Uma receita para aquecer as noites de inverno
Inspirado pelo dia mundial do queijo, que se assinala esta quarta, 20, o chef Luís Gaspar partilha uma receita com queijo de São Miguel. Ou não fosse Portugal um dos países com a mais rica tradição na produção desta iguaria.

Arroz de Cogumelos com Espargos ou Ervilhas Tortas e Queijo da Ilha de São Miguel 9 meses
Ingredientes (4 pessoas)
300gr arroz carolino
200 gr cogumelos shitake
100 gr cogumelos pleurotus
150 gr espargos ou ervilhas tortas
100 gr chalota
20 gr alho
100 gr cenoura
50 gr rama de aipo
100 gr alho francês
150 ml vinho Branco Arinto dos Açores
150 gr queijo Ilha São Miguel 9 meses de cura
50 gr manteiga sem sal
20 gr salsa
1 ramo tomilho
50 ml azeite virgem extra
Qb. flor de Sal
Qb. Pimenta Preta
Preparação
Fazer um refogado com a cenoura, alho francês, rama de aipo e os pés dos cogumelos. Adicionar água e deixar levantar fervura. Fazer um refogado com a chalota e o alho picado. Adicionar os cogumelos laminados e deixar caramelizar bem. Adicionar o arroz, deixar refogar até começar a cozinhar. Juntar pouco a pouco o caldo que fez com os legumes e temperar com flor de sal e tomilho.
À parte saltear bem os espargos ou as ervilhas tortas. Cortar em partes. Quando o arroz estiver quase cozinhado, adicionar os espargos ou ervilhas tortas.
Finalizar com salsa picada, a manteiga cortada em cubos e o Queijo Ilha São Miguel 9 meses. Retificar temperos com flor de sal e pimenta preta. Decorar com Queijo Ilha São Miguel 9 meses ralado.
Este vinho foi ao espaço e agora está de volta
Foram 12 as garrafas de vinho francês de Bordéus que estiveram em “missão” na Estação Espacial Internacional e que agora regressam à Terra. O propósito maior? Testar os efeitos da gravidade zero neste néctar.
É bom garfo? Siga estas tendências
A consciência ecológica nunca esteve tão presente nas nossas mentes – e mesas, tanto pela predileção de comida plant based, como pelo cuidado no que toca às embalagens e ao desperdício alimentar. Mas mais, um certo vírus também está a ditar tendências no que toca às nossas rotinas alimentares e à indústria da restauração.
Receba comida em casa e ajude quem mais precisa
Numa altura em que os restaurantes enfrentam sérios desafios, o cheg Nuno Bergonse e David Jesus, reabriram o É um Restaurante com serviço de take away, entrega ao domicílio e uma nova carta.
Um prato afrodisíaco com assinatura de um chef Michelin
A comida também pode ser sexy, por isso pedimos ao chef Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço, em Amarante, uma receita para comer a dois.
Mediterra: comida mediterrânica que é “um verdadeiro orgasmo de sabores”
É por amor à comida de verdade, ao alimento autêntico, que o chef Nuno Queiroz Ribeiro se aventurou a abrir o Mediterra. Bem no centro de Oeiras, o amplo restaurante promete duas coisas difíceis de aliar: muita saúde e um farto prazer à mesa.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.