Prazeres / Sabores

Está entre os apreciadores de cerveja? Todos os destinos vão dar a este novo bar lisboeta

Em apenas um par de meses, o Gulden Draak – Casa da Cerveja já se tornou numa referência para os apreciadores de cerveja em Lisboa. Só à pressão, são 50 as propostas diárias, com muitas mais em garrafa e ainda uma vasta carta de cocktails e vinhos.

Foto: Gulden Draak
10 de maio de 2023 | Miguel Judas

É o paraíso para quem gosta de uma boa cerveja, mas a escolha pode-se tornar um verdadeiro inferno, pois são tantas as variedades que se torna impossível provar todas as cervejas disponíveis diariamente na Gulden Draak – Casa da Cerveja. Falamos de um bar e restaurante aberto há cerca de dois meses em pleno centro de Lisboa, em frente à estação de metro das Picoas, que se tornou ponto de encontro para os apreciadores desta bebida. 

O Gulden Draak – Casa da Cerveja é um bar e restaurante localizado no centro de Lisboa.
O Gulden Draak – Casa da Cerveja é um bar e restaurante localizado no centro de Lisboa. Foto: Gulden Draak

O espaço, com cerca de 450 metros quadrados, foi inspirado na conhecida cerveja belga Gulden Draak, que também dá nome à casa, e foi pensado ao milímetro pelos proprietários, Verônica Fernandes e Neko Pedrosa, um casal de produtores culturais brasileiros, que em 2016 trocaram o Rio de Janeiro por Lisboa, onde um ano depois abriram no Chiado a filial portuguesa do icónico bar de cervejas belgas Delirium Café. Desta vez associaram-se a outra conceituada marca, a Gulden Draak, para abrir mais um espaço dedicado à boa cerveja belga – e não só.

A decoração foi concebida pela própria Verônica, que aceitou o desafio de elevar o hobby de designer de interiores a um novo patamar. "Tentei transformar um local frio e sem piada num espaço aconchegante e cheio de personalidade", conta à Must e é caso para dizer que o conseguiu na perfeição. O ponto de partida foi o icónico copo da marca, inspirado no ovo do dragão, que se transformou num teto com 350 luminárias, enquanto três claraboias inundam o espaço de luz natural. "Do ovo saem os dragões que estão também presentes no espaço, nas torneiras, em quadros, na iluminação, até porque é dos dragões que nascem estas cervejas", afirma Verônica com humor. Mantendo até hoje o foco no processo de fabricação tradicional, a marca Gulden Draak foi fundada em 1784 e o seu nome é inspirado na lenda do dragão de Ghent (draak em flamengo), segundo a qual o topo do Campanário da cidade é na realidade a proa de um navio viking, com a forma desse animal mitológico. 

Este é um espaço dedicado à boa cerveja belga.
Este é um espaço dedicado à boa cerveja belga. Foto: Gulden Draak

As cores da marca, branco, preto e vermelho desdobram-se estão presentes nas paredes, em azulejos e estampagens que formam um grande mosaico, enquanto o mobiliário remete para um imaginário de outros tempos, misturando cadeiras de bistrô, sofás de veludo e fotos antigas. Há ainda uma parede de vidro que permite aos clientes verem os barris e perceber de onde vem as cervejas que estão a beber. E por menor importante, há um espaço com mesa de snooker e um alvo de dardos, como nos pubs antigos, que ajudam a passar o tempo enquanto se prova mais uma cerveja. 

Além de cerveja, tem um carta de vinhos e cocktails pensada para quem não é adepto desta bebida.
Além de cerveja, tem um carta de vinhos e cocktails pensada para quem não é adepto desta bebida. Foto: Gulden Draak

E são realmente muitas as cervejas disponíveis, 50 só à pressão com várias cervejas da marca e uma curadoria de outras, belgas, alemãs, escocesas, espanholas e portuguesas, elaborada por Neko Pedrosa, que já antes tinha trabalhado nesta área, enquanto gerente de uma cervejaria em Itália e apresenta a Gulden Draak – Casa da Cerveja como a "maior oferta de cerveja num único local em Portugal". A estas juntam-se ainda muitas mais em garrafa, bem como uma carta de vinhos e cocktails, pensada também para quem, eventualmente, não goste de cerveja. Além disso a casa também aposta na restauração, com uma carta criada pelos chefes António Alexandre e Bruno Miguel Duarte da Costa (este último, que entretanto saiu), composta por algumas releituras de pratos portugueses (bem como alguns internacionais), ideais para harmonizações com cervejas e, nalguns casos, com a cerveja na sua composição, como é o caso da bochecha de novilho estufada em Gulden Draak Classic, esmagada de batata com aipo e misto de verduras. E para dificultar ainda mais a escolha, durante a semana haverá também menus de almoço e happy hour, pelo que o melhor é mesmo voltar várias vezes e em horários diferentes. 

Apostam também na restauração, com uma carta criada pelo chef António Alexandre, composta por algumas releituras de pratos portugueses (bem como alguns internacionais), ideais para harmonizações com cervejas.
Apostam também na restauração, com uma carta criada pelo chef António Alexandre, composta por algumas releituras de pratos portugueses (bem como alguns internacionais), ideais para harmonizações com cervejas. Foto: Gulden Draak

Onde? Rua Andrade Corvo, 29 A, Picoas. Lisboa Quando? De segunda-feira a domingo das 12h à 1h, sexta-feira e sábado encerra às 2h. Reservas 968 238 415

Saiba mais Sabores, Cerveja, Gulden Draak, Casa da Cerveja, Vinhos, Cocktails, Lisboa
Relacionadas

LETRA, a cerveja artesanal portuguesa que vem do Minho

Da A à G, há muito para descobrir nesta cerveja nacional que quer conquistar até quem diz que não gosta desta bebida. Em tempo de esplanadas e longas tardes na varanda, damos a conhecer a marca de dois amigos engenheiros.

Celebrar com gin no Jardim Botânico da Ajuda

E se uma marca de gin premium criasse uma experiência imersiva dentro de um dos jardins mais emblemáticos de Lisboa? Assim será, entre os dias 1 e 2 de junho, às mãos da Hendrick's.

Como o Izakaya mudou as regras de jantar fora em Cascais

O japonês tem cumprido aquilo a que se propôs desde o verão passado, aquando da sua inauguração: dar conhecer a experiência da verdadeira típica tasca japonesa, com ajuda do chef executivo Tiago Penão, que já tinha feito o Kappo brilhar. Por sinal, não vimos nem metade. Fixe o nome.

Uma cerveja para celebrar a vadiagem

Mais de uma década de depois de ter chegado ao mercado, a Vadia, marca pioneira do movimento da cerveja artesanal em Portugal, apresentou uma nova imagem, "feita de curvas, desvios e altos e baixos, tal como a vida".

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.