Prazeres / Artes

Chopin num anfiteatro de palha

250 pessoas vão reunir-se numa seara alentejana, rodeadas de fardos de palha, para ouvir peças do famoso compositor polaco como ele nunca foi ouvido antes. Vasco Dantas e o Mário Laginha Trio prepararam um diálogo musical entre dois universos e duas linguagens distintas – o clássico e o jazz. Mas sempre Chopin.

Foto: DR
25 de setembro de 2024 | Madalena Haderer

Música clássica na natureza. Não se pode dizer que seja melhor do que numa grandiosa e histórica sala de espetáculos, como a Ópera de Paris, o Royal Albert Hall ou o Teatro alla Scala, mas tem qualquer coisa de mágico – como se fossemos bardos ou trovadores de antanho, a partilhar vitórias e desaires com a nossa pequena aldeia. Remete-nos para um tempo de comunhão com os outros e a natureza, em que tudo era mais fácil ou, pelo menos, mais simples. Quem já viu tocar uma orquestra num jardim, rodeado de árvores e flores e os pés descalços a tocar a relva, compreenderá, certamente, aquilo a que nos referimos. Quem não sabe o que isso é, tem agora uma oportunidade que não deve perder: um concerto de piano, com obras de Chopin, interpretado por Vasco Dantas & Mário Laginha Trio, em plena planície alentejana, num anfiteatro de palha.

A palha e a planície são cortesia da Herdade da Malhadinha Nova que, incentivada pelo Turismo do Alentejo e pelo Algarve Music Series, decidiu desafiar o arquiteto Manuel Aires Mateus a criar esta instalação efémera, feita com fardos de palha da herdade. E palha, de acordo com a CEO da Herdade da Malhadinha Nova, Rita Soares, é coisa que não falta: "num ano em que estes [os fardos] existem em grande quantidade, devido às chuvas durante o inverno. O crescimento das searas resultou num maior armazenamento de palha que agora servirá de moldura a este concerto tocado num majestoso Piano Steinway & Sons, de música clássica e jazz", explica em comunicado.

E é assim, inebriado pelo aroma da palha e da seara que, quem quiser, poderá ouvir quatro peças de Chopin – Valsa Op. 34 No. 2, Nocturno Op. 15 No. 1, Nocturno Op. 48 No. 1 e Balada Op. 23 No. 1 – pelas mãos de Vasco Dantas e do Mário Laginha Trio. Um diálogo musical entre dois universos e duas linguagens distintas – o clássico e o jazz – será o mote deste concerto. A genialidade das obras de Frédéric Chopin na sua versão original, com a sua riqueza harmónica, melodias cativantes, romantismo vincado, e improvisação revolucionária no século XIX, será interpretada por Vasco Dantas, enquanto que, intercaladamente, Mário Laginha e o seu trio subirão ao palco para dar resposta com a sua própria visão contemporânea dessas mesmas obras.

O concerto está marcado para o próximo dia 2 de outubro, às 18h30. Os bilhetes podem ser adquiridos por 20 euros no site da BOL ou nas lojas FNAC. As entradas estão limitadas a 250 lugares e estarão à venda até ao dia do concerto. A receita do espetáculo reverte para o Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Saiba mais Artes, Música, Concerto, Chopin, Herdade da Malhadinha Nova, Anfiteatro de palha, Vasco Dantas, Mário Laginha, Alentejo, Piano
Relacionadas

Relais & Châteaux Travel Book: a bíblia do viajante

Fundada em 1954, esta associação de restaurante e pequenos hotéis de charme faz 70 anos. A celebração da efeméride começou com a apresentação da edição mais recente do Travel Book, o guia com todos os seus associados.

Mais Lidas
Artes Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra

"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.

Artes Nova exposição de Felipe Pantone na Underdogs

Estreia já no próximo dia 13 de setembro a nova exposição do artista argentino-espanhol famoso por gradientes de cor vibrantes, padrões geométricos e uma estética de glitch digital. Chama-se "Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty".

Artes Chopin num anfiteatro de palha

250 pessoas vão reunir-se numa seara alentejana, rodeadas de fardos de palha, para ouvir peças do famoso compositor polaco como ele nunca foi ouvido antes. Vasco Dantas e o Mário Laginha Trio prepararam um diálogo musical entre dois universos e duas linguagens distintas – o clássico e o jazz. Mas sempre Chopin.