Prazeres / Sabores

Leiloada a garrafa de whisky espanhol mais cara do mundo

O whisky DYC 20 Grandes Maestros distingue-se pela sua qualidade, mas não só: a garrafa foi idealizada por um designer, que lhe inclui diamantes. Para beber e guardar, portanto.

Foto: DYC
14 de outubro de 2022 | Bianca Gregório com Rita Silva Avelar.

Quanto vale um dos whisky mais caros do mundo? Em Espanha, um whisky da DYC bateu um record: foi leiloada uma garrafa de 20 Grandes Maestros por 10.500 euros, durante um leilão que aconteceu no Teatro Real, em Madrid. 

Trata-se de um whisky especial, resultado de um longo processo de maturação num barril de carvalho americano, o único e mais velho barril utilizado pela marca, que só serviu este propósito. O que distingue o DYC 20 Grandes Maestros é um sabor leve e nuances complexas, conseguidas através do processo de amadurecimento (no barril), que resultou em aromas intensos e sabor a carvalho e baunilha. O material que foi usado na criação da garrafa é algo que adiciona prestígio a este whisky – vidro feito e cortado à mão e um molde especificamente criado para este produto são sinais da sustentabilidade e preservação do ambiente adotadas pela marca espanhola.

A marca convidou o designer espanhol Lorenzo Caprile, responsável pelo design das 70 garrafas numeradas - e em vermelho, alusão ao luxo - feitas à mão pela Real Fábrica de Cristais de la Granja, uma fábrica de vidro situada perto de Segóvia, em Espanha. A leilão foi apenas a garrafa número 1, que permaneceu 20 anos num barril único. Além da sua qualidade alcóolica, o gargalo da garrafa leva ouro amarelo de 18 quilates e seis diamantes incrustados. Por sua vez, este detalhe é da autoria da marca de joalharia Durán Joyeros, que se inspirou na entrada do arco da destiliaria da marca, também em Segóvia, para o modelo. Esta edição limitada foi criada, também, a pensar no compromisso que a marca DYC tem com a sustentabilidade da sua produção, feita através de matérias-primas orgânicas e ecológicas e no local, explica a Forbes espanhola.

O designer Lorenzo Caprile
O designer Lorenzo Caprile Foto: Getty Images

A totalidade da licitação foi doada à Confederação Espanhola Empresarial de Hotelaria (CEHE), de forma a ajudar na formação de profissionais deste setor tão afetado durante a pandemia.

Saiba mais Sabores, Whisky, DYC 20 Grand Masters, Leilão
Relacionadas

Vinhos que assinalam o lavar dos cestos

Terminadas as vindimas em quase todo o país, é tempo de enologia onde as fermentações e estágios são preparados cuidadosamente. Uma estreia dos Açores, da ilha Terceira, com Adega dos Sentidos, ainda quatro brancos que percorrem o continente e um tinto de Mértola.

Vinhos para surpreender (e alguns com potencial de guarda)

Na última semana do mês, o lançamento de um vinho do Dão que faz corar de vergonha os “reserva” que vão saindo todos os anos. Um transmontano com um posicionamento acima do comum, dois brancos do Alentejo e Douro, um tinto de Mértola e um espumante dos verdes.

Vinhos para brindar ao outono dos €6 aos €900

A um dia de entrar em outubro, faz sentido celebrar o mês onde grande parte dos vinhos já foram vinificados com um espumante, neste caso, um blend rosé. Da mesma região demarcada dos verdes, um tinto, dois alentejanos e um do Tejo, também tintos, e uma edição rara de vinho do Porto velho.

Mais Lidas