Prazeres / Sabores

Será este o melhor champanhe do ano?

O Rare Millésime 2008 é, segundo um grupo de especialistas, uma garrafa para beber e recordar.

Foto: DR
27 de dezembro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
PUB

É o líquido dourado mais apetecível na época das festas e não é difícil perceber porquê. Com uma complexidade aromática e um equilíbrio notáveis, o bom champanhe quer-se fresco, equilibrado e autêntico. 

Os juízes do Champagne & Sparkling Wine World Championships concordam e é por isso que desempenham um papel crucial na avaliação de vinhos espumantes de todo o mundo. Esta prestigiada competição, que já vai na 12ª edição anual, reúne especialistas internacionais que, após duas semanas de avaliação no início do ano, revelam os resultados para 2023.

O título de "Campeão Mundial Supremo" foi concedido à colheita de 2008 do Millésime Rare Champagne da Piper-Heidsieck. Este reconhecimento não se refere a uma garrafa convencional, mas sim a um formato magnum, conferindo-lhe características de envelhecimento superiores devido ao seu tamanho de 1,5 litros. O gargalo mais estreito minimiza a presença de ar, reduzindo a aeração e a oxidação. 

O Millésime é conhecido pelo aroma distintivo que revela notas típicas de pera e maçapão, mas a colheita de 2008 adiciona uma concentração de elementos primaveris frescos, como flor de laranjeira, juntamente com um toque cítrico picante que permanece presente no paladar. Vendido a $209 (€189,77) por garrafa, que tem o dobro da quantidade padrão, este champanhe destaca-se pela complexidade e estrutura fora do comum.

PUB