Prazeres / Sabores

Aperitivos e cervejas apenas por 5€. A Rota de Tapas Estrella Damm está de volta

Da bruschetta italiana assada em Braga ao ceviche em Ponta Delgada, há muitas coisas para provar naquela que é, possivelmente, uma das rotas de tapas mais antecipadas – de norte a sul de Portugal.

Foto: Pexels
06 de outubro de 2023 | Bruna Fonseca / Com Rita Silva Avelar

De 4 a 26 de outubro, vários espaços de restauração no país vão abrir portas para receber a 16ª edição da Rota de Tapas Estrella Damm. Como já é habitual, um aperitivo e um copo de cerveja por apenas €5 é o que chama mais pessoas a desfrutar desta edição.

Mas as coisas boas não acabam por aqui – a cidade de Leiria é uma das grandes anfitriãs que irá receber este evento. Não deixando de parte outros sítios que iram receber também pela primeira vez o evento, como: Alvalade e Parque das Nações, ambos em Lisboa, para que assim mais pessoas possam provar estas tapas no âmbito do festival gastronómico que tem, ainda assim, a cerveja espanhola como estrela da companhia.

Durante este 23 dias, há 150 restaurantes aderentes a este festival. Em Braga, por exemplo, poderá passar pelo restaurante Chefão para comer uma bruschetta em pão branco, assada e recheada com patê de alho, queijo mozarella, tomate e parmesão. Já n'O Anzol, em Setúbal, pode pedir choco frito, acompanhado por pão, pimentos e salsa.

Se estiver por Guimarães, pode sempre pedir taco de atum do restaurante Norma ou taco de frango grelhao com mel e especiarias do Un Poco Loco. No centro de Lisboa, a oferta também é diferenciada, com propostas como salada de bacalhau ou empanada mediterrânea.

Rota de Tapas Estrella Damm arranca hoje em 10 cidades do país.
Rota de Tapas Estrella Damm arranca hoje em 10 cidades do país. Foto: DR

As 10 cidades que irão fazer parte deste evento:

Braga: Na cidade dos arcebispos, 13 restaurantes prepararam tapas excecionais que capturam a essência da cozinha do Minho. Desde os sabores tradicionais até às combinações mais ousadas, Braga promete surpreender os visitantes.

Guimarães: A cidade conhecida como berço de Portugal oferece 13 razões para explorar os recantos da sua gastronomia.

Porto: No coração da invicta, 19 restaurantes aderentes vão transportar os seus visitantes numa viagem gastronómica inesquecível. 

Aveiro: A cidade dos canais e das rias tem 25 restaurantes prontos para proporcionar experiências de sabor único. Desde os pratos de marisco até às deliciosas sobremesas, Aveiro revela-se na gastronomia.

Covilhã: Os ares serranos da Covilhã inspiraram 13 diferentes tapas que os restaurantes locais criaram para esta edição da Rota. 

Leiria: Leiria estreia-se na Rota de Tapas Estrella Damm e traz consigo 13 restaurantes dispostos a impressionar com a sua cozinha única. 

Lisboa: A capital portuguesa, com os seus bairros típicos, oferece 16 restaurantes que irão proporcionar experiências de sabor incríveis. Desde a Baixa ao Bairro Alto, passando por Alvalade ou pelo Parque das Nações.

Setúbal: Na cidade do Sado, 12 restaurantes aderentes garantem que o choco frito à setubalense não faltará no menu. 

Faro: Em Faro, à beira-mar, 15 restaurantes vão destacar a riqueza dos sabores algarvios. 

Ponta Delgada: Os petiscos micaelenses são famosos, e a Rota de Tapas Estrella Damm conta com 11 restaurantes dispostos a mostrar o melhor da culinária açoriana. 

Saiba mais Diversão, Festival, Cerveja, Convivio, Estrella Damm, Lisboa, Leiria, Braga, Setúbal
Relacionadas

Uma cerveja para celebrar a vadiagem

Mais de uma década de depois de ter chegado ao mercado, a Vadia, marca pioneira do movimento da cerveja artesanal em Portugal, apresentou uma nova imagem, "feita de curvas, desvios e altos e baixos, tal como a vida".

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.