Viver

Antonov AN-225. Maior avião do mundo destruído na Ucrânia

Era apelidado de Mriya, que significa sonho em ucraniano, e tinha mais de trinta anos de serviço. Encontrava-se perto de Kiev quando o hangar onde estava estacionado foi tomado pelas tropas russas.

Foto: Getty Images
28 de fevereiro de 2022 | Ana Filipa Damião

Para pesar dos entusiastas da aviação, o maior avião que alguma vez voou os céus foi destruído durante a invasão russa da Ucrânia. O transporte, chamado Mriya, estava estacionado perto de Kiev quando foi atacado por indivíduos russos, esclareceram as autoridades ucranianas, citadas pelo site da CNN internacional.

"A Rússia pode ter destruído o nosso Mriya, mas nunca serão capazes de destruir o nosso sonho de um estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer", escreveu Dmytro Kuleba, Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, no Twitter. Na mesma altura, a empresa de defesa ucraniana Ukroboronprom declarou que a aeronave Antonov AN-225 seria reconstruída à custa da Rússia, cuja reparação deverá ultrapassar os três mil milhões de dólares e demorar mais de cinco anos. O avião encontrava-se em terra por motivos de manutenção, no dia 24 de fevereiro. "Segundo o diretor da Antonov Airlines, um dos motores foi desmontado para reparações e o avião não pôde descolar nesse dia, apesar de terem sido dadas as ordens apropriadas", avançou a empresa. Horas depois, já a 25 de fevereiro, o aérodromo de Gostomel seria tomado pelas tropas russas.

Avião Antonov AN-225
Avião Antonov AN-225 Foto: Getty Images

O ataque ditou o fim de uma aeronave com mais de trinta anos de serviço. A sua história remonta aos dias da União Soviética e à corrida da chegada à lua. No final dos anos 70, era necessário transportar a nave espacial birmanesa, a resposta da União Soviética ao vaivém espacial da NASA, até à plataforma de lançamento no meio do deserto do Cazaquistão. Como não existia nenhum avião que conseguisse realizar a viagem com tamanha carga, foi construído o Antonov AN-225 – tinha seis motores e aguentava cargas até 250 toneladas.

Até à data, Mryia serviu de transporte aéreo durante crises humanitárias. No início da pandemia da Covid-19, foi utilizado para transportar material médicos aos países mais afetados.

A parte da frente do Antonov AN-225 Mriya é aberta após a chegada ao aeroporto internacional de Perth a 15 de Maio de 2016, Austrália
A parte da frente do Antonov AN-225 Mriya é aberta após a chegada ao aeroporto internacional de Perth a 15 de Maio de 2016, Austrália Foto: Getty Images
Saiba mais Ucrânia, Rússia, Aviação, Antonov AN-225, Mryia
Relacionadas

Maior opositor de Putin envenenado

O político russo Alexei Navalny, conhecido por ser o maior opositor de Putin, está em coma e a suporte respiratório após ter sido alegadamente envenenado. Nalvany tinha apanhado um avião em Tomsk, na Sibéria para voltar para Moscovo, quando se sentiu mal.

20 destinos de verão idílicos longe das multidões

Agosto é oficialmente o mês das férias – pelo menos em terras lusas. Depois de uma pandemia que interrompeu o tráfico aéreo, aos poucos, vamos voltando às viagens de avião. Segundo a Condé Nast Traveller, estes são os destinos favoritos para as férias deste mês.

Carros voadores à venda no próximo ano

Se tiver 180 mil euros a pesar-lhe no bolso, pense em comprar um Helix. A empresa que fabrica este carro voador aceita encomendas a partir de janeiro. É elétrico, não precisa de brevet para o pilotar e pode estacioná-lo no terraço.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.