Esta poderá ser a razão porque não consegue ficar em forma
Já tentou de tudo e mesmo assim não consegue chegar ao seu peso ideal? O problema pode estar nos polimorfismos.
Talvez seja alguém que até pratica exercício físico regularmente, que gosta de se manter em forma e que segue uma dieta alimentar saudável. Até nas festas de Natal conseguiu cortar no álcool, no açúcar refinado e nos alimentos processados. No entanto, mesmo seguindo as regras à risca, não consegue atingir o seu peso ideal. Se é um desses indivíduos, é provável que não esteja a levar em conta um fator bastante importante no plano de treino - os seus genes.
"Os polimorfismos são pequenas variações na atividade genética que nos tornam diferentes uns dos outros e que determinam, por exemplo, a cor dos nossos olhos ou do cabelo", explicou Vicente Mera, chefe da unidade de medicina genómica e envelhecimento saudável da SHA Wellness Clinic, ao site da revista GQ espanhola. "Estas ligeiras diferenças também influenciam o funcionamento dos órgãos, o consumo de energia, os processos inflamatórios, a absorção de nutrientes presentes nos alimentos ou a regulação do apetite. É por esta razão que substâncias como o álcool ou a cafeína não nos afetam da mesma maneira", afirmou.
E é também pela mesma razão que ter um plano de treino e de nutrição com base nos genes de cada pessoa é fundamental, como explicou Mera. O procedimento é simples, tudo se resume a uma análise de sangue em que são estudados três grupos de genes principais: alimentação, exercício físico e emoções. "Por exemplo, se uma pessoa queima mal as gorduras, há que tirá-las da dieta alimentar, mas se metabolizar bem os hidratos de carbono, não há problema em comê-los. O mesmo se aplica ao exercício físico: graças ao teste genético, conhecemos o tipo de fibras musculares [de cada indivíduo], pelo que podemos recomendar uma rotina mais eficaz para o mesmo", continuou o médico.
O terceiro grupo tem a ver com as nossas emoções. Graças ao teste, "sabemos quem é mais propenso a sofrer de depressão ou de ansiedade. Além disso, as emoções estão estreitamente ligadas com a alimentação, razão pela qual uma dieta saudável não só ajuda no controlo do peso, como também nos pode tornar mais felizes", remata a especialista.
O treino de 20 minutos que toda a gente devia experimentar
Este é o workout que toda a gente, aparentemente, está a fazer. E só retira 20 minutos do seu dia.
Quanto tem de andar para perder peso
Perder peso a caminhar é uma missão possível e bastante recomendável. Mostramos como atingir o objetivo.
Do jejum ao detox, mitos sobre dietas que deve esquecer já
Comer inúmeras vezes ao dia, jantar só determinados alimentos, fazer jejum intermitente numa janela específica de horas. Os perigos das dietas que não estão sob a alçada de um especialista em nutrição são para ler aqui.
O treino que Tom Holland seguiu à risca para o papel de Homem-Aranha
Interpretar um super-herói tem muito que se lhe diga. Afinal, não basta decorar as falas e entrar no espírito da personagem. Também é preciso parecer-se com ela, e é aqui que entra o exercício físico.
Eis os treinos que serão tendência em 2022
De exercício consciente a treinar na rua, estas são as tendências de desporto para o novo ano.
Quer viver mais 13 anos?
Um novo estudo aponta hábitos que garantem uma vida longa e feliz.
Vai correr? Isto é o que deve comer antes, durante e após a corrida
Seja um principiante ou veterano no mundo das maratonas, saiba que snacks ricos em hidratos de carbono complexos serão sempre essenciais para o bom desempenho do organismo.
Já tentou de tudo e mesmo assim não consegue chegar ao seu peso ideal? O problema pode estar nos polimorfismos.
Este é o workout que toda a gente, aparentemente, está a fazer. E só retira 20 minutos do seu dia.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
Os exercícios podem ser feitos em casa e ajudam a evitar complicações futuras.