Alma Gémea, a marca portuguesa que incorpora cortiça em artigos de cozinha
Como um dos materiais portugueses de eleição faz toda a diferença nesta marca de decoração que pertence à Amorim Cork Composites, que tem peças como jarros, chávenas ou bules.

A cortiça não só é sustentável como está na moda. É essa uma das premissas da marca portuguesa Alma Gémea, que pertence á Amorim Cork Composites, e que quer tornar o lar dos portugueses mais ecológico. A marca encontrou inspiração na Natureza para apresentar a nova coleção, à qual chamou "5º Elemento - Equilíbrio Perfeito# com uma gama que tem um total de 18 produtos, com 5 variações de cor, que inclui peças como jarros, bules ou copos. Às cores já existentes (cinzento-escuro e branco-pérola), juntam-se agora o rosa, o verde e o preto mate, numa colaboração com a marca de cerâmicas Matcerâmica.

A nova coleção propõe uma perfeita união entre os diferentes elementos – ar, água, terra e fogo – para a criação de um quinto elemento: a cortiça, que tem como intuito promover a harmonia e o total equilíbrio dentro das nossas casas. "O objetivo desta coleção é potenciar ao máximo as características únicas destes dois materiais nobres pertencentes à mais profunda tradição portuguesa" diz Cristina Veríssimo, diretora de Marketing e Comunicação da Amorim Cork Composites, em comunicado. "A fusão da cortiça e da cerâmica resulta assim numa coleção contemporânea, esteticamente apelativa e versátil."

A marca intitula-se como ecológica, pois a cortiça usada nas coleções provém maioritariamente dos desperdícios gerados pela indústria das rolhas. Além disso, destaca-se a capacidade da cortiça em reter CO2, o que é um contributo importante para a descarbonização. "Por cada tonelada de cortiça produzida, o montado de sobro pode sequestrar até 73 toneladas de CO2, contribuindo assim positivamente para a regulação do clima e, simultaneamente, para a redução da pegada de carbono dos produtos em que é utilizada" lê-se, ainda, no comunicado. Conheça algumas das peças.

Encontrados quadros de Picasso e Mondrian roubados há uma década
As obras primas foram encontradas num desfiladeiro, embrulhadas em película, a sul de Atenas. O quadro de Picasso tinha sido oferecido pelo próprio aos gregos, como um presente pela saída das tropas nazis do país.
Este fotógrafo captou a essência do gin a uma escala microscópica
Justin Zoll captou formas cristalinas congeladas do famoso Gin No.3 para criar uma série de fotografias surpreendentes, que celebram a nova campanha desta marca londrina: The Art of Perfection.
Uma coluna de som ou uma peça de arte?
Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.
Este analista criou um mapa com os quadros mais famosos da Europa
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
Eis as novas sardinhas da Bordallo Pinheiro
A edição Sardinha by Bordallo 2021conta com a colaboração de Nuno Markl, Nilton, Eduardo Madeira, entre outros artistas.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.