Prazeres / Drive

Suzulight, o tamanho não importa(va)

Há 68 anos, este foi o primeiro kei car produzido em série e o primeiro carro japonês com motor e tração à frente. Na reconstrução pós-II Guerra Mundial, a Suzuki inovava e dava o pontapé de saída para o milagre automóvel (e económico) do Japão.

Suzulight, o primeiro modelo da Suzuki.
Suzulight, o primeiro modelo da Suzuki. Foto: Suzuki
24 de março de 2023 | Luís Merca

O ano é 1955 – a II Guerra Mundial terminou há 10 anos e deixou o Império do Sol Nascente em ruínas. Cerca de cinco milhões de japoneses terão morrido e os sobreviventes viram-se a braços com um país moribundo, económica, histórica, cultural e socialmente. Pela primeira vez na sua longa História, o imperador do Japão tinha conhecido o sabor amargo da derrota em batalha. E as ondas de choque das duas bombas atómicas lançadas pelos americanos em 1945 ainda se faziam sentir na memória coletiva de um país que começava a aperceber-se de que a doença radioativa ainda se viria a prolongar por mais anos... décadas.

Michio Suzuki (1887-1982)

Empresário e inventor, Michio Suzuki adquiriu em 1909 a quinta da família – criação de bichos da seda – e fundou a companhia que levou o seu nome, dedicada ao fabrico de teares. Durante a II Guerra Mundial, todo o tecido industrial japonês foi requisitado para o esforço de guerra, e só no pós-guerra foi possível a Suzuki continuar a desenvolver o seu espírito inventivo. Os alvos foram, então, os transportes: bicicletas motorizadas primeiro, em 1952, e só no referido 1955 chegaria a vez dos veículos de quatro rodas

Os kei cars distinguem-se pelas suas medidas exteriores regulamentadas e motores de reduzida cilindrada, simples de fabricar e de manutenção fácil.
Os kei cars distinguem-se pelas suas medidas exteriores regulamentadas e motores de reduzida cilindrada, simples de fabricar e de manutenção fácil. Foto: Suzuki

Kei car, o que é isso?

Mini, micro, nano, pequeníssimos veículos, os kei cars (ou keijidosha, "automóvel ligeiro" em japonês) são uma categoria criada pelo Japão no final dos anos 40, para motorizar a vida e a economia do país. Com medidas exteriores regulamentadas e motores de reduzida cilindrada, simples de fabricar e de manutenção fácil, os kei cars ainda hoje são fabricados aos milhões e dominam a paisagem rodoviária japonesa, principalmente a urbana – muito embora os diminutos automóveis possam utilizar as auto-estradas. 

Suzulight

Concebido e desenhado pelo próprio Michio Suzuki, juntamente com o seu genro Shunzu, nascia então em abril de 1955 o Suzulight, o primeiro automóvel Suzuki: medindo apenas 2,99 m de comprimento, por 1,30 de largura e 1,40 de altura, o verdadeiro milagre era a distância entre eixos de 2 metros. Nesse vão, sentavam-se quatro pessoas (extraordinário!) que eram impulsionadas por um pequeno motor a dois tempos, de exatamente 359.66 cm3, que desenvolvia uns espantosos... 16 cavalos. Suficientes, ainda assim, para cumprir os requisitos do legislador, que estipulava o que deveria ser um kei car: um carro de "quatro lugares, com uma velocidade máxima de 100 km/h e um preço-base de 150 mil ienes" (sic). 

Foi em 1955 que o criador da Suzuki, Michio Suzuki, começou a desenvolver veículos de quatro rodas.
Foi em 1955 que o criador da Suzuki, Michio Suzuki, começou a desenvolver veículos de quatro rodas. Foto: Suzuki

O primeiro protótipo do Suzulight foi submetido a duros testes de pré-produção e o percurso mais memorável foi uma longa viagem de 300 km pela região montanhosa de Hakone, entre Hamamatsu e Tóquio – uma odisseia para a época, já que não existiam estradas pavimentadas. A chegada deu-se a meio da noite mas, ainda assim, a equipa de Suzuki apresentou o automóvel ao presidente da Yanase Auto, a mais alta autoridade automobilística do Japão. Apesar da hora tardia, este quis ficar para os cumprimentar pessoalmente e não hesitou em entrar no Suzulight. Depois de o experimentar, deu a aprovação total para que o novo modelo pudesse entrar em produção.

Em 1969, 14 anos depois do lançamento, a Suzuki parou a produção do Suzulight.
Em 1969, 14 anos depois do lançamento, a Suzuki parou a produção do Suzulight. Foto: Suzuki

Embora o Citroën 2CV e o Renault 4CV tenham sido considerados como base de desenvolvimento do novo automóvel, o Suzulight apresentava semelhanças visíveis com o Lloyd 400 (um modelo alemão fabricado em Bremen pela Borgward), e foi logo desde o início lançado em três carroçarias – sedan, van ligeira e pick-up – ao que se juntaria em novembro desse ano uma quarta, um furgão para entregas. No entanto, a partir de 1958, um imposto extra calculado sobre o número de passageiros levou a que só a van ligeira se mantivesse em produção: apenas dois lugares "de fábrica", mas era relativamente simples instalar um banco duplo atrás, duplicando a capacidade de lugares. A simplicidade do design era a todos os títulos notável: o chassis era um tubo, ao qual se aparafusavam, nas extremidades, as suspensões dianteira e traseira (independentes e providas de molas helicoidais, um luxo para a época). O motor, a transmissão e a direção (de pinhão e cremalheira, outro avanço naqueles tempos) tomavam então o seu lugar à frente. O ritmo de produção, no início, era de três a quatro unidades... por mês. Em fevereiro do ano seguinte, no entanto, essa cadência de fabrico já tinha subido para as 30 unidades mensais. 

O Suzulight, o primeiro automóvel Suzuki media apenas 2,99 m de comprimento, tinham quatro lugares, uma velocidade máxima de 100 km/h e um preço-base de 150 mil ienes.
O Suzulight, o primeiro automóvel Suzuki media apenas 2,99 m de comprimento, tinham quatro lugares, uma velocidade máxima de 100 km/h e um preço-base de 150 mil ienes. Foto: Suzuki

O epílogo

Em 1969, 14 anos depois do lançamento, a Suzuki parava a produção do Suzulight. Mas continuou a desenvolver e a lançar novos modelos de kei cars. O Suzulight foi o pioneiro da categoria e liderou o aparecimento de vários outros modelos que têm valido à marca japonesa um total acumulado de 25 milhões de unidades vendidas (números de 2021).

Saiba mais Suzuki, Suzulight, Automóvel, Japão, Anos 60, Pós-Segunda Guerra Mundial, Kei Car
Relacionadas

Os 50 carros desportivos mais clássicos do último século

Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.

Fiat Uno, um quarentão que ficou na história

Lançado em inícios de 1983, o Fiat Uno assegurou a transição entre o histórico 127 e o (ainda) atual Punto. Foi Carro do Ano em 1984, manteve-se no mercado europeu até 1995 e em produção no Brasil até 2014, e dele foram produzidas quase nove milhões de unidades.

Os automóveis mais caros de sempre vendidos em leilão

Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".

Corvette: os 70 anos de um ícone da América

Há 70 anos, em junho de 1953, a General Motors lançava um novo modelo desportivo e incluía-o no portefólio da Chevrolet, a sua marca ponta-de-lança, aquela que dava maior luta ao “inimigo” Ford. Nascia o Corvette, um nome que se confunde com a história do Automóvel nos Estados Unidos.

Mais Lidas