Prazeres / Lugares

Receber 80 mil euros para morar numa ilha? Na Irlanda o sonho torna-se possível

O governo irlandês está à procura de pessoas que queiram morar nas suas ilhas mais desabitadas. Para isso, estão a oferecer milhares de euros a quem aceite o desafio. Mas há condições.

Foto: Getty Images
30 de junho de 2023 | Vanda Carreto / Com Rita Silva Avelar

O programa "Our Living Islands" irá proporcionar a quem vá morar para uma das trinta ilhas costeiras da Irlanda um prémio de mais de 80 mil euros. De acordo com o governo, o grande objetivo deste projeto é atrair novos moradores e "garantir que as comunidades sustentáveis e dinâmicas possam continuar a viver nas ilhas da costa durante muitos anos."

Com cerca de 5 milhões de habitantes, a grande parte situa-se no centro do país, estando muitas ilhas irlandesas pouco habitadas e a precisar urgentemente de quem faça delas uma comunidade estável. Segundo o governo, todas estas precisam de um maior número de habitantes, de uma diversificação de economias insulares, de melhorar os serviços de saúde e bem-estar e de construir futuros sustentáveis.

É então necessário que apostem nelas de forma a aumentarem a população da região e para isso irão também desenvolver uma melhor e maior rede de transportes para que quem lá habite não sinta a necessidade de ir embora por falta de qualidade de vida. 

Todas estas ilhas estão a precisar de um maior número de habitantes, o programa irlandês irá ajudar nisso.
Todas estas ilhas estão a precisar de um maior número de habitantes, o programa irlandês irá ajudar nisso. Foto: Getty Images

O que é que tem de fazer para ser um dos sortudos? Comprar uma propriedade construída antes de 1993 e que não esteja habitada há pelo menos dois anos. Algumas das ilhas elegíveis são: Arranmore, Clare Island, Bere e Inis Mór. O dinheiro será atribuído durante dez anos e deve ser usado apenas para remodelações, melhorias nas habitações e também alguma decorações. Para saber mais sobre o programa irlandês há um site com todas as informações relativas ao mesmo.

Saiba mais Mundo, Diversão, Irlanda, Viagens
Relacionadas
Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.