Provas comentadas e harmonizações com estrelas Michelin. Essência do Vinho regressa ao Porto
A iniciativa regressa ao Palácio da Bolsa de 23 a 26 de fevereiro e conta com mais de quatro mil referências vínicas a descobrir.
Até ao final da semana, todos os caminhos vão dar à Essência do Vinho, uma das iniciativas vínicas mais conhecidas do país. Afirma-se como a "principal experiência de vinho em Portugal", e talvez com uma certa razão (no ano passado, quase 80% dos participantes afirmaram querer voltar numa próxima vez). A iniciativa está, pois, de regresso ao Porto para a sua 19ª edição na cidade, e conta animar os salões do Palácio da Bolsa, classificado como Património Mundial pela UNESCO, de 23 a 26 de fevereiro.
O que podemos esperar da edição deste ano? Mais de quatro mil referências de vinho e um complexo programa de provas comentadas, quinze na realidade, e três harmonizações (sujeitos a bilhete). De nomes a manter em mente, destacamos Susana Balbo, a primeira enóloga da Argentina, o espanhol José Peñín, figura incontornável na área, António Loureiro, chef do restaurante A Cozinha, em Guimarães, galardoado com uma estrela Michelin, e o chef Tiago Bonito, da Casa da Calçada, em Amarante, também vitorioso no caminho das estrelas.
Ver esta publicação no Instagram
Top 10 Vinhos Portugueses
O Essência do Vinho arranca com a famosa prova Top 10 Vinhos Portugueses (não disponível ao público) na qual um júri internacional irá avaliar diversos vinhos em prova cega. Este ano estão pré-selecionadas um total de 60 amostras, entre brancos, tintos, colheitas tardias e fortificados, que obtiveram as melhores pontuações no ano findo dadas pelo painel de provas da Revista de Vinhos. Os resultados serão anunciados esta sexta-feira, 24.
Onde? Palácio da Bolsa, Porto. Quando? 23 de fevereiro, das 15h às 20h. 24 e 25 de fevereiro, das 15h às 21h. 26 de fevereiro, das 15h às 19h. Bilhetes de entrada no local: dias 23, 24 e 26: €25. Dia 25: €30. Programação completa e outras informações aqui.
Immerso. Uma escapadela até ao Oeste
É o primeiro cinco estrelas da Ericeira e faz bem justiça ao nome que escolheu: sentimo-nos completamente imersos na paisagem do Oeste, apenas a 1h da capital.
Começar o ano de frente para o mar
Na praia do Sul (ou da Baleia, se formos oficiais), na Ericeira, há um café restaurante rejuvenescido de seu nome Balagan. Vamos até lá para o primeiro all day brunch do ano?
2014 é ano de Barca Velha, perdão, Reserva Especial!
De Barca Velha a Reserva Especial, esta é a história de dois vinhos que podiam perfeitamente passar um pelo outro.
Como o Izakaya mudou as regras de jantar fora em Cascais
O japonês tem cumprido aquilo a que se propôs desde o verão passado, aquando da sua inauguração: dar conhecer a experiência da verdadeira típica tasca japonesa, com ajuda do chef executivo Tiago Penão, que já tinha feito o Kappo brilhar. Por sinal, não vimos nem metade. Fixe o nome.
Vinhos para dar as boas-vindas à primavera
A três dias do início de uma nova estação, um tempo em que os dias se alongam cada vez mais, dois Portos, um clássico e um fora da caixa, um champanhe, um branco e dois tintos que atravessam fronteiras.
Vinhos para antecipar a primavera
Chegámos ao mês da fase “pintor”, em que se inicia a maturação das uvas e estas começam a ganhar cor. Para assinalar o momento, elegemos quatro tintos dos Açores, Tejo, Douro e Alentejo e dois brancos com madeira.
Taboadella. A quinta, a casa, a adega e o vinho
O Dão foi o primeiro amor de Américo Amorim no mundo dos vinhos. Agora, a sua filha Luísa está a transformar a Taboadella num ex-líbris da região, que a MUST foi visitar.
E se um hotel no Douro o convidasse a jantar com os melhores produtores de vinho da região?
É assim a primavera no restaurante Raiva do Octant, placidamente situado nas margens do rio, em Castelo de Paiva. A MUST foi conhecer as Semanas do Produtor e veio de lá encantada: com os vinhos, a comida, a hospitalidade e as estórias daqueles belos socalcos.
Dos Açores ao Alentejo, vinhos para viajar sem sair de casa
Um mês para aguardar a primavera, preparar as novas safras e provar alguns vinhos prontos para engarrafar ou estagiar. Um tinto e um branco do Alentejo, dois tintos do Douro e Tejo, um Porto velho e um espumante certificado pela primeira vez.
Gil Fernandes, chef. "Tenho a vontade de passar a palavra do que é a gastronomia portuguesa além-fronteiras"
É o chef mais jovem da história do Fortaleza do Guincho, em Cascais, e tem segurado a sua estrela Michelin com ganas e delicadeza, e sabores da costa portuguesa – que estão ali, mesmo em frente à sua janela. A nova carta é disso exemplo, uma viagem afetiva ao universo dos sabores, ele que sempre nos confirma que a simplicidade é a última sofisticação.
Os muros altos que rodeiam esta casa centenária, da qual a história, a arte e a intemporalidade são protagonistas, escondem uma realidade quase paralela na zona da Boavista. Do jardim à galeria e do spa aos restaurantes com cartas assinadas por Tiago Bonito, há muito para explorar.
O Vila Vita Parc continua a ser uma referência no saber receber em grande estilo. Três décadas depois de abrir as portas ao nosso contentamento, este resort apetece todo o ano, para um jantar em excelência, e com estrelas Michelin, para mergulhar no spa ou contemplar mundos das suas altas arribas sobre o mar.
Entre os dias 25 e 29 de junho, o centro histórico de Loulé transforma-se, uma vez mais, no epicentro da diversidade cultural e musical com a realização da XXI edição do Festival MED. Num cenário que alia o património da cidade à música do mundo, o festival regressa com cinco dias repletos de sons, cores, sabores e experiências únicas, afirmando-se como um dos eventos culturais mais marcantes do verão português.
O geode gigante de Pulpí, na comunidade espanhola de Andaluzia, está aberto ao público desde 2019. Os enormes cristais fazem da gruta um cenário inacreditável, um fenómeno natural que demora milhares de anos a formar-se.