Prazeres / Lugares

Viana do Castelo no top 3 das cidades mais acolhedoras do mundo

O Booking.com acaba de lançar a 12ª edição anual do Traveller Review Awards, que inclui a lista dos 20 sítios – 10 cidades e 10 regiões – mais acolhedores do mundo. A cidade ficou no terceiro lugar, ultrapassada pelo Arraial d'Ajuda, no Brasil, e por Ermoupolis, na Grécia.

Foto: Getty Images
31 de janeiro de 2024 | Madalena Haderer

O segredo bem guardado de Viana do Castelo foi revelado. De acordo com o Booking.com, site de marcação de estadias, esta cidade do norte de Portugal é a terceira cidade mais acolhedora do mundo, ultrapassada apenas pelo Arraial d’Ajuda, no Brasil – com um nome destes, se não fosse amigável, seria, no mínimo, publicidade enganosa –, e por Ermoupoli, na Grécia. A lista faz parte da 12ª edição anual do Traveller Review Awards, que o Booking.com acaba de apresentar, e revela a lista dos 20 sítios mais acolhedores da Terra, fazendo uma distinção entre a 10 cidades mais hospitaleiras e as 10 regiões mais calorosas – se pensa que já chegámos ao fim da lista de sinónimos da palavra "acolhedor", desengane-se porque temos mais. No ranking das regiões, o primeiro lugar é ocupado por Perthshire, na Escócia, seguida de Penghu, em Taiwan, e Boyacá, na Colômbia.

Arraial d'Ajuda, no Brasil
Arraial d'Ajuda, no Brasil Foto: Getty Images

Para chegar a estas conclusões, o Booking.com debruçou-se sobre 309 milhões de reviews dos seus clientes, e chegou à classificação final baseando-se na quantidade de acomodações premiadas em cada cidade, com destaque para a qualidade da equipa e a hospitalidade. Para além disso, levou em consideração a oferta de experiências locais autênticas e a simpatia dos habitantes.

Ermoupoli, na Grécia
Ermoupoli, na Grécia Foto: Getty Images

Sobre o Arraial d’Ajuda, o Booking.com referiu a sua lindíssima costa com praias tranquilas, com sítios para estender a toalha completamente desprovidos de pessoas, mas onde, ainda assim, vai passando um vendedor de queijo assado – algo que a jornalista da Must, por acaso, teve oportunidade de confirmar, tal como a temperatura cálida da água e a sua limpidez. A população é, sem dúvida, particularmente simpática e prestável, mas o mesmo pode ser dito sobre inúmeras cidades brasileiras.

Ermoupoli e Viana do Castelo, ambas situadas à beira-mar são celebradas pelo seu património marítimo, riqueza cultural e relevância histórica – e certamente também pela simpatia do seu povo, dizemos nós, embora não possamos falar pelos gregos.

Região de Perthshire, na Escócia
Região de Perthshire, na Escócia Foto: Getty Images

No ranking das regiões mais acolhedoras, Perthshire, na Escócia, está no topo do pódio. As típicas paisagens escocesas, com serenos riachos, colinas escondidas pelo nevoeiro e bonitos castelos, oferecem um pacote completo de beleza natural e histórica. Pela diversidade que oferece, Perthshire é o destino ideal para todo o tipo de viajantes. No segundo lugar, Penghu, um arquipélago de 90 ilhas no estreito de Taiwan, é um verdadeiro destino paradisíaco.Boyacá, na Colômbia, no terceiro lugar, com o seu charme colonial e paisagens tropicais, a fazer lembrar um pouco a cidade de Ouro Preto, no Brasil, oferece um contraponto histórico para quem prefere viagens com um pouco mais de substância.

Se estava a precisar de inspiração para marcar as férias deste ano, não vá mais longe – literalmente, não vá mais longe porque pode ficar já aqui, em Viana do Castelo.

Saiba mais Viagens, Destinos, Cidades, Regiões, Booking.com, Traveller Review Awards, Viana do Castelo, Ermoupolis, Arraial d'Ajuda
Relacionadas

Relais & Châteaux Travel Book: a bíblia do viajante

Fundada em 1954, esta associação de restaurante e pequenos hotéis de charme faz 70 anos. A celebração da efeméride começou com a apresentação da edição mais recente do Travel Book, o guia com todos os seus associados.

Dior Spa. Um dos segredos de luxo do Dubai

Na primavera de 2024, o Dubai recebe espaço de wellness, localizado no topo do The Lana, a mais recente adição ao portfólio da Dorchester Collection, operadora de hotéis luxuosos.

Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.