Prazeres / Lugares

Do luxo ao crime, este é o edifício mais emblemático de Nova Iorque

São inúmeras as celebridades que já chamaram ao The Dakota a sua casa. De Judy Garland, a Yoko Ono ou John Lennon, o imóvel tem tanto de charme como de um historial de tragédia.

A carregar o vídeo ...
15 de julho de 2022 | Ana Francisca Oliveira

O The Dakota é um edifício de 10 andares, projetado pelo arquiteto Henry Hardenbergh, a pedido do advogado co-fundador da Singer Sewing Company, Edward Clark. A construção começou em 1880, e antes de abrir as portas em 1884, o The Dakota já estava totalmente alugado. Foi a primeira residência de luxo em Nova Iorque, e é hoje considerado um marco da cidade pela New York City Landmarks Preservation.

Os 83 apartamentos foram divididos em quadrantes, onde cada um possui uma escada e um elevador para inquilinos, assim como uma escada e outro elevador exclusivamente para funcionários. Revolucionário para o seu tempo, a construção do edifício assemelha-se à dos edifícios de escritórios contemporâneos, tem uma estrutura à prova de fogo e isolamento acústico

Edifício The Dakota, 1910
Edifício The Dakota, 1910 Foto: Getty Images

O número de quartos em cada apartamento varia de quatro a vinte, e todos têm tetos com mais de 4 metros de altura, espaços de entretenimento revestidos com painéis de carvalho e mogno e cozinhas de última geração.

A mistura do estilo vitoriano com as fachadas típicas do renascimento alemão fazem da construção no Upper West Side a mais emblemática da cidade que nunca dorme. Foram muitos os artistas que o edifício recebeu, tais como a atriz Judy Garland ou o artista John Lennon. A atriz do filme Feiticeiro de Oz viveu no The Dakota num apartamento com 3 quartos, sete lareiras e um preço exurbitante de 17 milhões de dólares, enquanto o ex-membro dos Beatles partilhava a sua penthouse de 5,5 milhões de dólares com a mulher, Yoko Ono. 

Apartamento de Judy Garland no The Dakota em Nova Iorque
Apartamento de Judy Garland no The Dakota em Nova Iorque Foto: Douglas Elliman Real Estate

O The Dakota já era lendário antes do músico se mudar em 1973, porém a sua morte - sete anos mais tarde - marcou o fim da era histórica do edifício. Depois de receber um autógrafo do ex-membro dos Beatles, Mark David Chapman disparou cinco vezes contra o músico à porta do edifício, na noite de 8 de dezembro de 1980.

Yoko Ono e John Lennon na entrada do edifício (1980)
Yoko Ono e John Lennon na entrada do edifício (1980) Foto: Getty Images

O homicídio foi planeado durante meses, e a notícia chocou o mundo. A entrada do The Dakota foi durante dias local de reunião para fãs de John Lennon, e pelo menos três tiraram a própria vida depois da tragédia. Atualmente, o edifício é um marco importante para seguidores do cantor.

Saiba mais Prazeres, Atualidade, Lugares, Nova Iorque, The Dakota, John Lennon
Relacionadas

Cidade flutuante nas Maldivas inaugura em 2024

A ilha paradisíaca é da autoria do arquiteto holandês Koen Olthuius, que planeia apenas construções sobre água. As cores vibrantes das casas dançam com os recifes de corais das Maldivas, que não vão ser danificados com o projeto.

Mais Lidas