In The Clouds, a nova coleção de cristais de Jonathan Hansen
De jarras a taças de vinho, a nova coleção de vidro inspirada nos seculares cristais da Boémia promete dar à casa aquele toque de sofisticação que, às vezes, tanto procuramos.

A mais recente coleção de Jonathan Hansen, designer nova-iorquino, consiste em dez peças de vidro gravadas à mão, desde taças de vinho a copos e jarras.

Todas feitas em cristal da Boémia, um material do século XVI oriundo da região da Boémia e da Silezia, hoje parte da República Checa, estão disponíveis em vidro transparente e em cinzento tingido.
Hansen inspirou-se nas nuvens para transmitir uma sensação de leveza e requinte ao vidro, ao mesmo tempo que procurava personificar a beleza do antigo método de produção, onde cada peça é única. Além disso, a referência ao céu azul brinca com a clareza do cristal transparente, onde o objeto em si é ‘separado’ das restrições físicas que o amarram.

"Capturar num material transparente um objeto que é, em si, gotas de água, vivas e em constante movimento, foi uma grande parte da ideia por trás da coleção In The Cloud", explica o designer em comunicado. "Os gravuristas conseguiram criar uma bela sensação de movimento através das diferentes profundidades de incisão, e em combinação com a refração da luz e transparência do cristal, as nuvens ganham vida", disse.

Com um extenso currículo, Jonathan lançou em 2020 a coleção Ciels Bleus, em colaboração com a marca francesa Marie Daâge, tendo criado outras peças de vidro para designers e marcas como Lisa Perry, AERIN e Ralph Rucci.
In The Clouds estará disponível para pré-compra na plataforma Farfetch a partir de setembro, e será lançada internacionalmente através de retalhistas como Browns e Moda Operandi no outono deste ano.
Manuel Aires Mateus assina coleção para a Viúva Lamego
A fábrica de cerâmica centenária uniu-se ao arquiteto português para uma colaboração inédita, de onde nasce uma coleção de azulejos. inspirada na tradição portuguesa.
Uma coluna de som ou uma peça de arte?
Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.
Quando a arte entra casa adentro
Para a sua nova colaboração criativa, a Ikea Art Collection aliou-se a cinco artistas de vários pontos do globo para criar peças exclusivas, acessíveis e intemporais. Entrevistámos o artista alemão Stefan Marx, que desenhou uma jarra e uma manta.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.