Prazeres / Lugares

Eis as cidades com melhor qualidade de vida de 2022

De um total de 172 concorrentes, estas são as cidades onde se vive melhor, com base no Global Liveability Index 2022.

Foto: Getty Images
12 de julho de 2022 | Ana Filipa Damião
PUB

Todos os anos, a The Economist Intelligente Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise da empresa The Economist Group, partilha um relatório sobre as cidades mais habitáveis do mundo, o Global Liveability Index, cujo objetivo passa por quantificar os desafios relacionados com o estilo de vida dos indivíduos de 172 cidades. Os parâmetros de avaliação? Estabilidade, educação, cultura e ambiente, infraestruturas e serviços de saúde.

No geral, as pontuações de 2022, no que toca às cinco categorias, melhoraram com a retirada das restrições da Covid-19, embora a pontuação média continue abaixo dos níveis pré-pandemia. Além disso, Kiev teve ser der retirado do inquérito devido ao conflito armado atual, o que influenciou as classificações de Moscovo e São Petersburgo. Ambas as cidades registaram uma grande queda com o aumento da instabilidade, censura, sanções ocidentais, entre outros fatores, avança o relatório.

Assim, as cidades da europa ocidental e do Canadá dominam o topo da lista, sendo Viena, capital da Áustria, a grande vencedora, isto pela sua estabilidade, infraestruturas, bons cuidados de saúde e oportunidades de entretenimento e cultura. Já nos últimos lugares estão Damasco, na Síria, Trípoli, na Líbia, e Lagos, na Nigéria, dado a agitação social, terrorismo e conflitos armados a acontecer nestes locais. É ainda importante notar que foram acrescentadas 33 novas cidades ao ranking, um terço das quais na China.

Contudo, a EIU acredita que estamos longe da normalidade. A guerra na Ucrânia, todas as questões relacionadas com as restrições e vacinas contra a Covid-19, bem como o aumento geral do preço das matérias-primas, vão continuar a afetar a qualidade de vida nas cidades durante o próximo ano, afirma a unidade de pesquisa.

PUB

Cidades mais habitáveis de 2022:

  1. Viena (Áustria)
  2. Copenhaga (Dinamarca)
  3. Zurique (Suíça)
  4. Calgary (Canadá)
  5. Vancouver (Canadá)
  6. Genebra (Suíça)
  7. Frankfurt (Alemanha)
  8. Toronto (Canadá)
  9. Amsterdão (Países Baixos)
  10. Osaka (Japão) e Melbourne (Austrália)
PUB