Viver

As estranhas marcas de imitação criadas pela Rússia

Depois de as empresas globais terem abandonado o país, na sequência da invasão da Ucrânia, começaram a surgir as réplicas.

McDonald's/Uncle Vanya
McDonald's/Uncle Vanya Foto: Getty Images/D.R
13 de abril de 2022

Para as pessoas que vivem na Rússia, a vida agora parece muito diferente do que parecia há apenas um mês.

Depois de uma quantidade de grandes marcas terem saído do país após a invasão da Ucrânia, elas deixaram de poder sentar-se num McDonald’s com um Big Mac na mão, enquanto vão vendo o Instagram com a outra.

Mas as marcas de imitação estão agora a aparecer numa tentativa de preencher a lacuna do mercado que estas empresas deixaram. Muito em breve, os russos poderão estar a decorar as suas casas com móveis "Idea", a organizar as suas férias com "RussPass" ou a mastigar batatas fritas do "Uncle Vanya".

McDonald's / Uncle Vanya

A abertura do primeiro McDonald’s da Rússia foi um momento marcante dos anos 1990s. Um Muro de Berlim empresarial tinha caído. A decisão da cadeia americana de encerrar os seus 850 restaurantes no mês passado poderá vir a demonstrar-se ser tão importante como aquela primeira resolução.

Apenas alguns dias depois de o McDonald’s ter fechado as portas por todo o país, foi apresentado um pedido de registo para a marca de um novo restaurante de fast food conhecido por "Uncle Vanya".

O seu logotipo é quase idêntico ao da multinacional americana, com uma diferença-chave: os famosos "arcos dourados" sofreram uma rotação de 90 graus.

"O assalto ilegal às marcas já começou na Rússia", tuitou Josh Gerben, um advogado especializado em propriedade intelectual.

McDonald's / Uncle Vanya
McDonald's / Uncle Vanya Foto: D.R

Instagram/Rossgram

O Instagram mudou-se para o ocidente em meados de março, depois de a empresa-mãe, a Meta, ter sido declarada uma organização extremista pelo Kremlin. A app que está agora a saciar a sede dos jovens russos por selfies é a Rossgram, embora nem todos estejam convencidos.

Alexander Tokarev ficou tão horrorizado com ela que criou a Grustnogram, uma paródia monocromática do Instagram, que lastima o isolamento digital da Rússia. "A ideia ocorreu-me quando vi o Rossgram", disse ele. "Era tão embaraçoso e ridículo, que eu senti um desejo irresistível de criar uma resposta."

Instagram/Rossgram
Instagram/Rossgram Foto: D.R

Ikea/Idea

A Rússia era o 10º maior mercado do Ikea. Até as operações terem encerrado há algumas semanas, a gigante de mobiliário tinha 17 espaços em todo o país. De acordo com um pedido recente de registo de marca, uma alternativa russa à multinacional sueca poderá estar para breve no futuro dos russos.

Onde em tempos as pessoas poderão ter saído carregando com dificuldade embalagens planas de guarda-roupas e gavetas, poderão um dia fazer o mesmo saindo da "Fábrica de Mobiliário Idea".

Diz-se que a tentativa de cópia é tão descarada que os documentos para o registo de marca até contêm o logo do Ikea.

Ikea/Idea
Ikea/Idea Foto: D.R

Booking.com/RussPass

O Booking.com é há muito visto com suspeita pelo Kremlin. No ano passado, o site foi multado em milhões de dólares por "abusar" da sua posição dominante no mercado durante uma campanha de repressão contra empresas ocidentais na Rússia.

Agora, o grupo de turismo optou por sair da Rússia… permanentemente. A solução russa é o RussPass, que aparece na loja de apps Google Play com um logotipo num acentuado estilo soviético vermelho e preto.

De acordo com a o texto de entrada na página do site, o RussPass permite marcar férias em hotéis, planear itinerários e deixa-o "em controlo de cada passo" das suas férias.

O único problema? O Google Play também já não está disponível na Rússia.

Booking.com/RussPass
Booking.com/RussPass Foto: D.R

Google Play/NashStore

No dia 10 de março, a Alphabet suspendeu os seus serviços na Rússia, levando ao desaparecimento do YouTube e da Google Play dos ecrãs dos telemóveis.

Com o YouTube, a saída foi um choque cultural menor. A Rússia tem tido, já desde 2006, uma alternativa doméstica, ainda que menos popular: o RuTube.

Mas o fim da Google Play corta o acesso das pessoas às apps e daqueles que desenvolviam apps ao seu rendimento.

Agora, o plano é lançar uma alternativa – a NashStore – a 9 de maio, um feriado nacional que celebra o fim da Segunda Guerra Mundial.

Todos os anos há paradas pelo centro de Moscovo. Se haverá ou não um júbilo semelhante este ano, ainda está para se saber.

Google Play/NashStore
Google Play/NashStore Foto: D.R

Créditos: Benedict Smith/The Telegraph/Atlântico Press
Tradução: Adelaide Cabral

Saiba mais Atualidade, Russia, Mercado, Multinacionais, Cópias
Relacionadas

As vidas de luxo, as sanções e as redes dos oligarcas russos

Por dentro das histórias e vidas dos homens poderosos da Rússia, e os esquemas em que se movem para contornar as sanções, mas também os casos daqueles que vivem numa bolha isolada do mundo, em circuitos fechados e, claro sempre ultraluxuosos. A primeira parte de uma reportagem do The Telegraph.

Mais Lidas
Viver New Era estreia flagship em Lisboa

Mais do que uma loja, o novo espaço da marca norte-americana celebra a cultura urbana com personalização ao vivo, música nacional e uma experiência de marca pensada ao detalhe.

Viver Tatuar ou não tatuar deixou de ser uma questão

Será que as tatuagens continuam a ser um impedimento na entrada no mercado de trabalho? Porque é que há cada vez mais pessoas a recorrer à remoção das mesmas? E qual é o sentido de tatuar, agora que é um ato reversível? Fomos à procura de respostas com a ajuda de uma especialista em head hunting e um sociólogo com uma tese sobre o tema.

Viver Casa da Calçada reabre com um spa sob as vinhas

Depois de uma remodelação complexa, a pitoresca propriedade apresenta um centro de bem-estar com piscina aquecida, fonte de gelo, sauna, banho turco, ginásio e salas de tratamento. Francisco Quintas, chef de 25 anos, assume a cozinha do Largo do Paço, o restaurante de fine dining da unidade hoteleira. A Must já provou parte do seu menu de degustação.

Viver A Samsung em modo de Inteligência Artificial

A IA está na moda, especialmente para uma certa marca coreana que colocou um pouco de Inteligência Artificial em todos os seus produtos. Mesmo os eletrodomésticos mais básicos já são capazes de ter algumas boas ideias.