Prazeres / Artes

In The Clouds, a nova coleção de cristais de Jonathan Hansen

De jarras a taças de vinho, a nova coleção de vidro inspirada nos seculares cristais da Boémia promete dar à casa aquele toque de sofisticação que, às vezes, tanto procuramos.

'In The Clouds', coleção de vidro de Jonathan Hansen.
'In The Clouds', coleção de vidro de Jonathan Hansen. Foto: D.R
01 de setembro de 2021 | Ana Filipa Damião

A mais recente coleção de Jonathan Hansen, designer nova-iorquino, consiste em dez peças de vidro gravadas à mão, desde taças de vinho a copos e jarras.

'In The Clouds', coleção de vidro de Jonathan Hansen.
'In The Clouds', coleção de vidro de Jonathan Hansen. Foto: D.R

Todas feitas em cristal da Boémia, um material do século XVI oriundo da região da Boémia e da Silezia, hoje parte da República Checa, estão disponíveis em vidro transparente e em cinzento tingido.

Hansen inspirou-se nas nuvens para transmitir uma sensação de leveza e requinte ao vidro, ao mesmo tempo que procurava personificar a beleza do antigo método de produção, onde cada peça é única. Além disso, a referência ao céu azul brinca com a clareza do cristal transparente, onde o objeto em si é ‘separado’ das restrições físicas que o amarram.

Peças em vidro transparente da coleção 'In The Clouds', de Jonathan Hansen.
Peças em vidro transparente da coleção 'In The Clouds', de Jonathan Hansen. Foto: D.R

"Capturar num material transparente um objeto que é, em si, gotas de água, vivas e em constante movimento, foi uma grande parte da ideia por trás da coleção In The Cloud", explica o designer em comunicado. "Os gravuristas conseguiram criar uma bela sensação de movimento através das diferentes profundidades de incisão, e em combinação com a refração da luz e transparência do cristal, as nuvens ganham vida", disse.

Peças em vidro tingido da coleção 'In The Clouds', de Jonathan Hansen.
Peças em vidro tingido da coleção 'In The Clouds', de Jonathan Hansen. Foto: D.R

Com um extenso currículo, Jonathan lançou em 2020 a coleção Ciels Bleus, em colaboração com a marca francesa Marie Daâge, tendo criado outras peças de vidro para designers e marcas como Lisa Perry, AERIN e Ralph Rucci.

In The Clouds estará disponível para pré-compra na plataforma Farfetch a partir de setembro, e será lançada internacionalmente através de retalhistas como Browns e Moda Operandi no outono deste ano.

Saiba mais Jonathan Hansen, in the clouds, peças de vidro, cristal da Boémia, artesãos, arte, farfetch, Ciels Bleus
Relacionadas

Uma coluna de som ou uma peça de arte?

Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.

Quando a arte entra casa adentro

Para a sua nova colaboração criativa, a Ikea Art Collection aliou-se a cinco artistas de vários pontos do globo para criar peças exclusivas, acessíveis e intemporais. Entrevistámos o artista alemão Stefan Marx, que desenhou uma jarra e uma manta.

Mais Lidas
Artes Os 10 videojogos mais vendidos de sempre

Mario Kart é um dos franchises mais bem-sucedidos no mundo dos videojogos. O último update data de 2014, e os fãs esperam ansiosamente pelo próximo jogo, Mario Kart 9. Enquanto esperam, existem 9 outros que podem ocupar o tempo.

Artes Em Oeiras celebram-se Artes e Ofícios

A primeira edição da Bienal Artes e Ofícios | Novo Design, que acontece de 20 a 25 de setembro em Oeiras, reúne talentos de países como os EUA, Suíça, Alemanha, Itália, França e, claro, Portugal.

Artes Emicida, o novo Gilberto Gil?

O rapper, cantor e compositor brasileiro apresenta em Portugal o premiado álbum AmarElo, vencedor de um Grammy Latino e que esteve na origem do muito elogiado documentário 'AmarElo – É Tudo Pra Ontem', estreado no final de 2020 na Netflix e no qual (re)escreve um capítulo apagado da historiografia oficial do Brasil: a dos afrodescendentes