Tom Ford, o designer de Moda que se tornou multimilionário
Depois de vender a sua marca à Estée Lauder, a fortuna do ícone de 61 anos está agora avaliada em mais de dois mil milhões de dólares.

Além de designer de Moda, diretor criativo e cineasta, Tom Ford, 61 anos, acrescenta agora um novo título ao CV: multimilionário. O norte-americano vendeu esta semana a sua marca à Estée Lauder pelo valor de 2,8 mil milhões de dólares. A empresa de cosmética, que também é dona de marcas como MAC e Clinique, adquiriu tanto a Tom Ford (por 2,3 mil milhões) como a Marcolin, que detém a licença para os óculos Tom Ford (por 250 milhões), avançou a CBS News. A Estée Lauder já tinha um acordo com a Tom Ford Beauty, que a produzia através de uma licença que expira em 2030.
"A linha Tom Ford Beauty é extremamente bem sucedida - tem prestígio, um preço premium e um crescimento rápido - e, suspeito, é altamente lucrativa", esclareceu Deborah Aitken, analista da Bloomberg Intelligence. "Agora está tudo na mesma casa". Com o negócio finalizado, o criador de 61 anos fica com uma fortuna avaliada em mais de dois mil milhões de dólares, segundo a Bloomberg, continuando a dar o seu parecer criativo à marca até ao final de 2023.
Natural do Texas, Estados Unidos, Tom Ford tentou a sua sorte no mundo da sétima arte como ator, mas depressa percebeu que aquele não era o seu papel. Ingressou na Parsons School of Design, de 1980 a 1985, e alguns anos mais tarde, em 1994, foi nomeado diretor criativo da Gucci, numa altura em que a marca passava por dificuldades. Um movimento acertado que lhe valeu a reputação que ainda hoje tem - o "salvador da Gucci". Foi também diretor criativo da Yves Saint Laurent.
Em 2004, o designer separou-se da Casa italiana, entretanto já nas mãos do empresário François Pinault, e concentrou todas as energias na criação da própria marca de cosmética e Moda, que começou em 2006. Contudo, nunca esqueceu o seu fascínio pelo Cinema, e em 2009 dirigiu o filme Um Homem Singular, que arrecadou diversos elogios e prémios. Já em 2016, dirigiu e escreveu, em conjunto com Austin Wright, Animais Noturnos, um thriller que ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Cinema de Veneza. A par disto, Ford tem também dois livros sobre os seus designs.
Esteve numa relação com Richard Buckley, jornalista e editor de Moda, durante 35 anos, até à morte de Buckley. O casal tem um filho de dez anos, chamado Alexander John.
Estas são as 20 marcas mais influentes de 2022 (até agora)
A lista foi divulgada pela plataforma Lyst. De Gucci, a Balenciaga e Fendi, descubra quais as marcas mais influentes do momento.
As campanhas de moda mais provocadoras de sempre
Estas são algumas das imagens que ficaram para a história da moda pelo seu conteúdo pouco consensual.
Ombros oversized? A tendência de moda masculina para este inverno
A nova silhueta para esta temporada traz novas formas para todos os casacos.
Men in black. O mistério de um guarda-roupa todo preto
Os looks totais com peças em preto são para serem usados em todas as ocasiões e são mesmo os mais sensuais desta estação.
20 bombers tão cool como os do Top Gun
Os blusões bomber, essenciais do universo dos uniformes da aviação, continuam a marcar as coleções dos principais designers e marcas.
De Saint Laurent a Dries Van Noten. Stivali, agora também para homem
Há 30 anos que a Stivali é uma referência de elegância na moda feminina. Com a abertura da secção masculina, a oferta diversifica-se e a qualidade mantém-se.
Estas são algumas das imagens que ficaram para a história da moda pelo seu conteúdo pouco consensual.
Alguns designers associaram-se a grandes marcas de desporto como a Sacai com a Nike, Junya Watanabe com a New Balance e os designers Craig Green e Wales Bonner com a Adidas. Outros lançaram os seus próprios modelos que nem por isso são menos cool.
Em sets de filmes, na praia, de férias em destinos idílicos, Jane Birkin, Joan Collins, Ava Gardner ou Claudia Cardinale estão entre as mulheres mais emblemáticas e bonitas de sempre, aqui em pleno verão.
Gabriel-Kane Day-Lewis é músico e modelo e vive entre Nova Iorque e Paris. Um ícone de estilo, aos 25 está a perseguir uma carreira em nome próprio, e Hollywood já lhe piscou o olho.