Relais & Châteaux Travel Book: a bíblia do viajante
Fundada em 1954, esta associação de restaurante e pequenos hotéis de charme faz 70 anos. A celebração da efeméride começou com a apresentação da edição mais recente do Travel Book, o guia com todos os seus associados.

A Relais & Châteaux acaba de apresentar o segundo volume do seu Travel Book – o livro que veio substituir o antigo guia, mas que tem o mesmo propósito: dar a conhecer os seus membros com os seus bonitos hotéis e restaurantes, espalhados por todo o mundo. A todo são 580 pequenos hotéis e restaurantes em 65 países, nos cinco continentes. Mais do que uma lista de hotéis e restaurantes, este Travel Book é um guia de propriedades interligadas pela mesma filosofia e forma de estar: espaços independentes, ou seja, que não fazem parte de grandes grupos e redes, e cujo objetivo primordial é darem a conhecer o melhor da gastronomia, produtos, cultura e arquitetura locais – não é por acaso que muito hotéis são monumentos requalificados, como palacetes e casas senhoriais –, fazendo, ao mesmo tempo, com que quem os visita se sinta em casa.

Para quem prefere passar uma noite no Tártaro a dormir num hotel de uma grande rede internacional – todos com o mesmo aspeto quer sejam em Bogotá, Paris ou Tóquio – sabe que nunca errará se escolher as suas estadias passeando primeiro com os dedos pelas páginas do Travel Book. Para além de um guia completo de todos os hotéis e restaurantes – membros recentes que não apareçam no Travel Book podem ser consultados no site – o Travel Book inclui ainda um total de 146 daquilo a que chama Routes du Bonheur – qualquer coisa como Rotas da Felicidade –, ou seja, percursos pré-definidos entre hotéis da mesma região, que permitem ao viajante ir deambulando. Uma dessas rotas está localizada na estrada que liga Paris a Nice com paragem nos cinco hotéis fundadores da associação Relais & Châteaux. O objetivo desses cinco iniciais é o mesmo dos atuais 580 membros: unirem-se para que consigam dar-se a conhecer ao mundo, sem serem obliterados pelas máquinas de comunicação das grandes unidades hoteleiras.

Em Portugal existem, atualmente, 12 membros da Relais & Châteaux: Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão; Belcanto, em Lisboa; Casa da Calçada, em Amarante; Casa Velha do Palheiro, no Funchal; Fortaleza do Guincho, em Cascais; Grand House, em Vila Real de Santo António; Herdade da Malhadinha Nova, em Beja (ver foto de abertura); Quinta Nova Winery House, em Sabrosa; L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo; The Yeatman, em Vila Nova de Gaia; Valverde Santar Hotel & Spa, em Nelas; e Valverde Lisboa Hotel & Garden.

Proteger o planeta através da comida
Numa iniciativa que vai já na sétima edição, a associação de hóteis e restaurantes Relais & Châteaux juntou-se ao movimento Slow Food para promover a importância dos queijos, vinhos e outros produtos fermentados para a proteção da biodiversidade e da cultura gastronómica.
Obicà inova com menu vindo diretamente de Itália
Depois de uma viagem à casa mãe, o restaurante lança um novo leque de pratos todos feitos com ingrediente italianos.
Gastronomia nacional, vinho verde e Arte Sacra. Bem-vindos à Casa da Calçada
São inúmeras as maravilhas por descobrir no centro histórico de Amarante, de experiências fine dining no Largo do Paço, às mãos do chef Tiago Bonito, à magnífica estada, digna de um rei, num palácio do século XVI, na Casa da Calçada. Sem esquecer, claro, o menu de degustação no restaurante Real, no Porto, criado pelo chef Hugo Rocha.
Viana do Castelo no top 3 das cidades mais acolhedoras do mundo
O Booking.com acaba de lançar a 12ª edição anual do Traveller Review Awards, que inclui a lista dos 20 sítios – 10 cidades e 10 regiões – mais acolhedores do mundo. A cidade ficou no terceiro lugar, ultrapassada pelo Arraial d'Ajuda, no Brasil, e por Ermoupolis, na Grécia.
Prémios Condé Nast Traveler. Hotéis portugueses entre os melhores do mundo
Foram três os resorts nacionais premiados: a Herdade da Malhadinha Nova, o The One Palácio da Anunciada e o Six Senses Douro Valley.
Chopin num anfiteatro de palha
250 pessoas vão reunir-se numa seara alentejana, rodeadas de fardos de palha, para ouvir peças do famoso compositor polaco como ele nunca foi ouvido antes. Vasco Dantas e o Mário Laginha Trio prepararam um diálogo musical entre dois universos e duas linguagens distintas – o clássico e o jazz. Mas sempre Chopin.
No rooftop do Ando Living, os fins de semana ganham nova vida com o Udi’s Brunch, uma pop-up que junta sabores mediterrânicos a uma vista arrebatadora sobre a cidade.
Depois da abertura do hotel que foi buscar o nome às famosas solas dos sapatos de Christian Louboutin, há agora duas novas villas com assinatura do designer para alugar numa das mais exclusivas zonas da costa alentejana.
Marta Ortega, herdeira do grupo Inditex, adquiriu um apartamento na luxuosa residência Villa Paris, no centro de Madrid, com vista para a Praça Villa de París, o Supremo Tribunal e a Igreja de Santa Bárbara. É um perfeito exemplo de luxo no imobiliário espanhol.
O Porto tem uma nova morada gastronómica, onde os pratos tradicionais recebem um toque mais sofisticado, por vezes até surpreendente. E, mesmo quando falham, nunca pecam por falta de generosidade.