Estilo / Guia de Compras

Man in black

Os fatos pretos, combinados com camisa clássica branca e gravata, ou com camisa preta, não são normalmente vistos à luz do dia. Esta é a estação em que este cliché vai mudar.

Foto: Getty Images
06 de novembro de 2019 | Maria A. Ruiva

Vestir preto é quase sempre um statement, uma viagem entre o vestuário clássico e o mais fora da caixa. É a escolha preferida de outsiders – basta lembrar muitas das personagens dos filmes de Quentin Tarantino, como Cães Danados (Reservoir Dogs), em que o grupo de ladrões protagonista se veste com o mesmo uniforme composto por fato preto, camisa branca e gravata preta, ou como as personagens de John Travolta e Samuel L. Jackson em Pulp Fiction mostram a sua predileção especial pelos tons escuros. Este paradigma de fora da lei é contornado por Will Smith e Tommy Lee Jones em MIB- Homens de Negro (Men in Black), outsiders na mesma, mas que fazem parte do sistema.

O fato preto ajudou a tornar icónicas várias personagens do cinema, tornando-as poderosas e magnéticas, como Clarck Gable em Casar por Casar (No Man of Her Own), Al Pacino em O Padrinho (The Godfather), Clint Eastwood em A Furia da Razão (Dirty Harry) ou mesmo Ethan Hawke em Gattaca. A escolha das peças de roupa não só torna as personagens mais poderosas, como mais interessantes e misteriosas.

Esta é a estação na qual vestir preto é um statement muito cool. Com uma alfaiataria meticulosa, combinados com camisas clássicas, os fatos podem ter silhuetas mais skinny como as propostas pela Saint Laurent, ou mais baggy como os fatos Celine.

Clarck Gable em Casar por Casar (No Man of Her Own), 1932
Clarck Gable em Casar por Casar (No Man of Her Own), 1932 Foto: Getty Images
Clint Eastwood nas filmagens de A Furia da Razão (Dirty Harry), 1960
Clint Eastwood nas filmagens de A Furia da Razão (Dirty Harry), 1960 Foto: Getty Images
Al Pacino em O Padrinho: Parte II (The Godfather: Part II), 1974
Al Pacino em O Padrinho: Parte II (The Godfather: Part II), 1974 Foto: Getty Images
Cartaz do filme Cães Danados (Reservoire Dogs), 1992
Cartaz do filme Cães Danados (Reservoire Dogs), 1992
John Travolta e Samuel L. Jackson em Pulp Fiction, 1994
John Travolta e Samuel L. Jackson em Pulp Fiction, 1994
Ethan Hawke em Gattaca, 1997
Ethan Hawke em Gattaca, 1997
Saint Laurent – Celine
Saint Laurent – Celine
Prada - Dunhill
Prada - Dunhill
Saiba mais moda, estilo, moda masculina, fato, preto, alfaiataria, cinema, Guia de Compras
Relacionadas

Vive le noir!

O preto é predominante onde quer que estejamos. Aclamamos, por isso, a cor de todas as cores que sobrevive desde o Neolítico.

Contra fatos não há argumentos

Os fatos brancos com corte de alfaiataria ganham vida com pormenores de cor e contrastam com os acessórios em cores quentes. Perfeitos para o regresso ao trabalho.

Como vestir golas altas

As golas altas do final do século XX, escolha de alguns dos mais cool ícones musicais, mistura-se agora nas novas tendências com rigor e uma nova elegância. Saiba como as usar em todos os momentos.

Mulher-mistério

O trench coat tornou-se uma peça essencial e hoje ganha protagonismo, tanto com as formas clássicas como com as novas interpretações dos designers. Pode agora ser vestido em todas as ocasiões, mesmo nas mais formais.

Hora certa

O preto contrasta com o prateado nos novos relógios deste ano. Com linhas clássicas, os modelos novos juntam-se aos mais históricos que agora têm pequenas alterações. É hora de renovar ou apostar nestes relógios intemporais.

Quem são os futebolistas com mais pinta do mundo?

Hoje é bem possível que por detrás de um grande futebolista esteja um homem munido de estilo e de bom gosto. Para não falar no corpo perfeitamente cuidado. Não o tendo, equipa nenhuma do mundo – ou marca de Moda alguma – o poderá salvar.

Black is Beautiful

Diz-me a quantidade de cor preta que figura no teu guarda roupa, dir-te-ei quem és? Quem usa preto é, necessariamente, uma pessoa angustiada? E representará, obrigatoriamente, uma alma de artista? Uma coisa é certa: elegância não lhe falta, atitude é sempre certa e segurança nem se fala. É vestir para crer (e, quem sabe, nunca mais querer largar).

Homem do mês: Jeff Goldblum

Além de participar em alguns dos filmes mais lucrativos da sua época, como é o caso da saga Jurassic Park, e de se ter revelado um pianista de jazz notável, o ator norte-americano é também um exemplo de estilo com muita personalidade

Como escolher o fato certo

Um fato que assente perfeitamente é uma peça intemporal no guarda-roupa. Saiba o que deve ter em conta antes de comprar o seu.

Mais Lidas
Moda Joelhos à mostra. Calções para todos os gostos

Os calções são uma das peças essenciais desta estação. Camaleónicos, são para ser usados em todo o tipo de momentos, formais quando conjugados com blazers, ou mais descontraídos e coordenados apenas com uma t-shirt.

Moda Mais que uma caneta, um legado

Montblanc dedica a coleção de Great Characters deste ano ao lendário boxista Muhammad Ali. A edição conta com três instrumentos de escrita, todas personalizadas para representar a vida do atleta.