Cusco Bar assinala data especial com propostas que nos fazem viajar até ao Peru
O restaurante em Gaia prepara-se para celebrar o Dia da Independência com uma carta rica em história, alma, cor e sabor.

Três dias de comida e música tradicionais que nos fazem conhecer, ou revisitar, a cultura andina: é esta a proposta do Cusco Bar para comemorar o "Día del Perú". Com uma vista privilegiada sobre a Ponte Luís I, que une as margens de Vila Nova de Gaia ao Porto, o Cusco Bar encontra-se no recente espaço de restauração, no piso superior do Hilton Porto Gaia. Abriu portas em agosto do ano passado e soma adeptos que vêm à descoberta da cozinha com selo peruano.

Liderado pela chef Ana Costa, o restaurante dará início às festividades no dia 26 de julho com um jantar que contará com a presença da chef peruana Valeria Olivari. Idealizada pelas duas chefs, esta refeição promete ser uma verdadeira carta de amor à gastronomia nacional.

Apesar da longa distância, esta experiência gastronómica faz-nos viajar através do paladar. "Celebrar o Día del Perú no Cusco Bar é mais do que uma homenagem à cozinha peruana - é uma oportunidade de mostrar como a gastronomia pode ser um ponto de encontro entre culturas.", refere a chef Ana Costa em comunicado.

A causa vermelha de polpa de cangrejo e abacates assados, o ceviche quente de corvina, manteiga de alho e creme de aji amarelo e o tiradito de lírio, leite de tigre de hibisco e morango com pickle de pepino grelhado são algumas das propostas que para celebrar a data. Nos doces, os picarones em mel de Vinho do Porto e gelado de queijo de cabra ou o clássico bolo três leches são algumas das sugestões apresentadas.
As celebrações encerram no dia 28 de julho, data que assinala o Dia da Independência do Peru e que contará com um Sunset & DJ set de inspiração andina. Ritmos latinos acompanhados por cocktails típicos como o pisco sour, a mula do Peru e a leche de tigre trazem um pouco da tradição peruana ao nosso país.
O menu exclusivo vai estar disponível no Cusco Bar nos dias 26, 27 e 28 de julho. O restaurante fica no Hilton Porto Gaia e abre ao público a partir das 17h, encerrando portas à 01h.
Terrace: onde a cozinha mediterrânica e oriental se fundem
Com uma ode à sazonalidade, aos produtos locais, sem deixar a sustentabilidade de parte, o restaurante lisboeta revela a sua nova carta.
Festival Arrebita leva gastronomia nacional ao Norte
O Arrebita regressa para mais uma edição que apresenta um menu provocador com cunho português. A entrada é gratuita.
Santa Joana: o terraço que quer levar os clientes ao céu
Situado numa igreja abandonada, o Santa Joana preparou uma carta especial para a temporada de verão. Será caso para dizer: "é de bradar aos céus"?
Zunzum: a nova carta de verão é para comer com as mãos
Marlene Vieira preparou propostas frescas e vibrantes para a época mais quente do ano, sempre com a portugalidade no centro de tudo. Há espetada de novilho, choco frito e sericaia com ameixa d'Elvas.
Tintos, brancos, rosés e até um Porto. Do Minho ao Porto Santo — e mais um francês, para dar um toque internacional. A maioria com preços acessíveis, mas também há algumas estrelas — daquelas que decidem jantares, para continuar com a analogia futebolística. E, evidentemente, todos se destacam pela leveza e frescura, como se pede a um vinho que vai acompanhar refeições de verão.
Com uma ode à sazonalidade, aos produtos locais, sem deixar a sustentabilidade de parte, o restaurante lisboeta revela a sua nova carta.
Um colheita tardia de Favaios calha bem à sobremesa e não só. O rosé do Alentejo ou o “verde” de Portugal Ramos, e ainda os dois tintos do Alentejo e do Douro, completam o ramalhete.
O restaurante em Gaia prepara-se para celebrar o Dia da Independência com uma carta rica em história, alma, cor e sabor.