Prazeres / Drive

Diretor artístico da Louis Vuitton desenhou Mercedes Classe G de corridas

Chama-se “Project Geländewagen” e parece um Mercedes-Benz Classe G de competição. Mas não é nada disso. É, isso sim, uma obra de arte feita por Virgil Abloh, Diretor Artístico Masculino da Louis Vuitton e Fundador da Off-White.

11 de setembro de 2020 | Miguel Dias

Pensado para ser um projeto de design conceptual que quer alterar as perceções futuras de luxo, este Project Geländewagen é um compromisso entre realidade e futuro, como afirmou o diretor de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, que olha para ele como uma obra de arte única que apresenta interpretações futuras do luxo e o desejo pelo belo e pelo extraordinário.

Fiel às formas quadradas do Mercedes-Benz Classe G, este Project Geländewagen consegue ser, ao mesmo tempo, muito diferente. Elementos como os espelhos retrovisores laterais, os puxadores das portas ou até os picas desaparecerem, criando uma silhueta limpa mas impactante, até porque este Classe G recebeu um kit de carroçaria mais largo, que lhe deu para-choques mais agressivos e saias laterais mais proeminentes.

Virgil Abloh desenhou Mercedes Classe G de corridas
Virgil Abloh desenhou Mercedes Classe G de corridas

O resultado final é um protótipo único e impressionante, que apesar de ter um look meio inacabado, parece, ao mesmo tempo, estar pronto para atacar uma oval da NASCAR.

E se isso é verdade no exterior, é ainda mais evidente no habitáculo, onde este Project Geländewagen nos remete, de imediato, para o universo das corridas. A gaiola de segurança, os bancos desportivos, o volante e o extintor são exemplo disso mesmo.

Os habituais enormes ecrãs dos modelos da marca de Estugarda também desapareceram, tendo sido substituídos por indicadores analógicos e por botões físicos.

Virgil Abloh x Mercedes Classe G
Virgil Abloh x Mercedes Classe G

Por esclarecer está a mecânica que serve de base a este modelo, ainda que a Mercedes-Benz já tenha feito saber que irá leiloar uma réplica deste protótipo único no próximo dia 14 de setembro, num leilão organizado pela RM Sothebys. O valor da venda será doado, por inteiro, a uma instituição de caridade que apoia comunidades criativas em todo o mundo.

Virgil Abloh x Mercedes Classe G
Virgil Abloh x Mercedes Classe G
Saiba mais Virgil Abloh, Louis Vuitton, Mercedes, Classe, Project Geländewagen, Gorden Wagener, Mercedes-Benz
Relacionadas

Quem vai ser o novo James Bond?

Já se sabe que Daniel Craig quer deixar o papel de James Bond, mas quem será o seu sucessor? Há um nome cada vez mais certo.

Mais Lidas
Drive Os carros que estão (sempre) na moda

Estar na moda pode ser subjectivo. Mas há automóveis que reúnem a beleza e a elegância necessárias para estar in fashion. Na nossa lista há desde um Rolls-Royce inédito até a um BMW sem capota.

Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive O novo Ferrari Roma é uma obra-prima

Atribuíram-lhe o nome de Ferrari Roma e é o automóvel perfeito para quem gosta de obras-primas. O novo modelo alia os traços clássicos icónicos com os do exclusivo 250 GTO e a modernidade e a potência dos desportivos da atualidade. Uma delícia de arte e engenho italiano.