Prazeres / Artes

Eis as novas sardinhas da Bordallo Pinheiro

A edição Sardinha by Bordallo 2021conta com a colaboração de Nuno Markl, Nilton, Eduardo Madeira, entre outros artistas.

Novos modelos da coleção `Sardinha by Bordallo´ 2021
Novos modelos da coleção `Sardinha by Bordallo´ 2021 Foto: D.R
29 de julho de 2021

A coleção mais recente das famosas sardinhas das Caldas da Rainha tem dez novos modelos sendo que dois deles são originais do artista de renome Bordallo Pinheiro.

Rapahel Bordallo Pinheiro é uma das personalidades da cultura portuguesa do século XIX, conhecido internacionalmente pelo fabrico de peças de cerâmica mas também pelo desenho humorístico e pelas caricaturas que fazia de figuras populares da época como o Zé Povinho.

`Sardabisco´, de Nuno Markl
`Sardabisco´, de Nuno Markl Foto: D.R

O ceramista abriu a fábrica de faiança, material utilizado para fazer as peças, nas Caldas da Rainha em 1884, negócio que hoje é continuado. Todos os anos juntam-se modelos novos à coleção pois a marca acredita que a peça é o suporte ideal para materializar parte da gastronomia portuguesa e um ícone das festas populares portuguesas.

Enquanto a sardinha ECO 2D de Nilton dá a notícia de que não são as cegonhas que trazem os bebés, a de Nuno Markl chama-se Sardabisco, uma referência aos desenhos do humorista. Já Eduardo Madeira apelidou a peça de Comédia, uma homenagem ao facto da sardinha ser a "rainha da mesa" nas festas populares.

`Comédia´, de Eduardo Madeira
`Comédia´, de Eduardo Madeira Foto: D.R

A coleção deste ano fica marcada igualmente pelo contributo de designers como Rita Wainer, Chicô Gouveia, Toia Lemann, Ana Sofia Gonçalves e ainda das crianças da Chualgarve, uma unidade de pediatria em Portimão.

Saiba mais Rapahel Bordallo Pinheiro, Sardinha, Caldas da Rainha, artes, cultura e entretenimento, Nuno Markl, Nilton, Eduardo Madeira
Relacionadas
Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.