Prazeres / Lugares

Provas comentadas e harmonizações com estrelas Michelin. Essência do Vinho regressa ao Porto

A iniciativa regressa ao Palácio da Bolsa de 23 a 26 de fevereiro e conta com mais de quatro mil referências vínicas a descobrir.

A carregar o vídeo ...
23 de fevereiro de 2023 | Ana Filipa Damião

Até ao final da semana, todos os caminhos vão dar à Essência do Vinho, uma das iniciativas vínicas mais conhecidas do país. Afirma-se como a "principal experiência de vinho em Portugal", e talvez com uma certa razão (no ano passado, quase 80% dos participantes afirmaram querer voltar numa próxima vez). A iniciativa está, pois, de regresso ao Porto para a sua 19ª edição na cidade, e conta animar os salões do Palácio da Bolsa, classificado como Património Mundial pela UNESCO, de 23 a 26 de fevereiro. 

O que podemos esperar da edição deste ano? Mais de quatro mil referências de vinho e um complexo programa de provas comentadas, quinze na realidade, e três harmonizações (sujeitos a bilhete). De nomes a manter em mente, destacamos Susana Balbo, a primeira enóloga da Argentina, o espanhol José Peñín, figura incontornável na área, António Loureiro, chef do restaurante A Cozinha, em Guimarães, galardoado com uma estrela Michelin, e o chef Tiago Bonito, da Casa da Calçada, em Amarante, também vitorioso no caminho das estrelas. 

Top 10 Vinhos Portugueses

O Essência do Vinho arranca com a famosa prova Top 10 Vinhos Portugueses (não disponível ao público) na qual um júri internacional irá avaliar diversos vinhos em prova cega. Este ano estão pré-selecionadas um total de 60 amostras, entre brancos, tintos, colheitas tardias e fortificados, que obtiveram as melhores pontuações no ano findo dadas pelo painel de provas da Revista de Vinhos. Os resultados serão anunciados esta sexta-feira, 24. 

Onde? Palácio da Bolsa, Porto. Quando? 23 de fevereiro, das 15h às 20h. 24 e 25 de fevereiro, das 15h às 21h. 26 de fevereiro, das 15h às 19h. Bilhetes de entrada no local: dias 23, 24 e 26: €25. Dia 25: €30. Programação completa e outras informações aqui.

Saiba mais Essência do Vinho - Porto, Vinho, Festival, Evento, Palácio da Bolsa, Enologia, Top 10 Vinhos Portugueses
Relacionadas

Immerso. Uma escapadela até ao Oeste

É o primeiro cinco estrelas da Ericeira e faz bem justiça ao nome que escolheu: sentimo-nos completamente imersos na paisagem do Oeste, apenas a 1h da capital.

Começar o ano de frente para o mar

Na praia do Sul (ou da Baleia, se formos oficiais), na Ericeira, há um café restaurante rejuvenescido de seu nome Balagan. Vamos até lá para o primeiro all day brunch do ano?

Como o Izakaya mudou as regras de jantar fora em Cascais

O japonês tem cumprido aquilo a que se propôs desde o verão passado, aquando da sua inauguração: dar conhecer a experiência da verdadeira típica tasca japonesa, com ajuda do chef executivo Tiago Penão, que já tinha feito o Kappo brilhar. Por sinal, não vimos nem metade. Fixe o nome.

Vinhos para dar as boas-vindas à primavera

A três dias do início de uma nova estação, um tempo em que os dias se alongam cada vez mais, dois Portos, um clássico e um fora da caixa, um champanhe, um branco e dois tintos que atravessam fronteiras.

Vinhos para antecipar a primavera

Chegámos ao mês da fase “pintor”, em que se inicia a maturação das uvas e estas começam a ganhar cor. Para assinalar o momento, elegemos quatro tintos dos Açores, Tejo, Douro e Alentejo e dois brancos com madeira.

Dos Açores ao Alentejo, vinhos para viajar sem sair de casa

Um mês para aguardar a primavera, preparar as novas safras e provar alguns vinhos prontos para engarrafar ou estagiar. Um tinto e um branco do Alentejo, dois tintos do Douro e Tejo, um Porto velho e um espumante certificado pela primeira vez.

Mais Lidas
Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.