Estilo / Moda

Tom Ford, o designer de Moda que se tornou multimilionário

Depois de vender a sua marca à Estée Lauder, a fortuna do ícone de 61 anos está agora avaliada em mais de dois mil milhões de dólares.

Foto: Getty Images
18 de novembro de 2022 | Ana Filipa Damião

Além de designer de Moda, diretor criativo e cineasta, Tom Ford, 61 anos, acrescenta agora um novo título ao CV: multimilionário. O norte-americano vendeu esta semana a sua marca à Estée Lauder pelo valor de 2,8 mil milhões de dólares. A empresa de cosmética, que também é dona de marcas como MAC e Clinique, adquiriu tanto a Tom Ford (por 2,3 mil milhões) como a Marcolin, que detém a licença para os óculos Tom Ford (por 250 milhões), avançou a CBS News. A Estée Lauder já tinha um acordo com a Tom Ford Beauty, que a produzia através de uma licença que expira em 2030. 

"A linha Tom Ford Beauty é extremamente bem sucedida - tem prestígio, um preço premium e um crescimento rápido - e, suspeito, é altamente lucrativa", esclareceu Deborah Aitken, analista da Bloomberg Intelligence. "Agora está tudo na mesma casa". Com o negócio finalizado, o criador de 61 anos fica com uma fortuna avaliada em mais de dois mil milhões de dólares, segundo a Bloomberg, continuando a dar o seu parecer criativo à marca até ao final de 2023. 

Natural do Texas, Estados Unidos, Tom Ford tentou a sua sorte no mundo da sétima arte como ator, mas depressa percebeu que aquele não era o seu papel. Ingressou na Parsons School of Design, de 1980 a 1985, e alguns anos mais tarde, em 1994, foi nomeado diretor criativo da Gucci, numa altura em que a marca passava por dificuldades. Um movimento acertado que lhe valeu a reputação que ainda hoje tem - o "salvador da Gucci". Foi também diretor criativo da Yves Saint Laurent.

Em 2004, o designer separou-se da Casa italiana, entretanto já nas mãos do empresário François Pinault, e concentrou todas as energias na criação da própria marca de cosmética e Moda, que começou em 2006. Contudo, nunca esqueceu o seu fascínio pelo Cinema, e em 2009 dirigiu o filme Um Homem Singular, que arrecadou diversos elogios e prémios. Já em 2016, dirigiu e escreveu, em conjunto com Austin WrightAnimais Noturnos, um thriller que ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Cinema de Veneza. A par disto, Ford tem também dois livros sobre os seus designs. 

Esteve numa relação com Richard Buckley, jornalista e editor de Moda, durante 35 anos, até à morte de Buckley. O casal tem um filho de dez anos, chamado Alexander John. 

Saiba mais Tom Ford, Multimilionário, Designer de Moda
Relacionadas
Mais Lidas
Moda Met Gala 2024. Os homens mais bem vestidos

As primeiras segundas-feiras de maio estão reservadas para os "Óscares da Moda". Este ano, tem como tema a fábula de J.G. Ballard, "The Garden of Time" - uma história sombria, mas ao mesmo tempo esperançosa.