Elixir da longevidade? Eis os desportos que dão mais anos de vida
Um grupo de cientistas analisou quase nove mil praticantes de desporto e descobriu que há uma mão cheia de modalidades que prolongam a vida do ser humano. Adivinha quais são?

É sabido que a prática regular de exercício físico, a par de manter bons hábitos alimentares, tem um efeito positivo na qualidade de vida e na sua saúde de cada um. Agora, a pergunta que realmente interessa, e que até há pouco tempo não tinha resposta, é a seguinte: qual é o desporto que temos de praticar para viver mais?
Um grupo de cientistas doThe Copenhagen City Heart Study (estudo de 2018), meteu mãos à obra com o objetivo de resolver a questão. Para isso, compararam dados de 8500 adultos praticantes de várias modalidades ao longo de 25 anos. No fim da análise, descobriram que oténisera o desporto com melhores valores, ou seja, quemais tempo acrescentava à esperança de vida da pessoa. Um total generoso de9,7 anos. Em segundo lugar estava o badminton, (mais 6,2 anos de vida), seguido pelo futebol (mais 4,7 anos), o ciclismo (mais 3,7 anos), natação (mais 3,4), jogging (mais 3,2 anos).
A ciência explica que tal se deve a diversos fatores, sendo acomponente socialum dos com mais peso, dado que o ténis, o badminton e o futebol são desportos de equipa. O estilo de vida e o estatuto socioeconómico de cada indivíduo também são aspetos decisivos. Quem tem mais posses e mais tempo livre tem mais possibilidades de levar uma alimentação cuidada, praticar exercício e acesso a serviços de saúde. Por fim, os investigadores apontam para a dificuldade do ténis, pois exige o corpo todo para se jogar, das pernas aos braços, ainda resistência, força e rapidez.
Falta de equilíbrio a partir dos 50 anos pode aumentar risco de mortalidade, diz estudo
Cerca de um em cinco dos 1702 participantes não conseguiram manter-se estáveis em apenas um pé durante o tempo mínimo de dez segundos.
Eis os cinco piores mitos sobre exercício, segundo um especialista de Harvard
Existem vários mitos, bons e maus, que podem tornar a escolha da adoção de um certo tipo de exercício mais complicada e confusa. Daniel Lieberman, professor de Evolução Humana na Universidade de Harvard, identifica-os.
Pequenas mudanças, grandes resultados: 5 truques para ser mais produtivo e saudável
Quanto mais esforçados, mais saudáveis e produtivos seremos. Mas será que é mesmo assim? E se, através de pequenas mudanças na rotina, conseguisse os mesmos resultados?
Vizinhos barulhentos podem ser prejudiciais à saúde, diz estudo
Um grupo de investigadores descobriu que os sons de impacto - distintos e abruptos - são os mais aborrecidos e que podem levar a problemas de saúde.
Estar perto da natureza melhora a saúde física e mental, afirmam os cientistas
Um grupo de cientistas finlandeses descobriu que o fácil acesso a zonas verdes, como parques, ou zonas azuis, como rios, reduz a toma de medicação.
Semana de 4 dias de trabalho pode evitar burnouts, diz novo estudo
O tema voltou a ser debatido durante o Fórum Económico Mundial em Davos, onde se discutiu de que forma esta medida não só pode aumentar a produtividade como inverter a tendência crescente para o esgotamento laboral (burnout).
A rotina de exercícios japonesa de 4 minutos diários que promete abdominais
Se a praticar ao longo de cinco meses, esta rotina de exercícios com base no método Tabata promete secar a zona abdominal e defini-la.
Quer começar a correr mas não sabe como? Este método é infalível
Recorrendo a minutos alternados de corrida e caminhada, o método Galloway é ideal para quem se quer iniciar no atletismo. Saiba como funciona.
Perder peso a caminhar é uma missão possível e bastante recomendável. Mostramos como atingir o objetivo.
Com uma pandemia mundial, mais do que nunca, valorizamos muito o álcool gel. É algo que começou a andar connosco, quase como o nosso telemóvel. No entanto, o uso excessivo de desinfetante tem algumas consequências negativas.
Com 43 anos, Tom Brady acabou de vencer pela sétima vez um Super Bowl. Mas como consegue esta estrela da NFL continuar e continuar e continuar?
Sente cansaço, falta de motivação e mau humor durante o dia? A fórmula para mudar estes sentimentos pode estar na sua rotina matinal, como explica este médico especialista.