Prazeres / Lugares

Changi. O melhor aeroporto de Singapura ou um parque de diversões?

Popular nas redes sociais, o vórtice de chuva é uma das atrações mais conhecidas deste aeroporto asiático. Mas há mais, muito mais.

Foto: Aeroporto Changi
14 de abril de 2023 | Ana Filipa Damião

Em Singapura, no sudeste asiático, famílias e grupos de amigos vagueiam pelos terminais do aeroporto Changi como quem passeia por um bonito jardim, sem pressa. E porque a teriam? Ninguém vai viajar. É que este aeroporto, considerado o melhor do mundo segundo a empresa de consultoria Skytrax, do Reino Unido, tem muito mais no seu interior do que apenas lojas de luxo, lounges e restaurantes. No final de 2030 vai ter, inclusive, um quinto terminal, de acordo com a BBC, como se não houvesse espaço suficiente para albergar todos os seus visitantes.

O aeroporto Changi foi considerado um dos melhores do mundo.
O aeroporto Changi foi considerado um dos melhores do mundo. Foto: @changiairport

Bastante popular nas redes sociais, o vórtice de chuva é uma das suas principais atrações, situada no coração do centro comercial Jewel, ligado ao terminal 1. Trata-se da mais alta cascata interior do mundo, com uma altura de cerca de sete andares, e que à noite é iluminada por um espetáculo de luzes. A melhor forma de apreciar a sua beleza é, sem dúvida, através da ponte de vidro Canopy, cuja altura chega aos 23 metros.

Ainda dentro do Jewel encontramos diversas zonas verdes temáticas – há uma floresta tropical climatizada e um jardim com animais feitos de flores - dois labirintos, sala de experiências virtuais, redes suspensas (uma para crianças e outra para passear a 25 metros do chão) e ainda uma escultura com escorregas.  

A reda suspensa encontra-se a mais de vinte metro do nível do chão.
A reda suspensa encontra-se a mais de vinte metro do nível do chão. Foto: @changiairport

A viagem continua fora do centro comercial, nos restantes terminais. Junto ao quatro, por exemplo, há uma exposição com esculturas de dinossauros, e no três está um centro de jogos para adultos e crianças, com karts e atividades típicas das feiras populares, de momento. Aqui também não faltam áreas de estudo, jardins temáticos - dedicados a catos, girassois ou borboletas – e exposições de arte.

Passeios pelas esculturas de dinossauros estão entre as atrações de Changi.
Passeios pelas esculturas de dinossauros estão entre as atrações de Changi. Foto: Aeroporto Changi

Um verdadeiro parque de diversões, destacam-se o estabelecimento de escalada, o escorrega tubular de 12 metros, o Chandelier, uma instalação de rede interativa, um centro de jogos arcade, cinema, spa, alojamento e piscina exterior. A cereja no topo do bolo? Changi tornou-se tão popular nos últimos anos que há quem opte por organizar ali o seu casamento.

A instalação Chandelier, com um escorrega ao lado, fica no terminal 4 do aeroporto Changi.
A instalação Chandelier, com um escorrega ao lado, fica no terminal 4 do aeroporto Changi. Foto: Aeroporto Changi
Saiba mais Aeroporto Changi, Singapura, Parque de Diversões, Turismo, Viajar, Rain Vortex, Escalada, Escorregas, Exposições de Arte
Relacionadas

A ver estrelas nas Maldivas

O astroturismo está na moda, mas neste resort das Maldivas atinge outro patamar, incluindo a possibilidade de ficar sozinho numa ilha deserta e até ver estrelas no fundo do mar...

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.