Prazeres / Artes

Ridley Scott regressa ao Cinema com novo filme sobre Napoleão

23 anos depois de vencer um Óscar com Gladiador, o realizador volta em grande com a história do implacável general francês, Napoleão Bonaparte. Será este tão bom ou melhor que Gladiador?

Foto: Apple Tv
15 de julho de 2023 | Ângela Mata
Há muito já anunciado, o novo filme de Ridley Scott, Napoleão, só chega às salas de cinema em novembro, mas o trailer saiu esta semana (10 de julho) e já levanta um bocadinho o véu daquilo que podemos esperar. Cavalos em ataque, revoluções que agitam todo um cenário, explosões em pirâmides e, segundo consta, uma banda sonora estrondosa. Os ingredientes para um filme épico parecem estar todos lá.

O filme biográfico gira em torno, naturalmente, da vida do general e líder francês, num olhar envolvente sobre uma das personagens mais fascinantes da história. E a julgar pelos anteriores filmes épicos e históricos de Scott, Napoleão promete as mesmas emoções.
A ascensão e queda do icónico imperador francês.
A ascensão e queda do icónico imperador francês. Foto: Apple Tv
É que, para além da riqueza histórica, o filme conta com a interpretação do aclamado ator Joaquin Phoenix no papel do imperador francês. Uma atuação que promete a profundidade e a intensidade emocional que ele traz sempre para os seus papéis. Além de Phoenix, Vanessa Kirby, a atriz que ficou conhecida pelo seu papel na série The Crown, interpreta a primeira mulher de Napoleão, a imperatriz Joséphine. No trailer já é possível ver pedaços desse romance entre as duas personagens. 

O trailer revela também alguns dos principais momentos da história napoleónica e francesa. Começa com a decapitação de Maria Antonieta, as principais conquistas no Egito e o cerco de Toulon, bem como a sua coroação como imperador. E assim como existem cenas de amor apaixonado entre Napoleão e Joséphine, também vemos as dificuldades e a tirania que dominaram a sua vida.
A viciante e volátil relação com o seu único e verdadeiro amor, Josephine.
A viciante e volátil relação com o seu único e verdadeiro amor, Josephine. Foto: Apple Tv

Esta não é, no entanto, a primeira adaptação da vida desta figura histórica. Anteriormente, destacaram-se as interpretações notáveis da versão francesa de cinco horas de Abel Gance (1927) e Waterloo (1970) com Rod Steiger. Ridley Scott, com a notável capacidade interpretativa de Joaquin Phoenix, promete capturar a figura como nenhuma outra adaptação anterior.

Nem mesmo o lendário Stanley Kubrick conseguiu dar vida ao líder militar com sucesso. O realizador quis fazer um filme sobre Napoleão na década de 70, com Jack Nicholson e Audrey Hepburn, mas o projeto nunca se materializou.

Em entrevista à Empire Magazine, no ano passado, Scott falou sobre os desafios de fazer o filme e o processo de trabalho com Phoenix: "Com Joaquin, podemos reescrever o filme porque ele está desconfortável. E isso meio que aconteceu com Napoleão", disse ele. "Desmarcámos o filme para ajudá-lo a concentrar-se em quem era Bonaparte. Eu tinha que respeitar isso, porque o que estava a ser dito era incrivelmente construtivo. Tudo isso fez com que o filme crescesse e ficasse melhor."
A carregar o vídeo ...

Napoleão é, desta vez, feito em coprodução com a Columbia Pictures e a Apple Studios, e tem estreia marcada para 22 de novembro deste ano.
Saiba mais Cinema, Filme, Napoleão, Ridley Scott, Joaquin Phoenix
Relacionadas

Recuperar a visão de Stanley Kubrick

Na novíssima reedição do livro "Stanley Kubrick Photographs. Through a Different Lens", pela TASCHEN, os fãs do cineasta podem mergulhar na visão fotográfica do artista.

Mais Lidas