Prazeres / Lugares

Já há casas no meio do oceano. São as Sea Pods

Imagine viver por cima do mar, numa casa flutuante, com vista privilegiada… a ajudar o ambiente. Parece um sonho, mas é uma realidade. São casas criadas pela empresa Ocean Builders que demonstram o potencial do design futurístico, clean e orgânico – e também como viver no meio do oceano pode ser mais confortável do que em terra.

A carregar o vídeo ...
06 de setembro de 2022

As Sea Pods foram criadas de forma a dar aos seus futuros habitantes uma vida calma e sustentável, em contacto permanente e intenso com a natureza. Segundo a Ocean Builders, empresa que as construiu, em entrevista à Condé Nast Traveler, "a Sea Pod vai ser como um telemóvel em que podemos instalar novas ‘apps de casa’ que estão a ser constantemente desenvolvidas". A tecnologia vai ser tão avançada, que há de chegar uma altura em que nem será preciso chave de casa – em vez disso, os habitantes vão ter um anel para entrar ou sair da habitação, ativar o duche ou banheira e ajustar a temperatura e pressão a gosto, pôr música a tocar, e até ligar ou desligar as luzes.

Com esta criação inovadora, nem vai precisar de sair de casa se não quiser: o lixo vai ser recolhido por um veículo aquático, e drones vão tomar conta de produtos do dia a dia, como comida.

Em relação à sustentabilidade, a Ocean Builders implementou um sistema que reduz o consumo de água a 90%. O desperdício líquido, como o dos duches, vai para um depósito que terá de ser esvaziado de tempo em tempo, enquanto o desperdício sólido vai ser transformado em cinzas que não são tóxicas para o ambiente.  O aquecimento poderá ser obtido através de painéis solares.

As Sea Pods flutuam como icebergs, recorrendo a tubos de aço cheios de ar, que mais tarde se tornam habitats marinhos. Assim, a casa mantém-se três metros acima de água, de forma a também não ser afetada pelas ondas. Segundo os criadores, esta inovação é mais segura do que uma casa ao pé da praia, no eventual acontecimento de um tsunami.

Mas quando poderá ter uma casa de sonho como esta? O futuro está cada vez mais próximo, e após anos de pesquisa e testes, é esperado que as Sea Pods sejam instaladas no oceano em 2024, a uns metros de Linton Bay Marina, no Panamá. Apesar de não poder mudar-se imediatamente, pode agora reservar uma noite por 598 euros, ou comprar a casa por 397000 euros.

Saiba mais Sea Pods, Ocean Builders, Condé Nast Traveler, Pod, ambiente
Relacionadas

OS 20 países mais ricos do mundo em 2022

Uma lista elaborada pela Global Finance, revista financeira americana, que todos os anos compila os país mais abastados do mundo com base em variáveis que ultrapassam a mera noção do PIB.

Mais Lidas
Lugares Um quarto com vista para a planície

Numa herdade em Nossa Senhora de Machede há um refúgio alentejano com piscina, restaurante e jardim que acaba de ser renovado. A desculpa perfeita para visitar o interior do país e desfrutar das férias a sul.

Lugares Já há casas no meio do oceano. São as Sea Pods

Imagine viver por cima do mar, numa casa flutuante, com vista privilegiada… a ajudar o ambiente. Parece um sonho, mas é uma realidade. São casas criadas pela empresa Ocean Builders que demonstram o potencial do design futurístico, clean e orgânico – e também como viver no meio do oceano pode ser mais confortável do que em terra.