Prazeres / Lugares

Praia do filme com Leonardo DiCaprio reabre ao turismo... após 3 anos encerrada

Interdita desde 2018, a praia de Maya Bay, na Tailândia, volta a receber visitantes no próximo ano.

Leonardo DiCaprio em 'A Praia' (2000)
Leonardo DiCaprio em 'A Praia' (2000) Foto: Twentieth Century Fox
09 de dezembro de 2021 | Ana Damião

Areia branca, águas cristalinas, abundante vida marinha. Era assim a paisagem da praia de Maya Bay, da ilha tailandesa de Koh Phi Phi Leh. Isto até às gravações do filme A Praia, com Leonardo DiCaprio, no seu areal. Desde a estreia da obra cinemática, em 2000, que Maya Bay foi inundada por turistas oriundos dos quatro cantos do mundo.

Maya Bay, 2013
Maya Bay, 2013 Foto: Getty Images
Falésias em Maya Bay, 2013
Falésias em Maya Bay, 2013 Foto: Getty Images

O sucesso foi tanto que a praia chegou a ter 5 mil turista por dia em 2018, de acordo com o site da CNN. Após quase duas décadas de turismo em massa, e sobre a pressão de grupos ambientalistas, o governo tailandês ordenou o encerramento da baía numa tentativa de salvar o ecossistema marinho gravemente degradado, nomeadamente os recifes de corais.

Maya Bay, 2018
Maya Bay, 2018 Foto: Getty Images
Maya Bay, 2018
Maya Bay, 2018 Foto: Getty Images

Agora, e a propósito da reabertura das fronteiras do país, também Maya Bay "reabre" os seus areais a partir de 1 de janeiro de 2022, segundo um comunicado do Parques Nacionais da Tailândia. Porém, com restrições, sendo uma delas a proibição de barcos na baía. Para tal, foi construído um deque na parte de trás da ilha, com lugar para apenas oito barcos. Além disso, estes só poderão permanecer atracados durante uma hora, com um máximo de 300 turistas de cada vez. 

Saiba mais Leonardo DiCaprio, Maya Bay, Tailândia, turismo, ambiente, recifes de coral, cinema
Relacionadas

Estas penthouses de sonho ficam em Portugal

Há duas novidades exclusivas no Belas Clube de Campo, o condomínio privado de luxo que fica a poucos minutos do centro de Lisboa, das praias de Cascais e de Sintra. São as penthouses com piscina privativa e os pátios interiores nas townhouses.

Mais Lidas