Cidade flutuante nas Maldivas inaugura em 2024
A ilha paradisíaca é da autoria do arquiteto holandês Koen Olthuius, que planeia apenas construções sobre água. As cores vibrantes das casas dançam com os recifes de corais das Maldivas, que não vão ser danificados com o projeto.
Uma ilha que acomoda até 20 mil pessoas está a ser construída no Oceano Índico, a 10 minutos de barco da capital das Maldivas, Malé. A cidade com padrão semelhante a um coral cerebral vai ter 5 mil unidades, como casas, restaurantes, lojas e escolas, e os residentes podem começar a mudar-se em 2024. A ilha estará rodeada de praia, e os canais de água permitirão aos habitantes deslocar-se de barco, a pé, de bicicleta ou de scooter elétrico.

O projeto é uma parceria entre a promotora imobiliária Dutch Docklands e o Governo das Maldivas, e conta com a arquitetura de Koen Olthuius, fundador da WaterStudio. Pretende-se oferecer uma solução sustentável à dura realidade da subida do nível do mar, já que as Maldivas são extremamente vulneráveis ao aquecimento global.

80% da área da ilha está a menos de um metro acima do nível do mar, e Koen Olthuius afirma à CNN que este projeto "pode provar que existe habitação acessível a grandes comunidades, e cidades normais sobre a água que também são seguras. Eles (maldivanos) passarão de refugiados climáticos a inovadores".

O arquiteto fundou a firma WaterStudio em 2003, dedicada inteiramente a construção em água, e já conta com mais de 300 projetos. Koen Olthuius afirma que o impacto ambiental da estrutura da cidade foi rigorosamente avaliado por peritos em coral e aprovado pelas autoridades governamentais antes do início da construção, e bancos artificiais de coral feitos de espuma de vidro estarão ligados à parte inferior da ilha.
As unidades modulares vão ser afixadas a um casco de betão subaquático, e a cidade funcionará normalmente, com eletricidade, esgotos, e uma alternativa sustentável a ar condicionado.
De Ronaldo a DiCaprio. Onde passam férias as estrelas
Das Bahamas ao México, reunimos os destinos preferidos das celebridades, sobretudo aquelas que podem escolher sem olhar a poupanças.
Praia portuguesa entre as melhores do mundo
O destino de férias faz parte da lista das 25 melhores praias do mundo de 2022, escolhidas pelos utilizadores do site TripAdvisor.
Praia do filme com Leonardo DiCaprio reabre ao turismo... após 3 anos encerrada
Interdita desde 2018, a praia de Maya Bay, na Tailândia, volta a receber visitantes no próximo ano.
Do luxo ao crime, este é o edifício mais emblemático de Nova Iorque
São inúmeras as celebridades que já chamaram ao The Dakota a sua casa. De Judy Garland, a Yoko Ono ou John Lennon, o imóvel tem tanto de charme como de um historial de tragédia.
Ilhas livres de covid serão os principais destinos turísticos
A pandemia modificou a economia global, criando novos vencedores e perdedores.
5 destinos europeus para escapar às altas temperaturas
As recorrentes ondas de calor podem ser difíceis de contornar, principalmente em época de férias. Para refrescar e conhecer novos destinos, descubra estas joias escondidas dentro da Europa.
Arábia Saudita cria cidade do futuro sem emissões de carbono
Zero carros, zero estradas, zero emissões de carbono – este é o lema do novo projeto The Line, uma cidade 100% sustentável no Médio Oriente.
A maior gruta de cristais da Europa encontra-se no sul de Espanha
O geode gigante de Pulpí, na comunidade espanhola de Andaluzia, está aberto ao público desde 2019. Os enormes cristais fazem da gruta um cenário inacreditável, um fenómeno natural que demora milhares de anos a formar-se.
Já marcou as próximas férias? As viagens ao espaço e ao fundo do mar são a próxima tendência
Poderemos nós ir de férias para o espaço ou passar uma semana sob as ondas dos mares? Mais cedo do que se pensa, aparentemente… Eis aqui o que os peritos dizem.
Uma lista elaborada pela Global Finance, revista financeira americana, que todos os anos compila os país mais abastados do mundo com base em variáveis que ultrapassam a mera noção do PIB.
Ao contrário do que se possa pensar, o futuro não está nos criadores de conteúdo, cirurgiões ou advogados. Muito pelo contrário.
Com um nível de vida tão acessível, é impossível resistir a estes paraísos.
Fica numa das zonas mais prestigiadas de Los Angeles, no bairro de Bel Air, e estará em leilão entre 28 de fevereiro e 2 de março.