Estilo / Beleza & Bem-Estar

A rotina de 10 minutos para ter melhor postura

Os exercícios podem ser feitos em casa e ajudam a evitar complicações futuras.

Foto: Unspalsh
10 de dezembro de 2020 | Mariana Dias

Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas encontram-se em regime de teletrabalho. Involuntariamente, quando estamos sentados durante muitas horas e numa cadeira menos confortável, temos a tendência de colocar os ombros e a cabeça para a frente, ou mesmo de cruzar as pernas. Sem nos apercebermos, esses pequenos movimentos podem causar lesões na coluna a longo prazo. Porém, existem formas de evitar esses desvios, em casa e em pouco tempo.

Segundo um estudo publicado no Journal of Physical Therapy Science , indivíduos com postura inclinada, tendem a ter os músculos e as articulações da  parte da frente do pescoço mais fracos e os músculos da parte superior das costas e dos ombros mais tensos. Mais: o alongamento dos músculos esternocleidomastóideos e escalenos não impede a inclinação da cabeça para a frente. Consequentemente, este tipo de postura pode provocar o arredondamento dos ombros ou o desenvolvimento de uma hérnia discal, devido ao esforço extra que é realizado. Estas alterações são indicações para a famosa "síndrome da cabeça inclinada", a inclinação da cabeça para a frente que faz com que se quebre a linha vertical da coluna.

O especialista em cinesiologia, Jeremy Ethier, que analisa os movimentos humanos, explica no seu canal de YouTube que é importante corrigir a postura, não só porque estamos a cuidar da saúde, mas também para melhorar a autoestima. Ethier criou uma rotina de quatro exercícios, para ser feita no ginásio ou em casa.  

O segmento inclui alongamentos esternocleidomastóideos, alongamento dos escalenos anteriores, movimentos para desobstruir o triângulo suboccipital e ainda exercícios dedicados às dobras do queixo. Cada exercício tem a duração entre 30 a 60 segundos ou 10 respirações profundas. No caso do exercício das dobras do queixo, o mesmo tem a duração de 12 a 15 minutos. No entanto, pode acompanhar todo o processo detalhadamente num vídeo feito por Jeremy Ethier.

Para que esta rotina tenha algo efeito, o especialista em cinesiologia aconselha que os exercícios sejam realizados duas a três vezes por semana. E assim, consequências como dores nas costas ou lesões mais graves podem ser evitadas.

Veja o vídeo aqui:

 

 

  

Saiba mais exercícios, ajudam, evitar, postura inclinada, rotina, diária, Jeremy Ethier
Relacionadas
Mais Lidas
Beleza & Bem-Estar Quem são as duas novas bilionárias da China?

Fiona Cai apresenta um programa na internet em Nanchang, na China, que transmite ao vivo canções pop do país para vários milhares de seguidores das redes sociais. Tem 28 anos, mas gasta cerca de 1.000 yuans (155 dólares) por mês numa injeção de reforço da pele.

Beleza & Bem-Estar Após quase um ano de pandemia, será que perdemos a noite?

Outrora festivas, espaços de experiências e de liberdade, as nossas noites, confinadas, escurecem e escapam-nos, a ponto de desaparecerem. Até mesmo o nosso sono está a perder qualidade, degradado pela angústia. Como podemos viver privados do tempo noturno, salvador que rompe com o quotidiano? Por Sofiane Zaizoune

Beleza & Bem-Estar O tempo dos dentes brancos acabou

Os sorrisos radiantes foram a tendência das celebridades nos últimos anos, mas agora há um homem cuja missão é tornar mais ‘naturais’ os dentes dos mais famosos. Josh Glancy foi perceber o porquê de o ‘imperfeito perfeito’ ser aquilo que os ricos agora querem.