Chef Leopoldo Garcia Calhau eleva o melhor do Alentejo gastronómico
Outubro é mês de celebrar os Recursos Silvestres do Alentejo, como o mel, os cogumelos, os figos da Índia, o medronho ou as plantas aromáticas e medicinais. Saiba onde pode provar estas iguarias.

E se lhe dissessemos que os recursos silvestres são um dos tesouros escondidos do Alentejo? Mel, cogumelos, figos da Índia, medronho, plantas aromáticas e medicinais- há muito por descobrir e provar. A pensar nisso, e em outubro, a Turismo do Alentejo e do Ribatejo alia-se ao chef Leopoldo Calhaupara desenvolver sabores inovadores a partir dos recursos silvestres do Alentejo.
Com uma ligação profunda à cultura e à gastronomia daquela região - é filho de alentejanos, apesar de ter nascido em Lisboa - o chef celebra essa tradição, seja naTaberna do Calhauou no mais recente Bla Bla Glu Glu.

Esta sexta, 22,Leopoldo Calhau levará estes sabores à XII Feira da Caça de Mértola, no âmbito do Fórum Internacional dos Recursos Silvestres, onde será responsável por duas apresentações deshowcookingabertas ao público. Às 12h, Leopoldo Calhau veste o avental para, ao vivo, apresentar propostas de entradas tendo por base os produtos promovidos pelo Alentejo Natural Products. E às 19h é a vez dos petiscos, desenvolvidos também a partir das mesmas iguarias.
ParaVítor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo e do Ribatejo, E.R.T., "há muito espaço para mostrar o potencial dos recursos silvestres do Alentejo na gastronomia, tanto lá fora como cá dentro, e é precisamente por isso que desenvolvemos estas ações com um chef que, embora inserido noutra zona do país, tem uma ligação muito íntima à gastronomia alentejana. Queremos levar esses produtos a contextos diversos, a cozinhas diferentes, mostrar as várias possibilidades de aplicação de recursos marcadamente alentejanos."

Fazem parte desta iniciativa um jantar com a imprensa nacional e internacional e uma cooking class para influenciadores digitais nacionais e internacionais, no dia 27. Entre os pratos apresentados pelo chef com recursos silvestres, estão ovos mexidos cremosos com tomate e cabeça de borrego, migas de cogumelosboletuse cogumelos trompetas da morte, ou pão de ló com farinha de tomate e com farinha de cogumelos, com compota de medronho. Entre as marcas regionais usadas na confeção, estão aZorra ou a Terrius.
Aqui existem mais de 100 queijos diferentes para provar
Na Queijaria Machado, existem mais de 100 referências de queijos, de várias nacionalidades. Entre portugueses, franceses, italianos e holandeses, é escolher e provar.
Azenhas do Mar, como o restaurante histórico se modernizou
Em Colares, Sintra, há um restaurante que se tornou clássico pelo peixe fresco e marisco vindos diretamente do mar, que continua a fazer as delicias dos viajantes.
JNcQUOI cria menus exclusivos dedicados à trufa
Os pratos criados especialmente para a semana temática estarão disponíveis no JNcQUOI Avenida e no JNcQUOI Asia, de 10 a 17 de novembro.
Six Senses Douro Valley lança clube de vinhos exclusivo
A mais recente proposta do irrsístivel resort conta com visitas guiadas a adegas, descontos e ainda o envio de caixas mistério várias vezes ao ano.
Cozinheiro, pai e marido. Conheça as várias facetas de Ljubomir Stanišić no novo documentário sobre o chef
O filme, de Mónica Franco, será exibido no Teatro Rivoli no dia 21 de novembro. Veja o trailer.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.