6 hóteis portugueses premiados pela Condé Nast Johansens
Do mais romântico ao com melhor pequeno-almoço, estes hotéis foram considerados os melhores da Europa e do Mediterrâneo.

Os Prémios Condé Nast Johansens 2025 nascem da avaliações dos hóspedes, da análise dos resultados da votação online e dos relatórios realizados pelos chamados local experts da Condé Nast Johansens, uma coleção de hotéis de luxo, spas e espaços de eventos independentes avaliados anualmente por especialistas. Os profissionais que inspecionam as propriedades contam com mais de 40 anos de experiência na área. Este guia é ideal para viajantes independentes e este ano conta com seis vencedores portugueses na categoria de Europa e Mediterrâneo.
Considerado o hotel europeu e mediterrâneo mais romântico, o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais, fica na antiga residência do último rei de Itália, Umberto II, construída em 1960 para abrigar o rei exilado e reconstruída para receber o hotel. Recentemente o hotel abriu o restaurante Belvedere, com vista para o mar e boa cozinha italiana. Inspirado nas termas romanas, o spa com 10 salas de tratamento e é o local ideal para relaxar à beira-mar, conciliando com a piscina exterior de água salgada.

É na capital, no Cais do Sodré, que fica o hotel com melhor relação de qualidade-preço. O Corpo Santo Lisbon Historical Hotel é ideal para quem quer conhecer a cidade e voltar ao fim do dia para um dos 75 quartos e suítes, todos distintos, mas todos com uma atmosfera acolhedora e minimalista que junta a arquitetura moderna com toques históricos. Para no fim de uma longa caminhada relaxar a 100%, o hotel inspira-se na relação com o rio para uma experiência de spa luxuosa, com sauna, banho turco Halo therapy e duche escocês.

Ainda em Portugal, mas no meio do Oceano Atlântico, o melhor pequeno-almoço serve-se na Quinta Jardins do Lago, na Ilha da Madeira. Rodeada de Jardins Botânicos, a quinta foi construída no século XVIII. Mais recentemente foi uma casa de família até ser transformada num hotel boutique com 32 quartos e nove suítes virados a sul.

No Alentejo encontra-se o melhor hotel de campo da Europa. O Sobreiras Alentejo Country Hotel, em Grândola, foi pensado para escapar ao dia-a-dia, com quartos e villas em formato de cabana, rodeadas da natureza. As atividades no campo são infinitas e o hotel oferece opções de passeios a cavalo e de bicicleta e trilhos para caminhadas, seguidas de massagens reparadoras.

Se procura um destino para celebrar um casamento ou outra cerimónia, não tem de ir longe para encontrar o melhor na Europa. Em Braga, no meio de vinhas e matas minhotas, surge a Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel, uma torre medieval do século XV com duas suítes e a casa do Gomariz, com 12 suítes e 12 quartos. A torre acolhe também um bar e um spa com piscina interior aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco e tratamentos como massagens de aromaterapia. No entanto, o que chamou a atenção da Condé Nast Johansens foi, além da vista para as vinhas, o salão para eventos de até 220 convidados, o longo jardim e a decoração com madeira natural e minimalista. O espaço de eventos inclui a cozinha do chef Marco Gomes.

Por fim, o último hotel português a constar na lista de premiados é o The Rebello, no Porto, coroado com o prémio dos leitores. O hotel com 103 quartos, suítes e estúdios ergue-se da margem do rio Douro e é nomeado exatamente em homenagem aos pequenos barcos de madeira que por lá passavam, levando as uvas até às casas de vinho. Todo o seu design e organização são feitos tendo em conta a história da região. A sua oferta de comida e bebida, seja no rooftop, bar ou restaurante inspira-se nos produtos regionais revisitados com um olhar contemporâneo. Não poderia faltar um espaço de relaxamento e aqui, o spa inspira-se nas termas romanas que em tempos existiram na região. Importante mencionar que os amigos peludos são mais do que bem vindos – assim se ganha o amor dos leitores.

Bisque Bistro. O sabor do clássico, reinventado
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
Fim de Ano na Serra da Estrela com um programa dedicado à tecelagem
Os hotéis Casa das Penhas Douradas e Casa de São Lourenço preparam um programa conjunto para a passagem do ano. Entre 29 de dezembro e 1 de janeiro vai haver caminhadas pela serra, ateliers de tecelagem, um concerto, provas de vinhos e de queijos, jantares gourmet e, claro, uma enorme festa de réveillon.
Portugal tem 38 hotéis no guia Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2025
Quase metade dos hotéis escolhidos por este guia ficam na zona de Lisboa e Vale do Tejo. Mas há também muitas opções no Porto e norte do país, no Alentejo, no Algarve e nas ilhas. Portugal é, de resto, o segundo país do mundo com mais hotéis recomendados.
Uma lista elaborada pela Global Finance, revista financeira americana, que todos os anos compila os país mais abastados do mundo com base em variáveis que ultrapassam a mera noção do PIB.
Ao contrário do que se possa pensar, o futuro não está nos criadores de conteúdo, cirurgiões ou advogados. Muito pelo contrário.
Com um nível de vida tão acessível, é impossível resistir a estes paraísos.
Fica numa das zonas mais prestigiadas de Los Angeles, no bairro de Bel Air, e estará em leilão entre 28 de fevereiro e 2 de março.