Prazeres / Lugares

Menu de la Nonna no Sophia: uma viagem à tradição italiana

Uma edição especial na carta procura celebrar as receitas tradicionais da família da fundadora que dá o nome a este restaurante do Cais Sodré, mais concretamente, da avô, com pratos que vão desde o risotto até ao especial da casa - o tiramisú.

Foto: DR
21 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
O restaurante Sophia - Natural Italian, no Cais do Sodré, em Lisboa, apresenta uma nova proposta gastronómica que promete encantar os amantes da cozinha italiana autêntica. Batizado de Menu de la Nonna, este menu celebra as receitas tradicionais da família de Sophia, combinadas com um toque de modernidade, para oferecer uma experiência culinária única e repleta de sabor.

O restaurante é conhecido pelas suas massas frescas feitas à mão, que continuam a ocupar um lugar de destaque em seu cardápio, e o Menu de la Nonna não poderia ser diferente, trazendo uma seleção cuidadosamente elaborada de pratos que refletem a essência da autêntica cozinha italiana.

A jornada gastronómica tem início com o já aclamado couvert de focaccia de batata com burrata trufada, uma entrada que desperta o paladar para o que está por vir. Em seguida, existe a oportunidade de saborear os novos tortellonis de ricotta com pistáchio, bem como o famoso cacio pepe trufado com cogumelos, ambos preparados com massas artesanais feitas diariamente no restaurante.

Para os apreciadores de frutos do mar, o risotto de camarão é uma escolha imperdível, destacando-se pela qualidade dos ingredientes e pela textura única do prato. E, é claro, a especialidade de Sophia, o tiramisú, assume o papel de protagonista no momento final desta experiência gastronómica: um deleite aos paladares mais exigentes. Por um valor de €30, é possível vivenciar a tradição italiana de uma forma moderna e deliciosa.

Onde? Praça Dom Luis I, 34 – Loja 9 Lisboa. Reservas? 210 499 710.
Saiba mais Gastronomia, Restaurante, Sophia, Italiano, Novo menu
Relacionadas

La Trattoria celebra 50 anos com um clássico dos anos 90

Fundado em 1974 por João Flores e o Chef Alcide Tarela, o La Trattoria rapidamente se tornou um símbolo da autenticidade culinária italiana em Lisboa. Agora, meio século depois, Pedro Flores, neto do fundador, assume as rédeas do negócio familiar, preparando-se para homenagear os anos de sucesso e memórias inesquecíveis.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.