Prazeres / Lugares

Relais & Châteaux Travel Book: a bíblia do viajante

Fundada em 1954, esta associação de restaurante e pequenos hotéis de charme faz 70 anos. A celebração da efeméride começou com a apresentação da edição mais recente do Travel Book, o guia com todos os seus associados.

Foto: DR
24 de janeiro de 2024 | Madalena Haderer

A Relais & Châteaux acaba de apresentar o segundo volume do seu Travel Book – o livro que veio substituir o antigo guia, mas que tem o mesmo propósito: dar a conhecer os seus membros com os seus bonitos hotéis e restaurantes, espalhados por todo o mundo. A todo são 580 pequenos hotéis e restaurantes em 65 países, nos cinco continentes. Mais do que uma lista de hotéis e restaurantes, este Travel Book é um guia de propriedades interligadas pela mesma filosofia e forma de estar: espaços independentes, ou seja, que não fazem parte de grandes grupos e redes, e cujo objetivo primordial é darem a conhecer o melhor da gastronomia, produtos, cultura e arquitetura locais – não é por acaso que muito hotéis são monumentos requalificados, como palacetes e casas senhoriais –, fazendo, ao mesmo tempo, com que quem os visita se sinta em casa.

Fortaleza do Guincho, em Cascais
Fortaleza do Guincho, em Cascais Foto: DR

Para quem prefere passar uma noite no Tártaro a dormir num hotel de uma grande rede internacional – todos com o mesmo aspeto quer sejam em Bogotá, Paris ou Tóquio – sabe que nunca errará se escolher as suas estadias passeando primeiro com os dedos pelas páginas do Travel Book. Para além de um guia completo de todos os hotéis e restaurantes – membros recentes que não apareçam no Travel Book podem ser consultados no site – o Travel Book inclui ainda um total de 146 daquilo a que chama Routes du Bonheur – qualquer coisa como Rotas da Felicidade –, ou seja, percursos pré-definidos entre hotéis da mesma região, que permitem ao viajante ir deambulando. Uma dessas rotas está localizada na estrada que liga Paris a Nice com paragem nos cinco hotéis fundadores da associação Relais & Châteaux. O objetivo desses cinco iniciais é o mesmo dos atuais 580 membros: unirem-se para que consigam dar-se a conhecer ao mundo, sem serem obliterados pelas máquinas de comunicação das grandes unidades hoteleiras.

Grand House, em Vila Real de Santo António
Grand House, em Vila Real de Santo António Foto: DR

Em Portugal existem, atualmente, 12 membros da Relais & Châteaux: Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão; Belcanto, em Lisboa; Casa da Calçada, em Amarante; Casa Velha do Palheiro, no Funchal; Fortaleza do Guincho, em Cascais; Grand House, em Vila Real de Santo António; Herdade da Malhadinha Nova, em Beja (ver foto de abertura); Quinta Nova Winery House, em Sabrosa; L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo; The Yeatman, em Vila Nova de Gaia; Valverde Santar Hotel & Spa, em Nelas; e Valverde Lisboa Hotel & Garden.

Valverde Lisboa Hotel & Garden, na Avenida da Liberdade
Valverde Lisboa Hotel & Garden, na Avenida da Liberdade
Foi, de resto, neste último que o Travel Book foi apresentado. Para quem não conhece, o Valverde Lisboa Hotel & Garden é um oásis no meio da Avenida da Liberdade. Quem vê a discreta e elegante fachada, não imagina o que se esconde por detrás daquela porta: um refúgio glamoroso, com mobília retro e obras de arte em cada recanto, com um bonito pátio interior que mantém afastado o ruído da cidade. A Relais & Châteaux é guardiã de segredos bem guardados.
Saiba mais Hotel, Restaurante, Spa, Gastronomia, Relais & Châteaux Travel Book, Belcanto, Valverde Lisboa Hotel & Garden
Relacionadas

Proteger o planeta através da comida

Numa iniciativa que vai já na sétima edição, a associação de hóteis e restaurantes Relais & Châteaux juntou-se ao movimento Slow Food para promover a importância dos queijos, vinhos e outros produtos fermentados para a proteção da biodiversidade e da cultura gastronómica.

Gastronomia nacional, vinho verde e Arte Sacra. Bem-vindos à Casa da Calçada

São inúmeras as maravilhas por descobrir no centro histórico de Amarante, de experiências fine dining no Largo do Paço, às mãos do chef Tiago Bonito, à magnífica estada, digna de um rei, num palácio do século XVI, na Casa da Calçada. Sem esquecer, claro, o menu de degustação no restaurante Real, no Porto, criado pelo chef Hugo Rocha.

Viana do Castelo no top 3 das cidades mais acolhedoras do mundo

O Booking.com acaba de lançar a 12ª edição anual do Traveller Review Awards, que inclui a lista dos 20 sítios – 10 cidades e 10 regiões – mais acolhedores do mundo. A cidade ficou no terceiro lugar, ultrapassada pelo Arraial d'Ajuda, no Brasil, e por Ermoupolis, na Grécia.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.