Prazeres / Artes

Série documental sobre Pinto da Costa já tem trailer

Chama-se "Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida" e é a nova série em três episódios que conta, na primeira pessoa e com relatos de família, amigos e figuras do futebol, a vida dessa figura incontornável do Futebol Clube do Porto.

A carregar o vídeo ...
23 de fevereiro de 2024 | Madalena Haderer

Quando boa parte dos portugueses nasceu, Jorge Nuno Pinto da Costa já cá andava. É normal, portanto, que, para muitos, o presidente do Futebol Clube do Porto (FCP) seja menos uma pessoa e mais uma instituição. Um farol de estabilidade no mar revolto que é o futebol português. Pinto da Costa dirige o clube do dragão há quase 42 anos. Há quem defenda que já é tempo de pendurar… as botas, ou as luvas ou o chicote, o que quer que ele use para liderar o clube, e de dar lugar a André Villas-Boas na próxima eleição, em 2024. É possível que esteja um dia fresco no inferno quando isso acontecer. Não importa. Para quem está a ver de fora, com um olhar futebolisticamente desapaixonado, Pinto da Costa é um monumento. E, como todos os monumentos, é fácil passar por ele quase todos os dias, nos jornais e televisões, e não fazer a mínima ideia de como é que ele se transformou naquilo que é hoje. De onde vem, para onde vai e como é que chegou até aqui?

O presidente do FCP num momento de partilha com José Mourinho
O presidente do FCP num momento de partilha com José Mourinho Foto: DR

Aproveitando a efeméride do 86º aniversário de Pinto da Costa, a plataforma de streaming Prime Video procura dar resposta a estas e a outras perguntas com a estreia de Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida: uma nova série documental em três episódios sobre a vida do icónico presidente do FCP, disponível em 2024.

Jorge Nuno Pinto da Costa numa viagem pelas ruas da memória
Jorge Nuno Pinto da Costa numa viagem pelas ruas da memória Foto: DR

Pela primeira vez, Pinto da Costa deu acesso à sua vida privada, num relato na primeira pessoa e com a participação de família, amigos e de muitas figuras com quem se cruzou no mundo do futebol, como José Mourinho, Florentino Peréz, Joan Laporta, Angel Gil, Madjer, Deco e até o ex-Presidente da República Ramanho Eanes.

A série é da autoria de Cristina Arvelos, também produtora executiva, e de Pedro Lopes. A realização é da responsabilidade de Bruno Pinhal, Paulo Menezes e Graça Castanheira.

Saiba mais Artes, Televisão, Streaming, Série, Prime Video, Senhor Presidente, Pinto da Costa, Futebol, Futebol Clube do Porto
Relacionadas

Benfica celebra 120 anos com coleção de joias e diamantes

Diamantes da Luz é o nome da coleção de diamantes – feitos a partir do carbono da relva do estádio da Luz – que o Sport Lisboa e Benfica vai lançar para marcar o aniversário dos 120 anos. Agora, os adeptos podem andar sempre com um pedaço do relvado do "glorioso".

Livraria Lello eleita para famosa exposição francesa

A livraria portuguesa junta-se a grandes nomes desta área, como a Strand Book Store de Nova Iorque, na exposição "Mise En Page" nos emblemáticos armazéns Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, que decorre até 21 de abril e já inaugurou.

Mais Lidas