot Lite para lançar a Pulpex Limited, uma nova empresa de tecnologia de embalagens sustentáveis. À Diageo juntaram-se também outros grandes conglomerados internacionais, incluindo a Unilever e a PepsiCo, para apoiar o objetivo da empresa em "assegurar que a tecnologia possa ser utilizada em todas as áreas da vida", de acordo com a declaração oficial da marca.
Esta edição limitada da Johnnie Walker foi concebida para ser totalmente reciclável, ao mesmo tempo que proporciona uma alternativa potencial à utilização de garrafas de vidro, que por sua vez têm uma maior pegada de carbono. Espera-se que a Unilever e a PepsiCo também lancem as suas próprias garrafas de papel no próximo ano.

"Estamos constantemente a esforçar-nos por alargar os limites das embalagens sustentáveis e esta garrafa tem o potencial de ser verdadeiramente inovadora. Faz sentido que a vamos lançar com Johnnie Walker, uma marca que tem frequentemente liderado o caminho da inovação ao longo dos seus 200 anos de existência" explicou Ewan Andrew, o diretor de sustentabilidade da Diageo, à revista Forbes.
De qualquer forma, esta novidade da Diageo pode também ser vista como uma resposta a uma iniciativa semelhante iniciada pelos concorrentes: em outubro do ano passado, a Absolut Vodka (propriedade da Pernod Ricard que também possui algumas destilarias de whisky) fez uma parceria com a Coca Cola, com a L'Oréal e com a Carlsberg para conceber e criar garrafas de papel com a Paboco, uma empresa de embalagens de papel.
Grandes vinhos para o verão
Brancos, rosés e até uns belos tintos perfeitos para o tempo mais quente. Estes são os vinhos que devia estar a beber agora.
Sustentável leveza de comer
O desejo por esplanadas, refeições ligeiras e cocktails frescos atinge o seu exponente máximo no verão. A nova carta sustentável do Glass Terrace, no Sheraton Cascais, é tudo isso mas não só.
É regra beber champanhe sem gelo? Esta edição da Moët & Chandon prova que não
Uma marca referência no mundo da champanheria, a Moët & Chandon quebrou os mitos associados ao gelo quando inventou o Ice Impérial. Hoje, é um dos preferidos entre os apreciadores do género.
Our last summer: memórias numa garrafa
A mais recente edição limitada da casa de champanhes Veuve Clicquot levá-lo-á de volta ao universo vintage da cassetes.
12 bebidas perfeitas para os dias quentes
Entre lançamentos e edições limitadas, selecionámos algumas sugestões para refrescar nestes dias quentes.
James Martin’s. Os altos e baixos de um whisky com um segredo e uma história bem portuguesa
De whisky de reis ao rei dos whiskies, esta é a história de um grande blend da escócia.
Duzentas gramas de carne dry aged, com pelo menos 60 dias de maturação, cheddar inglês e melaço de bacon são os ingredientes que dão forma à receita vencedora do Holy Sandwich Shop.
Situado numa igreja abandonada, o Santa Joana preparou uma carta especial para a temporada de verão. Será caso para dizer: "é de bradar aos céus"?
Com uma ode à sazonalidade, aos produtos locais, sem deixar a sustentabilidade de parte, o restaurante lisboeta revela a sua nova carta.
“O que mais importa nestes projetos são as pessoas que reunimos”, dizem, à vez, Jorge Dias e Anselmo Mendes, dois grandes senhores do vinho, unidos por uma longa amizade e juntos num dos projetos mais inovadores da região dos Verdes.