Prazeres / Lugares

Nuno Matos assume a liderança culinária no Aethos Ericeira

O chef, originário de Coimbra, promete agradar os paladares de todos, desde pratos veganos, vegetarianos até aos que comem tudo sem glúten, sempre sem comprometer o sabor ou a qualidade dos pratos.

Foto: Hayley Kelsing
15 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
O Aethos Ericeira recebe um novo chef de renome: Nuno Matos, que trocou as margens do Douro pelo Oeste para trazer sua paixão pela gastronomia ao restaurante Onda. Com uma proposta gastronómica que valoriza os produtos locais e sazonais, o chef promete encantar os clientes com uma abordagem simples, mas cuidada, onde o sabor é o verdadeiro protagonista. Inspirado pela riqueza do mar e dos ingredientes regionais do Oeste, Nuno Matos traz uma nova energia à cozinha do Aethos Ericeira.

Tanto ao almoço quanto ao jantar, os clientes poderão desfrutar de uma variedade de opções que refletem a paixão do chef pela boa comida e pela sustentabilidade.
Tanto ao almoço quanto ao jantar, os clientes poderão desfrutar de uma variedade de opções que refletem a paixão do chef pela boa comida e pela sustentabilidade. Foto: Pion Studio
Com apenas algumas semanas à frente da equipa culinária, o chef já deixou a sua marca, com propostas que destacam a frescura e a qualidade dos produtos locais. Desde pratos de peixe fresco aos pés do restaurante até ingredientes menos convencionais, a criatividade gastronómica do originário de Coimbra, promete surpreender os paladares mais exigentes.

Tanto ao almoço quanto ao jantar, os clientes poderão desfrutar de uma variedade de opções que refletem a paixão do chef pela boa comida e pela sustentabilidade. Desde pratos mais leves e rápidos até refeições mais elaboradas e gastronómicas, a carta do Onda oferece uma experiência culinária completa que celebra os sabores autênticos da região.

Garoupa selvagem, couve-flor, pak choi e cebola assada.
Garoupa selvagem, couve-flor, pak choi e cebola assada. Foto: Hayley Kelsing
Atento às necessidades de todos, Nuno Matos faz questão de oferecer opções para todos os gostos e restrições alimentares, incluindo pratos veganos, vegetarianos e sem glúten. Com uma abordagem inclusiva e flexível, o chef pretende criar uma experiência que seja acessível a todos, sem comprometer o sabor ou a qualidade dos pratos.

Posset de limão, sorvete de framboesa, crumble de amêndoa.
Posset de limão, sorvete de framboesa, crumble de amêndoa. Foto: Hayley Kelsing
Com uma vista deslumbrante sobre o Atlântico, o Aethos Ericeira e o restaurante Onda prometem oferecer uma experiência emocionante e sustentável aos clientes, graças à liderança culinária de Nuno Matos. Sob a direção de Floris Boyen, Diretor Geral do Aethos Ericeira, o restaurante está preparado para se tornar um destino gastronómico de excelência, alinhado com os desejos e expectativas dos clientes e habitantes locais.
Saiba mais Lugares, Gastronomia, Nuno Matos, Chef, Aethos Ericeira, Onda
Relacionadas

Menu de la Nonna no Sophia: uma viagem à tradição italiana

Uma edição especial na carta procura celebrar as receitas tradicionais da família da fundadora que dá o nome a este restaurante do Cais Sodré, mais concretamente, da avô, com pratos que vão desde o risotto até ao especial da casa - o tiramisú.

La Trattoria celebra 50 anos com um clássico dos anos 90

Fundado em 1974 por João Flores e o Chef Alcide Tarela, o La Trattoria rapidamente se tornou um símbolo da autenticidade culinária italiana em Lisboa. Agora, meio século depois, Pedro Flores, neto do fundador, assume as rédeas do negócio familiar, preparando-se para homenagear os anos de sucesso e memórias inesquecíveis.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.