Prazeres / Lugares

Um quarto com vista para a planície

Numa herdade em Nossa Senhora de Machede há um refúgio alentejano com piscina, restaurante e jardim que acaba de ser renovado. A desculpa perfeita para visitar o interior do país e desfrutar das férias a sul.

05 de agosto de 2022 | Rita Silva Avelar
Quando vislumbramos a Herdade do Perdiganito, em Nossa Senhora de Machede, já é noite cerrada. As luzes anunciam que é esta a localização certa: chegámos ao Octant Hotels Évora. Como uma miragem, sobretudo para quem já fez alguns quilómetros de estrada, parece-nos que estamos perante um oásis de tranqulidade. Só se ouvem os grilos, não há vento, e o calor de julho é sentido em cada milímetro do corpo. A entrada no lobby garante-nos que estamos em terras alentejanas, seja pela decoração campestre, pelos pequenos detalhes - como potes de cerâmica ou almofadas estampadas com figuras de animais - ou pela vibe muito slow living que o cenário nos transmite. Os tons da decoração são marcadamente azuis e brancos, e não deixamos de notar as pequenas cadeiras alentejanas, pintadas à mão com flores coloridas, uma imagem que remete para a tradição da pintura artesanal. O staff é simpático e acolhedor, logo nas primeiras interações, sobretudo a fim de garantir que a viajem correu bem e que planos temos em mente para aproveitar a estada ao máximo.
O restaurante À Terra.
O restaurante À Terra. Foto: DR


No dia seguinte, a tranquilidade que paira no Octant Évora não é diferente. O amanhecer é silencioso e o mote do grupo Octant - "A new latitude of freedom" - parece aqui assentar que nem uma luva. Do quarto vê-se a planície alentejana, ao fundo, e mais perto está logo o jardim e as piscinas. Não deixamos de notar a delicadeza arquitetónica da composição exterior: a vegetação, as piscinas, o restaurante, todos eles convivem em perfeita harmonia no que toca à organização espacial. O hotel funciona em formato de villas ou quartos - no total, há 16 do primeiro tipo e 56 do segundo - e todos eles têm vistas para a natureza.
Um quarto com terraço.
Um quarto com terraço. Foto: DR
A entrada do Octant Évora.
A entrada do Octant Évora. Foto: DR


Há uma sala enorme de pequeno almoço onde a variedade é a palavra de ordem: ovos de todas as formas, charcutaria, quentes e frios, favos de mel, iogurtes, pão de vários tipos, fruta sazonal - o difícil é escolher. Destaque ainda para o spa e a piscina interior, aberta 24h, sauna, banho turco, ginásio e salas de tratamento. 
Os cosméticos D'Natureza, marca usada no spa, são elaborados com azeite extra virgem, manteigas e óleos vegetais nobres, plantas aromáticas e medicinais e os seus óleos essenciais - e acima de tudo são produzidos artesanalmente. 
O lobby do hotel.
O lobby do hotel. Foto: DR

Se não quisermos sair do hotel durante dias a fio, é possível, pois o restaurante À Terra garante todas as refeições. O chef Daniel recorre a fornecedores locais e a produtos da região, e ao próprio "cantinho verde" do hotel, que inclui árvores de fruto, um olival e uma horta biológica com legumes, frutas e ervas aromáticas. 

Para os mais pequenos, há um kids club e muitas atividades para fazer ao longo dos dias: De workshops de olaria, a tratamentos de spa para toda a família, passando ioga para os mais pequenos ou observação das estrelas. Afinal, estamos a sul.
A piscina exterior.
A piscina exterior. Foto: DR


Onde? Herdade do Perdiganito, lt 52 Nossa Senhora de Machede, Évora Reservas +351 266 248 530 reservations-evora@octanthotels.com
Saiba mais Octant Hotels Évora, herdade, Vista, alentejo, restaurante
Relacionadas

Um chef Michelin em Porto Covo

Joachim Koerper, chef do restaurante Eleven, está também agora no restaurante Alma Nómada e no bar de praia A.MAR, ambos na vila pitoresca a sul. Conheça os petiscos que por lá se podem comer, entre alguns clássicos e novas criações.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.