Encontrados quadros de Picasso e Mondrian roubados há uma década
As obras primas foram encontradas num desfiladeiro, embrulhadas em película, a sul de Atenas. O quadro de Picasso tinha sido oferecido pelo próprio aos gregos, como um presente pela saída das tropas nazis do país.

Head of a Woman, um quadro que Picasso ofereceu ao povo grego em honra da sua resistência ao domínio nazi, esteve desaparecido há quase 10 anos, até há uns dias, quando foi encontrado numa ravina. Acontece depois de um construtor ter admitido que roubou a obra-prima e duas outras obras de arte daGaleria Nacional de Atenas, há quase uma década, num assalto que aconteceu na noitede 9 de janeiro de 2012.
Durante nove anos, o quadroHead of a Woman tinha estado escondido na casa deste suposto amante de arte, junto com o quadroStammer Windmill, uma obra do pintor holandês Piet Mondrian, roubada no mesmo assalto. Quando a polícia estava prestes a localizá-lo, o ladrão transferiu as peças para um armazém antes de as esconder embrulhadas em película, escondendo-as num desfiladeiro a sudeste da capital grega, avança o The Guardian. Foi ai que foram encontradas.
A sua recuperação foi saudada com euforia em Atenas, sobretudo porque a Galeria Nacional, que é onde reside a maior coleção pública de obras de arte da Grécia, reabriu recentemente, depois de ter estado fechada durante anos para renovação.
Lina Mendoni, ministra da Cultura e do Desporto descreveu a recuperação das obras recuperadas como "um dia especial, [um dia de] grande alegria e emoção". Pablo Picasso, disse ela, tinha doado pessoalmente o quadro cubista à nação em 1949, cinco anos após as tropas de Hitler se terem retirado do país, inscrevendo as palavras "para o povo grego, uma homenagem". Picasso" na parte de trás da tela.
Estes são os cinco quadros mais valiosos do mundo
Há obras de arte que superam o valor de carros excêntricos, ou das mansões dos bilionários. Estas são as mais caras do mundo.
Como investir em arte sem sair de casa
Está desejoso de melhorar a imagem de fundo que mostra no Zoom ou apenas quer ver coisas bonitas? Mais tempo em casa significou um aumento das compras online de arte – mas, por onde começar? Phoebe McDowell apresenta-lhe um guia de conhecedora.
Este fotógrafo captou a essência do gin a uma escala microscópica
Justin Zoll captou formas cristalinas congeladas do famoso Gin No.3 para criar uma série de fotografias surpreendentes, que celebram a nova campanha desta marca londrina: The Art of Perfection.
Uma coluna de som ou uma peça de arte?
Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.
Descoberto esboço inédito de famoso quadro de Van Gogh
O museu dedicado ao pintor em Amesterdão vai expor o esboço da obra original 'Worn out', para ver até 2 de janeiro de 2022.
Larry Gagosain. Quem é o dono de uma das obras de arte mais caras de sempre
O retrato de Marilyn Monroe, de Andy Warhol, foi vendido ao negociante de arte por 185 milhões de euros na passada segunda-feira, em Nova Iorque.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.