Prazeres / Lugares

É fã de enoturismo? Tem de visitar estas adegas na Beira Interior

As Casas de Alpedrinha, na Beira Interior, garantem-lhe não só uma estadia descontraída como também uma experiência inigualável, com um roteiro de vistas às melhores adegas da região e às minas desativadas de estanho e volfrâmio, onde vinhos maturam a uma profundidade de 50 metros.

vinhas da Adega 23.
vinhas da Adega 23. Foto: Adega 23.
14 de outubro de 2021 | Ana Filipa Damião

Em plena Serra da Gardunha, encontramos o retiro ideal para fugir ao frenesim da cidade, o alojamento rural Casas de Alpedrinha, no Fundão, Beira Interior.

Casas de Alpedrinha.
Casas de Alpedrinha. Foto: Casas de Alpedrinha
Serra da Gardunha.
Serra da Gardunha. Foto: Turismo do Centro

Conhecida pela "terra dos vinhos", ora branco ora tinto, a Beira Interior é atualmente a região vitivinícola mais alta de Portugal, com vinhas a 700 metros acima do nível do mar. Assim, pode ter a certeza que os sabores encontrados por estas paisagens serão únicos, graças à altitude dos terrenos, aos seus solos graníticos ou xistosos e às grandes oscilações de clima entre estações.

O roteiro das Casas de Alpedrinha concede-lhe um passeio por dois empreendimentos da região, as adegas Quintas dos Termos, em Belmonte, e a Adega 23, em Vila Velha de Rodão. Além disso, os visitantes poderão também passar a tarde em antigas minas de estanho e volfrâmio, descobrir como acontecia a exploração mineira e ainda dar um salto às galerias de vinho, a 50 metros de profundidade.

Galeria onde se encontram vinhos e espumantes a estagiar nas Minas da Recheira.
Galeria onde se encontram vinhos e espumantes a estagiar nas Minas da Recheira. Foto: D.R

Desde 2020, que a Quinta das Minas da Recheira recebe visitas guiadas pelas galerias desativadas, onde estão cerca de cinco mil garrafas de espumante e quatro pipas de vinho tinto a maturar. O espaço contém igualmente um salão de eventos mineiro e um museu.

Saiba mais Beira Interior, Fundão, Casas de Alpedrinha, Serra da Gardunha, Quinta das Minas da Recheira, Adega 23, Quintas dos Termos, vinicultura, enoturismo, turismo rural
Relacionadas

Um dia de enoturismo (e não só) no Alentejo

De banquinhas de comida a provas de vinho, passando pelas atividades para os mais novos, a Casa Relvas convida a uma visita à Herdade de São Miguel, em Redondo, para uma tarde memorável.

Mais Lidas