Viver

Zuckerberg diz que ninguém merece ser bilionário, mas é útil

Um funcionário do Facebook pediu a Mark Zuckerberg, presidente da gigante de redes sociais e quinta pessoa mais rica do mundo, desse a sua opinião sobre a afirmação do candidato a presidente dos EUA, Bernie Sanders, de que não deviam existir bilionários. Zuckerberg admitiu que, provavelmente, não deviam.

Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg Foto: Reuters
06 de outubro de 2019 | Bloomberg

"Ninguém merece tanto dinheiro", disse Zuckerberg. "Acho que, se se faz algo bom, é-se recompensado, mas acredito que parte da riqueza que pode ser acumulada é despropositada."

Zuckerberg, que tem um património líquido de 69,4 mil milhões de dólares, estava a falar na quinta-feira numa reunião interna de perguntas e respostas que ele decidiu transmitir, após o áudio de reuniões semelhantes no início deste ano ter sido tornado público. O funcionário da justificou a pergunta a Zuckerberg porque ser o "único bilionário que posso consultar sobre este assunto".

O cofundador do Facebook explicou que o seu braço de investimentos filantrópicos, a Iniciativa Chan Zuckerberg, aposta em avanços científicos com o objetivo de erradicar todas as doenças no próximo século. Os investimentos da empresa podem ocorrer mais lentamente ou nunca se dependerem de recursos públicos, disse Zuckerberg. Por isso, tenta tornar o seu status de bilionário útil.

"A sugestão de que tudo isto deveria ser feito" pelo setor público, "privaria o mercado e o mundo de uma diversidade de tentativas diferentes que podem ser tomadas", disse aos funcionários.

Na terça-feira, Sanders, do Partido Democrata, apresentou uma proposta de um imposto maior para bilionários visando a riqueza acumulada de uma pessoa, e não apenas o rendimento.

 

Saiba mais economia, negócios e finanças, ciência e tecnologia, mercado e câmbios, Mark Zuckerberg, Facebook
Relacionadas

Woodstock para capitalistas

Warren Buffett, guru de investimentos multimilionário e o homem que parece nunca tirar férias, fez 88 anos e é adorado pelos seus seguidores. Quem será o seu sucessor? Nada como ir ao evento anual da sua empresa para descobrir.

Este poderá o ser o homem em melhor forma do mundo

O desafio: correr 160 quilómetros em 24 horas, subindo montanhas, atravessando neve e gelo, carregando pesos. O objetivo? Ganhar um milhão de dólares. Bem-vindo ao Campeonato Mundial Spartan Ultra, um dos eventos mais exigentes do planeta, no qual Jonathan Albon, o atleta britânico de corridas com obstáculos, é o homem a vencer.

Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.