Prazeres / Lugares

Palácio Ludovice. O hotel que outrora foi a casa do arquiteto do rei

Os cinco andares do imponente edifício do século XVIII estão recheados de histórias, histórias essas que agora pode descobrir no Ludovice Wine Experience Hotel, seja no maravilhoso spa, nos quartos ricos em detalhes ou no moderno restaurante Frederico.

Foto: Palácio Ludovice
14 de abril de 2022 | Ana Filipa Damião

Se está de férias em Lisboa, existe apenas um hotel que tem de conhecer: o Ludovice, o primeiro palacete a ocupar um quarteirão inteiro no século XVIII. A localização é ideal, no mínimo, pois encontra-se entre os míticos bairros do Chiado, Príncipe Real e Bairro Alto, e está acima do Miradouro de São Pedro de Alcântara, o que proporciona uma vista panorâmica da cidade e do rio.

Palácio Ludovice
Palácio Ludovice Foto: Palácio Ludovice

Mais do que um hotel, restaurante e spa (já lá vamos), este edifício é um autêntico pedaço de história. Foi construído a mando de João Frederico Ludovice, arquiteto do rei D. João V, quando este o enviou para o assistir em Lisboa. São cinco pisos de imponência, abertos para um pátio central com pilares decorados, janelas bordadas a pedra, paredes recheadas com os tradicionais azulejos portugueses, uma capela com símbolos maçónicos e inscrições hebraicas, salas com tetos em reboco e uma escadaria majestosa. O palácio arrecadou ainda mais importância quando resistiu ao terramoto que destruiu a capital em 1755, graças a uma técnica de construção que não era comum em Portugal na altura: a gaiola pombalina.

Capela
Capela Foto: Palácio Ludovice

Ao longo dos anos foi o palco de lojas, escritórios, uma esquadra da polícia, o Solar do Vinho do Porto, uma escola e até uma embaixada. Hoje, é o Ludovice Wine Experience Hotel, cuja renovação esteve a cargo do arquiteto Miguel Câncio Martins, responsável por projetos como o Buddha Bar em Paris e o Opium em Londres, desde os azulejos e frescos minuciosos aos tetos elaborados. O processo demorou vários anos, três sensivelmente. O edifício teve inclusive de ser suspenso para se cavare construir uma cave, onde agora fica o ginásio, ficando quase a flutuar no ar suportado apenas por finas vigas de metal.

Os azulejos foram na sua maioria restaurados
Os azulejos foram na sua maioria restaurados Foto: Palácio Ludovice
A decoração do Ludovice Wine Experience Hotel é inspirada na história da enologia de Portugal
A decoração do Ludovice Wine Experience Hotel é inspirada na história da enologia de Portugal Foto: Palácio Ludovice

Os 61 quartos e suítes estão divididos por sete tipologias – do cozy room ao prestige - que se dividem em quatro temáticas representadas por cores: azul, rosa, bege e verde água. Basta um pouco de atenção para compreendermos a complexidade e o requinte que olhamos na decoração. Tudo o que era possível ser restaurado o foi, as antigas cozinhas comunitárias foram reaproveitadas e transformadas em luxuosos quartos, o tapete da receção, as carpetes dos corredores e tantos outros detalhes retiraram inspiração das vinhas do Douro.

Deluxe Room
Deluxe Room Foto: Palácio Ludovice
Prestige Suite
Prestige Suite Foto: Palácio Ludovice
Prestige Suite
Prestige Suite Foto: Palácio Ludovice

Frederico

O pátio central é o ponto de encontro para os amantes de gastronomia e vinho, onde outrora eram as cavalariças do arquiteto do rei. Por baixo de uma altíssima claraboia quase invisível fica o restaurante Frederico, cuja atmosfera sofisticada nos acolhe no primeiro passo dado. Todos os móveis foram pensados à medida para o local, tal como o jardim vertical que paira sob as nossas cabeças.

Restaurante Frederico
Restaurante Frederico Foto: Palácio Ludovice
Restaurante Frederico
Restaurante Frederico Foto: Palácio Ludovice

Num canto recatado fica o bar vibrante, um antigo cofre com tetos de tijolo. De manhã, a sala serve para servir o pequeno-almoço, mas à noite, quando o claustro perde a luz do dia e ganha uma atmosfera intimista, torna-se numa paragem obrigatória para os hóspedes do hotel, onde podem descontrair enquanto bebem um cocktail. Relativamente ao menu, regressamos aos clássicos portugueses e franceses, com foco no produto local e de qualidade, sem esquecer a cuidadosamente selecionada lista de vinhos nacionais, uma homenagem à enologia em Portugal e à "arte do blend".

Bar
Bar Foto: Palácio Ludovice
Restaurante Frederico
Restaurante Frederico Foto: Palácio Ludovice

Onde? Rua de São Pedro de Alcântara, 39 - 49. Reservas através de 211 513 850.

Saiba mais Ludovice Wine Experience hotel, Frederico, Lisboa gastronomia
Relacionadas

Programas para desfrutar da Páscoa à "grande e à portuguesa"

Passar férias num resort de luxo, desfrutar de um almoço em família num dos melhores restaurantes do país ou simplesmente ficar em casa? Se ainda não decidiu o seu programa para a Páscoa, espreite as nossas sugestões nacionais. Prometemos que não desapontam.

Uma grande surpresa vínica no Alentejo

Famoso pelo seu hotel de cinco estrelas, o São Lourenço do Barrocal quer agora afirmar-se pela produção de vinhos, o que, depois de percebermos melhor a história do lugar, estava mesmo destinado a acontecer.

Mais Lidas
Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.